Versão Inglês

Ano:  1936  Vol. 4   Ed. 6  - Novembro - Dezembro - (15º)

Seção: Trabalhos Originais

Páginas: 1236 a 1236

 

SINDROME DE INSUFICIENCIA RESPIRATORIA DE CAUSA NASAL

Autor(es): J. A. MESQUITA SAMPAIO

(Não foi entregue á mesa)

DISCUSSÃO

Mattos Barreto - Se o Dr. Mesquita Sampaio não traz um caso inteiramente novo ele focaliza importante questão comum á especialidade e á clinica geral. Sabemos que significação hoje em dia se dá aos defeitos das vias aereas superiores ou sejam as anomalias das fossas nasais, em relação á. mecanica respiratoria e ao estado pulmonar. Uma questão que talvez esteja perfeitamente esclarecida entre um auditorio como este, mas que ainda é encarada com pouca familiaridade no meio clinico. A insuficiencia respiratoria tem que ser encarada não só no ponto de vista da ventilação pulmonar, e no ponto de vista infeccioso como tambem sob o aspecto fisiologico, o estímulo neuro-reflexo. Cabia lembrar aqui a homolateralidade das afecções nasais e pulmonares, e por isso o aforismo de Sercer: "o homem tem duas fossas nasais porque tem dois pulmões".

Não toco em detalhes clínicos, pois tudo isso tem o Dr. Mesquita Sampaio ai em suas mãos, demonstrado em excelentes graficos que só não nos expoz pela premencia do tempo. Assim eu digo, porque assisti a sua conferencia na Associação Paulista de Medicina, reportando ao mesmo assunto.

Outro ponto muito importante, correlacionado a este assunto, é sobre o efeito de uma modificação brusca e excessiva na ventilação pulmonar em determinados casos. E' conhecida de todos a consequencia funesta de uma grande devastação nasal em um tuberculoso evolutivo, como seja a forma ulcerocaseosa. E a inconveniencia das correções nasais excessivas e bruscas extende tambem aos casos de pre-evolutivos ou formas localisadas e estabilisadas, em que o aumento brusco da atividade pulmonar viria ser prejudicial, como assinalam os excelentes trabalhos de Portmann e Retrouvey.

Isso coloca o problema em situação um tanto delicada, e deve ser resolvido por uma perfeita colaboração e harmonia entre o rinologista e o clínico, valendo-nos das pesquizas propedeuticas de ordem geral e especialisada.

Paula Santos - O assunto só foi posto em discussão por força do regulamento, pois mais se prestaria a uma Conferencia, dada sua relevancia e a proficiencia do Dr. Mesquita Sampaio, acreditando mesmo que só por inadvertencia figurasse ele na lista comum dos temas.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial