Versão Inglês

Ano:  1979  Vol. 45   Ed. 3  - Setembro - Dezembro - (10º)

Seção: Notícias e Comentários

Páginas: 308 a 309

 

Notícias

Autor(es): -

PRÉMIO JORGE FAIRBANKS BARBOSA

Foi outorgado pela primeira vez, o Prêmio "Jorge Fairbanks Barbosa". Este prêmio foi instituído como homenagem a memória do grande mestre da Cirurgia de Cabeça e Pescoço, e visa estimular a pesquisa no âmbito da patologia desta especialidade.

Foram laureados os médicos gaúchos Nédio Steffen e Nilton Tabajara Herter, do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Santa Rita, de P. Alegre, autor e co-autor do trabalho ' `Reabilitação Vocal do Paciente Laringectomizado". A entrega do prêmio foi feita pelo Prof. Jorge Marsillac, durante as solenidades de encerramento do VII Congresso Brasileiro e I Congresso SulAmericano de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, realizados de 5 a 8 de setembro passado, em Salvador, Bahia.

FALECIMENTO

É com pesar que noticiamos o falecimento no dia 3 de setembro deste ano, do Dr. J. Prades, de Barcelona, Espanha. Entusiasta da especialidade, hábil cirurgião com uma enorme capacidade de trabalho. Seu precoce desaparecimento é uma lamentável perda para a otorrinolaringologia mundial.

FONDATION PORTMANN

Centenário da "Revue de Laryngoiogie" e da Escola de Otorrinolaringologia de Bordeaux (1880-1980)

20 - 26 de Abril de 1980

A Delegação para o Brasil comunica que serão realizadas em Bordeaux entre 20 e 26 de Abril de 1980 grandes comemorações dos eventos acima.

A parte científica constará de inúmeros cursos nos diversos setores da especialidade por professores da mais alta reputação, e de um simpósio internacional para o qual serão convidados algumas personalidades de reconhecido valor a apresentar suas experiências e onde serão acolhidos os temas livres devidamente inscritos.

O número de professores que já tem a sua presença confirmada é muito considerável, oriundos de todos os continentes.

Tendo sido comemorado em Junho p.p. em Campinas por ocasião da presença do Professor Michel Portmann (curso pronunciado sob os auspícios das Fundações Affonso Ferreira e Portmann e do Instituto Penido Burnier), o 50° aniversário da Escola Portmann no Brasil com a entrega de um diploma ao Decano dos alunos Brasileiros, o Dr. Raul Guedes de Melo, e contando atualmente esta Escola com um numerosíssimo núcleo de alunos nos mais diversos centros brasileiros, a Delegação para o Brasil sentir-se-ia muito honrada e prestigiada com a possibilidade de ver em Bordeaux na época dos centenários, uma representação de especialistas condizente com o ótimo relacionamento entre o nosso País e a Escola Portmann.

Todos os Brasileiros que de 1927 a 1979 passaram por Bordeaux, tiveram a oportunidade de sentir o carinho e a amizade que os Professores Georges Portmann e Michel Portmann dedicam ao Brasil.

Extenso programa social para as senhoras dos participantes está sendo organizado, bem como deverá ser bastante explorado o fato da região de Bordeaux ser a mais importante da França na fabricação de vinhos, estando previstas diversas manifestações, como visitas aos mais renomados "CHATEAUX" com degustação e a introdução de algumas personalidades nas diversas ''Confrarias Vinícolas".

Uma excursão está sendo organizada pela Wagons Lits-Cook de São Paulo (Rua: Haddock Lobo, 578 - Telefones: 881-7020 - 881-7029), onde maiores informações poderão ser obtidas através do Sr. João Camilo Sobrinho, devendo a partida do Brasil dar-se no dia 16 de Abril de 1980.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial