Versão Inglês

Ano:  1936  Vol. 4   Ed. 6  - Novembro - Dezembro - (13º)

Seção: Trabalhos Originais

Páginas: 1221 a 1226

 

COMO PODEMOS COMBATER COM SUCESSO A PREDISPOSIÇÃO PELOS RESFRIADOS DE FORMA CATARRAL DAS VIAS AEREAS SUPERIORES E POR INFLAMAÇÕES DA GARGANTA

Autor(es): Friedrich Müller

Sabemos todos que a predisposição por certos resfriados de forma catarral e por anginas zomba muitas vezes dos nossos esforços mais esmerados em combate-los.

Remedios fortificantes, processos aumentando a resistencia do doente, banhas de sol, o emprego dos raios ultravioletas, mudanças de clima, nada nos leva ao fim almejado.

Hoje não ignoramos mais que a causa principal dos insucessos reside sobretudo na alimentação errada.

Podemos dizer que já conhecemos bastante bem o inimigo a combater. E' em primeiro logar a refinação dos generos alimenticios. Si, pois, todas as faculdades de medicina, em união com a classe medica do paiz, se empenhassem perante o governo, no sentido de extirpar os grandes males provenientes da alimentação ora em voga no meio do povo, beneficiariam não sómente a nação brasileira, mas o mundo inteiro, pelo fato de terem tirado, logicamente, de uma visão cientifica as suas consequencias praticas.

Lancemos rapidamente um olhar sobre a essencia dos resultados experimentais bem fundamentados que se relacionam com o assunto:

A doutrina das calorias só está certa em parte, não explicando o metabolismo em sua essencia. Tal explicação está sómente ao alcance da energetica.

Arroz cosido e arroz crú contêm quantidades iguais de calorias. O arroz cosido, no entanto, é de valor alimentar diminuído, o que se dá de modo geral com todos os alimentos cosidos. Pelo cosimento é destruido o seu valor energetico; isto é, são alteradas certas qualidades químicas dos generos alimentícios, qualidades estas indispensaveis para o metabolismo.

O organismo deve desempenhar continuadamente as seguintes funções: 1- a conservação do calor proprio; 2 - a substituição das celulas gastas, ou formação de celulas novas, para o crescimento; 3 - trabalhos de ordem física ou intelectual.

Os gastos organicos, por cumprimento dessas funções, devem ser ininterruptamente supridos pela alimentação. Os conhecimentos acerca das substancias nutritivas informam-nos, entretanto, apenas, sobre a materia, nada nos dizendo sobre a sua energia. Uma seta não voa do arco, sem que este esteja tenso. Do mesmo modo só ha possibilidade de manifestações energeticas, si existe um potencial elevado, do qual ela, isto é a energia, se pode desprender, reduzindo-o a um menos elevado. As cifras representando calorias não têm valor, para expressar um trabalho energetico.

Os estudos sobre as vitaminas levaram luz a este campo. A tensão energetica, o potencial energetico, encerrado nas vitaminas, varia nos diversos alimentos e nas diferentes partes de um mesmo alimento. Por eliminação de partes de alto valor energetico, como, por exemplo, do farelo e por preparação errada dos alimentos, como é, por exemplo, a fervura dos mesmos, o potencial energetico pôde baixar a zero. As calorias apenas nos indicam o meio que é queimado, por transformação da energia, passando de um grau mais elevado a um mais baixo.

- Donde vem essa energia?

Provem exclusivamente da alimentação vegetal. A planta, graças á energia que lhe vem da luz, constroe o seu organismo dos elementos da terra, do ar e da agua. Deste modo ela se carrega da energia de inumeros raios luminosos de comprimentos de onda varios. No metabolismo, este potencial energetico se transforma em calor, energia cínetica e trabalho de qualquer especie. Assim esgotada, a energia só pôde ser readquirida por alimentos vegetais vivos, isto é, frescos e não cosidos, como tambem, em parte, por exposição do corpo aos raios solares.

A fervura, processos de decomposição atravez da conservação, a putrefação e alterações que a planta sofre na intimidade de um organismo animal, baixam o potencial e o destroem. O animal póde armazenar energia; assim, por exemplo, contem o leite vitaminas.

A unica possibilidade de se formar energia luminosa, isto é, energia solar, no organismo animal, consiste, como hoje se sabe, no fato de poder a colesterina contida no "sebum" cutaneo, ser vitaminisada pela luz solar. A planta, no entanto, fira sendo o acumulador de energia por excelencia.

Esta doutrina já foi ensinada ha 30 anos por Bircher-Benner. A ciencia superior, entretanto, não a compreendeu. Hoje ela é admitida como certa, graças ás descobertas no campo das vitaminas.

Como exemplos evidentes e classicos a favor da doutrina, podem citar-se, primeiro, o destino da tripulação do cruzador "Kronprinz Wilhelm", durante a guerra e, segundo, o dos operários ocupados na construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré. A descrição se encontra na obra esplendida de Alfred W. Mc Cann, intitulada: "Tisica por cultura e morte por acidose".

As investigações esclareceram, no entanto, outras questões importantes, cujo conhecimento é indispensavel para a compreensão da alimentação moderna, como a noção do equilibrio acido-basico, a da lei da quantidade minima e a da lei das correlações.

Quanto ao equilibrio acido-basico, sabemos hoje, que, no organismo, os alcalis devem exceder os atidos; só deste modo ha possibilidade de vida sadia.

Pela teoria de Liebig, considerando a albumina animal a unica fonte da energia muscular, deu-se um valor excessivo a esta substancia. Graças a esta teoria subiu o consumo de carne, na Alemanha, ao quadruplo. Na realidade, a quantidade de albumina necessitada apelo organismo por dia, é muito pequena e os hídratos de carbono representam o elemento fornecedor de energia por excelencia.

A lei da quantidade minima, de Liebig, pelo contrario, vale ainda hoje.

Saúde verdadeira é só possivel, quando o organismo recebe, de cada substancia nutritiva necessaria, somente a quantidade minima suficiente ao seu funcionamento. Tal quantidade, juntamente com a proporcionalidade que deve existir entre as diversas substancias nutritivas presentes simultaneamente no meio organico, nunca devem ser excedidas.

Liebig tambem estabeleceu a base da teoria sobre os elementos mais necessarios para a vida e a saúde, como são: albuminas, hídratos de carbono, gorduras e sais minerais. Ele já sabia que, pelo cosimento e pela purificação dos generos alimentícios, estes eram consideravelmente diminuídos em seu valor nutritivo.

Si não se observam estas regras, desenvolvem-se lenta ou rapidamente, quer um atrazo no desenvolvimento físico, quer oscilações do equilíbrio do sistema nervoso, incapacidade de restabelecimento por parte do organismo, depois de doenças, faltas de resistencia para o trabalho, coam tendencia sempre crescente para o cansaço, ou ainda resistencia deficiente em face de infecções, nas quais a imunidade especifica só poderá ser desenvolvida em gráu fraco, sinão nulo. Tudo isto são consequencias da alimentação errada.

As consequencias da alimentação errada já se manifestam, na mais tenra infancia, atravez de quadros patologicos sem fim; o mais conhecido é a diatése exsudativa.

Segunda Ragnar Berg, contêm todos os orgãos animais e todas as especies de carne, as gorduras, os ovos, assim como todas as sementes de plantas, cereais e todos os botões de plantas um excesso de atidos; ao contrario, o leite e o sangue, todos os alimentos de origem vegetal, com exceção das sementes e dos botões, contêm um excesso de alcalis. Faltando a relação precisa entre atidos e alcalis, desenvolve-se a acidose, sob varios aspectos conduzindo ás perturbações acima mencionadas.

Devemos, por isso, cuidar, que haja um excesso de bases, muito cedo, já no organismo da mãe, durante a gravidez, e depois no do recem-nascido, após o parto e nos annos de crescimento e desenvolvimento, confinando a albumina nos seus limites preciosos e concedendo aos demais elementos nutritivos o seu lugar devido a correlação quantitativa.

Os assim chamados alimentos substanciais, segundo os pontos de, vista antigos, constando de carne, cerebro, leite, mingáus, pão branco, alimentos preparados com farinha refinada e ovos, como pudins, legumes delicados e cozidos, compotas, faltando completamente frutas frescas, legumes crús e pão preto realmente bom, devem ser considerados absolutamente errados e os causadores da diminuição da resistencia organica contra as infecções, portanto, sobretudo, contra os catarros das vias aereas superiores e inflamações da garganta, frequentes não só em crianças, mas tambem em adultos.

A fervura tira dos alimentos muitas substancias importantes e mata a maior parte das vitaminas.

A introdução de assucar, em excesso, rouba ao organismo o calcio; alem disso, todos os processos de purificação tornam quasi nulo o valor das substancias alimentícias. Assim desnaturadas, as mesmas substancias acarretam uma sensação falsa de satisfação da fome, destroem as correlações e obrigam á introdução excessiva de alimento no organismo.

As verduras, submetidas ao cozimento, perdem 40 a 94% dos sais nutritivos que passam á agua em que foram fervidas e entre esses, sais, se acham, na maior parte, os basicos e não os acidos, por serem aqueles mais facilmente soluveis.

Além dos sais nutritivos mais importantes, passam á agua de fervura 46% de albuminas, 35% de gordura, 82% de cola, 72% de glicose; 10% de celulose e 45% de substancias extrativas.

Pelo uso predominante da alimentação crúa, desaparece a sensação de sede; o desejo de cloreto de sodio é menor, graças á presença da quantidade normal de sais nutritivos.

O abuso do cloreto de sodio prejudica os orgãos, porque altera o equilíbrio das dissoluções no sangue e nos humores organicos.

A alimentação crúa obriga as crianças a mastigar, o que conserva os dentes, contribuindo para isso tambem a presença dos sais nutritivos necessarios. E' suficiente olhar na boca de uma criança, para se ter uma orientação sobre o seu estado de saúde.

Trumpff recomenda para crianças a seguinte alimentação: - pela manhã, ao despertar: 200 a 250 gramas de leite bom. As 10 horas, mais ou menos, - Comida -de "Bircher" que é constituída de. uma mistura de frutas raspadas (maçãs, bananas, nozes, castanhas do Pará), de preferencia com um pouco de nata e mel; esta mistura se come com pão integral com manteiga e toma-se uma chicara de leite.

Á tarde, pelas duas horas, frutas crúas ou o conteúdo de um tomate bem maduro, e após, uma sopa consistente com verduras e sem caldo de carne. Podem-se comer tambem frutas, legumes verdes com batatas, castanhas ou arroz, devendo este ultimo não estar polido, ou ainda - frutas, sopa de verdura e alimentos preparados com farinha, como pudins ou mingaus; naturalmente, não se deve empregar farinha refinada clareada.

A noite: - comida de Bircher, leite e pão preto com manteiga.

Nós recomendamos para crianças, modificando um pouco as indicações de Bircher-Benner-maçãs, bananas e cenouras crúas, castanhas do Pará e, quando possivel, pão integral, como complementos de cada refeição, podendo as frutas e nozes ser tomadas inteiras ou partidas e mesmo raspadas.

E preciso que procuremos excluir, não só de nossas familias, como do uso de todos os nossos doentes, todo alimento refinado.

Demos o bom exemplo, e nossos doentes nos seguirão. "Verba docent, exempla trahunt".

A ultima criança que tratamos e que sofria de diatese linfatica com resistencia geral diminuida a tal ponto, que resolvemos não opera-la, perdeu, depois de observar a alimentação indicada, a sua predisposição pelos resfriados. Esta criança era filho de medico.

Literatura

Professor Dr. Trumpp: Die Ernährung des Kindes nach neuzeitlichen Grundsätzen, Lehmanns Verlag, München.

Bircher - Benner: Ernährungskrankheiten. Basel - Leipzig - Wien, Wendepunktverlag.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial