Versão Inglês

Ano:  1936  Vol. 4   Ed. 6  - Novembro - Dezembro - (10º)

Seção: Trabalhos Originais

Páginas: 1203 a 1206

 

SOBRE O VALOR HIGIENICO DA RESPIRAÇÃO NORMAL ATRAVEZ AS NARINAS E A SUA RELAÇÃO COM O CANTO

Autor(es): DR. FRIEDRICH MÜLLER

Dá-se geralmente uma importancia insuficiente ao transito livre do ar através as narinas ao passo que as demais causas de impedimento da respiração normal recebem os cuidados devidos.

E bastante grande o numero de pacientes, operados de um desvio do septo nasal com o fim de melhorar-lhes a respiração nasal, sem que o operador dê importancia á conformação da narinas.

Três são as causas principais do estreitamento dos orifícios nasais:

1. A construção achatada em demasia das azas do nariz.
2. O resalto da cruz media da cartilagem lateral inferior.
3. O desvio da parte anterior do septo cartilaginoso.

Por vezes ha combinações destas três alterações.

A operação do resalto da cruz media da cartilagem lateral inferior é a mais simples.

Bem mais complicada é a correção do desvio do septo cartilaginoso, pois não se deve alterar a forma da ponta do nariz.

O mais difícil entretanto é a correção da aspiração da aza do nariz; cauterisaram-me umas dez vezes, retiram-me os polipos nasais, enfim foi ainda ressecada uma crista do septo. Nenhum dos operadores, entre eles professores afamados, se lembrou das azas do nariz, causa por excelencia do impedimento respiratorio que fóra de toda duvida favorecia e tendencia de formação de intumescimento vaso-motoras e influenciam mal o funcionamento da respiração, do sistema circulatorio e indiretamente do sistema nervoso.

Não convem falar aqui sobre os metodos operatorios.

Queria só considerar a influencia desfavoravel sobre as funções mais importantes.

Fröse descreve um caso de disturbios circulatorios graves curado pela correção da aspiração da aza do nariz. Possivelmente tratou-se aí não de uma centroterapia i. é, de uma terapia reflexa nasal, mas de uma simples melhora da circulação sanguinea consequente ao fato ou a possibilidade de o doente poder respirar profundamente.

A obstrução parcial da narina produzida pela aspiração das azas do nariz não produz somente uma pressão negativa aumentada nas vias respiratorias superiores, acondicionando o intumescimento das mucosas; a constante pressão demasiado negativa age ainda de modo prejudicial sobre a distenção dos alveolos pulmonares e consequentemente tambem sobre a aspiração toracica do sangue possibilitando desta maneira uma sobrecarga da circulação venosa e os desturbios secundarios consecutivos.

Tirala na sua obra "Heilung der Blutdruckkrankheiten durch Atemübungen" (cura das doenças da pressão do sangue por meio de exercícios respiratorios) classifica tambem a respiração profunda deficiente como uma das causas da hipertensão sanguínea e da arteriosclerose.

O fornecimento insuficiente do oxigenio ao organismo acarreta um acumulo de anhidrido carbonico no sangue, o qual diminue aos poucos a irritabilidade dos centros respiratorios. Este distúrbio produz o aumento da tensão com os seus sintomas, tais como a apreensão, insonia, esquecimento e falta da memoria. A terapeutica consiste no exercício da repiração nasal profunda, sensivelmente dificultada pela aspiração das azas do nariz.

Esta perturbação dificulta evidentemente tambem o canto.

Embora os cantores respirem ao cantarem pela boca aparece uma disposição catarral das vias respiratorias superiores a qual influe desfavoravelmente o funcionamento preciso do laringe.

Os cantores devem-se interessar pelo bom estado de conformação dos seus orifícios nasais.

Além disto é infrutífero o canto como terapeutica da hipertensão caso exista um impedimento da respiração nasal não havendo então garantia pelo funcionamento normal do orgão vocal.

Salienta-se por estas poucas considerações a intima relação que liga os acontecimentos no corpo humano e como, por ocasião de disturbios vocais, sempre devemos levar em conta a possibilidade de uma alteração funcional do laringe, consecutiva á aspiração das azas do nariz e de um outro impedimento da respiração apelos orifícios nasais. Tais disturbios tornam-se mais perceptíveis se o doente sofrer do sistema nervoso, em especial do vago-simpatico.

O sistema nervoso por sua vez funcionando deficientemente não só provoca disturbios vaso-motores mas influe tambem muito mal a psíquico, causando um desequilibrio psíquico que influe mal toda a tecnica do canto.

DISCUSSÃO

Dr. Mario Ottoni de Rezende - Todos nós conhecemos o interesse enorme da bôa qualidade das vias aéreas superiores para o exercício do canto e a necessidade de torna-las viaveis não só para a melhora da oxigenação do meio sanguineo, como tambem para que a capacidade aérea toracica, possa estar ó, altura do exercício e do esforço exigido pelo canto. E' natural que um nariz deficiente obriga o cantor a respirar pela boca ar frio e irritante. A irritação produz perturbações para o lado do faringe, laringe, traquéa, e bronquio, perturbações que pódem ocasionar um completo transtorno, num momento mais difícil

Assim sendo, todas as comunicações que tenham por fim chamar a atenção dos especialistas para melhora dessas vias, ipso facto, acarretarão molhoria de aquisição das tonalidades e por isto cumprimento e esforço que o Dr. Müller dirige para o lado do canto, melhorando a vóz.

Friedrich Müller - Permito-me mais uma vez chamar atenção para o facto de que frequentemente o estreitamento das narinas passa desapercebido; eu mesmo fui vitima deste erro. O alargamento da narina estreitada é absolutamente necessario, para possibilitar a respiração profunda, segundo o professor Tirala.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial