Versão Inglês

Ano:  1979  Vol. 45   Ed. 2  - Maio - Agosto - (15º)

Seção: Síntese

Páginas: 202 a 202

 

IMPEDÂNCIA ACÚSTICA e A RESPEITO DO TRABALHO "MICROCIRURGIA TRANSNASAL

Autor(es): Prof. Otacílio Lopes F°

IMPEDÂNCIA ACÚSTICA

Recebemos do Prof. Otacílio Lopes Filho, de São Paulo, cópia de sua Tese Contribuição ao estudo clínico da impedância acústica, de 1972, com a cópia de "artigo original" Impedância Acústica do Prof. Rui Penha, de Lisboa, Portugal, publicado na revista Medicina Universal, 1977, 20 (2): 15-20. Verifica-se que o trabalho do Prof. Penha é em grande parte cópia da tese do Prof. Otacílio e nele estão assinalados todos os itens que correspondem aos da tese original. Inclusive a conclusão do Prof. Penha, de 9 linhas é exatamente a de n° 9 das conclusões do Prof. Otacílio Lopes Filho.

Como a referência bibliográfica, de 9 autores não faz referência a tese do Prof. Otacílio está perfeitamente justificado seu protesto que tornamos público em nome da honestidade científica.

A RESPEITO DO TRABALHO "MICROCIRURGIA TRANSNASAL: Correção da atresia coanal congênita

No número 1 volume 45, página 51 da Revista Brasileira de Otorrinolarin¬gologia o Dr. Moacyr Saffer et al. publicou com o título acima, um trabalho a respeito do uso da Microcirurgia para o tratamento da atresia coanal em recém nascidos.

Foi para-nós uma enorme surpresa não ver citados nossos trabalhos nos quais já em 1966, passados 13 anos, descrevemos a mesma técnica agora apresentada, na REVISTA DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA, volume 12, página 496 de dezembro de 1966. Em seguida a mesma técnica foi apresentada ao XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA, em Belo Horizonte, em 1967, sendo publicada nos Resumos dos trabalhos apresentados naquele Congresso. Não bastando, publicamos em seguida e com fotos a cores na REVISTA ATUALIDADES MÉDICAS, vol. IV, n° 1 pág. 73 em 1968, sob o título "MICROCIRURGIA ABRE NOVOS CAMINHOS" a mesma técnica atualmente descrita pelo Dr. Moacyr Saffer.

É lamentável que fatos como este ocorram em nosso meio e particular¬mente com colegas de gabarito do Dr. Moacyr Saffer.
São Paulo, 31 de julho de 1979

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial