Versão Inglês

Ano:  1979  Vol. 45   Ed. 3  - Setembro - Dezembro - ()

Seção: Trabalhos Originais

Páginas: 208 a 214

 

AVALIAÇÃO AUDIOMÉTRICA DE 840 CASOS DE SURDEZ NA CRIANÇA*

Autor(es): ** Roberto Salerno
*** Victor Tannuri
**** Graziano Stablum
***** Maria José Ceci

Resumo:
Os autores relatam resultados obtidos na avaliação de 840 casos de surdez na criança, no período de janeiro de 1974 a julho de 1979. Encontram uma predominância significativa das causas pós-natais sobre as neo e pré-natais. O surto de Meningite no Brasil, ocorrido em 1973, provocou uma sensível elevação de surdez de causas pós-natais (42,8%). Chamam atenção para o fato de se tomar as devidas precauções no uso indiscriminado de ototóxicos. Encontram predominância da surdez severa (67,62%) sobre as demais. Observam 54,4% da surdez no sexo masculino e 45,6% no sexo feminino.

I.INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo a divulgação dos resultados obtidos na avaliação das prováveis causas de surdez na criança, no período de janeiro de 1974 a julho de 1979.

Isto foi possível devido à grande afluência que tem o Centro Educacional da Audição e Linguagem - Ludovico oriundos de variadas regiões do País,

Pavoni, de Brasília que recebe pacientes em especial do Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sudeste.

II.CASUÍSTICA E MÉTODO

a) Casuistica

Foram estudados 840 casos, atendidos no C. E. A. L.

Quanto à distribuição etária observa-se uma variação de 0 a 12 anos, de ambos os sexos (Fig. 1).

Todos os pacientes foram submetidos a anamnese, ao exame ORL, a testes audiométricos e ao exame clínico-pediátrico e neurológico.

b) Método

O exame audiométrico foi sistematizado da seguinte maneira: 1. Screening

2.Audiometria Condicionada (C.O.R. e Peep Show) 3. E.R.A. (Audiometria de Resposta Evocadas)

4.Impedanciometria

Desenvolvimento do Exame

a) Anamnese

A anamnese é bem minuciosa, pesquisando todas as causas possíveis que poderiam, de algum modo, ter afetado a audição da criança. Antecedentes familiares, de gestação, parto, condições ao nascer, comportamento, ocorrências e desenvolvimento de um modo geral.

Um dos pontos que consideramos de máxima importância é o comportamento vocal ou lingüístico, que consiste verificar o tipo de sons que a criança emite, de voz que ela apresenta, qual a sua intensidade, a sua entonação, se possue alguns fonemas ou palavras e, em caso positivo, saber se a aquisição lingüística é recente e se está havendo regressão ou ampliação.

b) Exame

Para obtermos um bom resultado nos exames, dispomos de 3 salas acusticamente tratadas, onde em seu interior montamos igual número de cabines acústicas.
Nossa bateria consta de:

1. Screening
Muito importante, é uma varredura grosseira que dá subsídios para o seguimento da avaliação. Dependendo das reações ali obtidas, sabemos qual o teste a ser seguido (C.O.R. ou Peep Show) e com que intensidade iniciá-lo.

2. C.O.R. (Reflexo de Orientação Condicionada)
Teste semi-objetivo, muito importante, cujo único inconveniente é não podermos avaliar separadamente os dois ouvidos e ser exclusivamente para via aérea. Temos notado que em casos de perda média ou grave, os resultados não têm sido satisfatórios, principalmente quando a perda é condutiva;

3. Peep Show
É um teste bem mais completo. Pode-se por este exame, avaliar cada ouvido separadamente, além de se obter vias óssea e aérea separadamente, com tom puro ou Narrow Band, apesar de exigir bastante cooperação da criança e paciência de quem o aplica pois em muitos casos temos de repeti-lo vários dias, se possível consecutivos, até obtermos resultados satisfatórios;

4. E. R.A. (Audiometria de Respostas Evocadas)
Foi utilizado Equipamento Amplaid modelo MK-2, em nosso Serviço até 1977 e, no momento, deixamos de usá-lo pelas razões técnicas seguintes:

18. Elétrodos: com o seu uso diário há sempre necessidade de se manter sua polaridade e, para tanto, temos que submetê-lo à eletrólise em solução de cloreto de sódio e prata. O seu fio, muito frágil, parte-se com facilidade o que provoca reparos periódicos.

2° Calibração: É necessário cuidados especiais que nem sempre são fáceis obtê-los em nossa cidade.

3° Exame: Na grande maioria dos casos utilizamos sedativos que seguramente interferem no resultado. O registro gráfico sofre interferência ao simples movimento da cabeça do paciente o que nos obriga reiniciar inúmeras vezes o exame na mesma freqüência e intensidade testadas.

4' Temperatura ambiente: O seu funcionamento requer uma temperatura estável, em torno de 20°C.

5. IMPEDANCIOMETRIA
Exame objetivo, documentado com registrador, obrigatório em todos os pacientes, com exceção daqueles com perfuração timpânica.

Realizamos timpanometria, reflexo estapediano ipsi e contra lateral e testes de permeabilidade tubária.

III. APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS

As informações que obtivemos para a realização do presente trabalho, para cada paciente examinado, consta das seguintes figuras:



Figura 1



Figura 2



Figura 3



Figura 4



IV. COMENTÁRIOS

De 1974 a 1977 foram realizados exames de Audiometria condicionada e Audiometria de Respostas Evocadas (ERA) nos pacientes de maior faixa etária.

A depressão do S.N.C., pela sedação, acarretando um falso limiar auditivo; o excesso de interferência no registro gráfico; as dificuldades de manutenção, regulagem e execução do exame em nossa aparelhagem E.R.A., modelo MK-2, fizeram-nos abandoná-lo, pela falta de fidelidade e confiabilidade em seus resultados quando confrontados com os demais métodos de diagnóstico. Os 113 casos (13,45%) classificados como surdez de causa desconhecida atribuímos que foram devidos à má informação, desconhecimento ou omissão (fig. 1 e 4).

Nas prováveis causas de surdez pré-natais encontramos o elevado percentual de 48,86% devidos à hereditariedade (consangüinidade incluída), (fig. 1 e 4).

Coincidindo com as estatísticas de autores nacionais e estrangeiros a Rubéola apresenta-se com uma causa apreciável (32,16%), (fig. 1 e 4). Encontramos 14 casos (9,79%) de mães que usaram psicotrôpicos na gestação (fig. 1 e 4).

A anóxia e o traumatismo de parto (45,86%) foram as principais causas de surdez neo-natal (fig. 1 e 4).

Dentre as causas pós-natais há predomínio evidente da meningite (42,8%) o que coincide com o surto apresentado a partir de 1973, em nosso País (fig. 4). Vemos que o sarampo contribuiu com 22,39% dos casos. Os Ototóxicos são responsáveis por um significativo percentual (9,53%) (fig. 4).

As causas de surdez pós-natais constituem 62,03°!x, enquanto que as causas pré-natais apresentam um percentual de 18,68% e as neo-natais 18,29% (fig. 5).

A surdez severa predomina as demais (67,62%), (fig. 2 e 3).
O sexo masculino foi o mais afetado em nossa estatística, (fig. 2).

V. CONCLUSÕES

1) A maior causa de surdez pré-natal foi a hereditariedade;
2) O traumatismo de parto é referido como causa predominante na surdez neo-natal;
3) A Meningite contribui significativamente como causa pós-natal;
4) É bastante significativo o percentual de surdez pelo uso indiscriminado de ototóxicos;
5) É muito evidente a predominância das prováveis causas pós natais na surdez da criança, em nossas observações;
6) A surdez severa (maior que 80 dB) constitui 67,62% dos casos examinados;
7) Há pequena predominância de surdez no sexo masculino.

VI. SUMÁRIO

Os autores relatam resultados obtidos na avaliação de 840 casos de surdez na criança, no período de janeiro de 1974 a julho de 1979.

Encontram uma predominância significativa das causas pós-natais sobre as neo e pré-natais.

O surto de Meningite no Brasil, ocorrido em 1973, provocou uma sensível elevação de surdez de causas pós-natais (42,8%).

Chamam atenção para o fato de se tomar as devidas precauções no uso indiscriminado de ototóxicos.

Encontram predominância da surdez severa (67,62%) sobre as demais. Observam 54,4% da surdez no sexo masculino e 45,6% no sexo feminino.

SUMMARY

The authors report their experience of 849 cases of deafness in children availled between January 1974 and July 1979.

They found a significant predominance of after-birth causes over neonates and before -birth causes.

The meningitis epidemy occurred in Brasil in 1973 increased markly the after-birth causes (42,8%). They also report the use of ototoxic drugs.

Severe deafness is predominant (67,6%) over the other causes. 54,4% of deafness are males and 45,6% females.

BIBLIOGRAFIA

1. Audiometria Elettroencefalografica (ERA), Atti XV Congresso Nazionale Delia Società Italiana de Audiologia e Foniatria, 1976;
2. Dei Bo, Massimo e De Filippis A. Cippone - La Sordità Infantili Grave, Roma, 1972;
3. Fournier; J.E. e J.C. Lafon - Audiologia Infantil, Barcelona, 1975;
4. J. Despons, M. Portmann, J.C. Lafon e A. Morgan - Los transtornos de La Audición en El Nino, Arnette, 1965;
5. Jerger, James - Modern Developments in Audiology, 1973; 6. Jerger, James - Strategia Audiornetrica Nella Ipoacusie di varia Origine, Amplifon, 1975;
7. Moatti L. e Jobert F., - Analyse Comparative des Méthodes D'Audiometrie Electrophysiologique, Annales d'Otolaringologie et de Chirurgie Cervico-faciale (Vol. 92, 1975, pags. 667684;
8. Myklebust Helmer R. - Psicologia dei Sordo, Madrid, 1971;
9. Pizzamiglio Luigi e Cols. - I Disturbi dei Linguaggio, Milano, 1968;
10. Rossi P. e Cannetelli P. - La Diagnose Precoce Delie Sordità Congenite e Perinatali - Revista Trimestale di Audiologia, 4° trimestre, 1971;
11. Sanders, Jay W. - La Misura Deli' Impedanza Otorrinolaringologica Clinica (Vol. II n° 2a, 1977);
12. Taurozzi Nicola, - Possibilitá e Limiti Dell'Indagine Audioeletroence?alografica (E.R.A.) Nello Studio Delia Soglia Uditiva Dei Neonati aci "Alto Rischio" - L'Oto-rino-laringologia Italiana, Vol. XXIX, Fasc. IV;
13. Une Méthode D'Audiometrie Óbjective - L'Audiometrie Électroencephalographique (Institude d'Audio-Phonologie, Lion, 1974).




ENDEREÇO DOS AUTORES: S.Q.S. 210 - Bloco E, apt° 506 Brasília - DF.

* Trabalho realizado no Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni (C.E.A.L.) - Brasília, DF. Apresentado na III Reunião da Soc. Brasileira de Citologia - BeLo Horizonte, setembro 197p.
** Diretor Médico do C.E.A.L., Médico ORL do Senado Federal
*** Chefe da Unidade de ORL do Hospital de Base do D.F., Chefe da Seção de Cirurgia da Câmara dos Deputados.
**** Audioprotesistado C.E.A.L.
***** Fonoaudióloga de C.E.A.L., Fonoaudióloga do Hospital de Base do F. F.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial