Versão Inglês

Ano:  1975  Vol. 41   Ed. 3  - Setembro - Dezembro - (12º)

Seção: Trabalhos Originais

Páginas: 292 a 295

 

GRANULOMA DE COLESTESTEROL DO SEIO MAXILAR - Apresentação de um caso

Autor(es): Lidio Granato*

Resumo:
É descrito um caso de granuloma de colesterol do seio maxilar esquerdo. O paciente apresentava-se com quadro clínico que sugeria sinusite maxilar crônica e radiograficamente havia uma massa arredondada que ocupava 2/3 do seio maxilar esquerdo. O paciente foi submetido a sinusectomia maxilar esq. pela técnica de Caldwell-Luc e retirada uma massa tumoral de formação nodular cujo estudo anátomo-patológico revelou tratar-se de granuloma de colesterol.

O granuloma de colesterol é uma patologia que aparece ocasionalmente na otite média e excepcionalmente rara no seio maxilar. Ela ó fzeqüentemente descoberta como um achado cirúrgico.

O caso que vamos apresentar simulava clinicamente um quadro de sinusite crônica, com períodos de reagudizações e radiograficamente observa-se uma imagem sugestiva de cisto submucoso de seio maxilar esquerdo.

Apresentação do caso:

R. A. A. - 11 anos, masculino, branco, estudante, natural de São Paulo - Capital. Há 8 dias começou a apresentar dor na região frontal e na região dos maxilares principalmente do lado esquerdo. Secreção catarral e às vezes purulenta drenando por ambas as narinas desde essa época. Foi medicado pelo clínico com anti-alérgicos, antiinflamatórios e gotas nasais, porém sem melhora. O paciente há 2 anos teve quadro de cefaléia frontal principalmente à tarde. O estudo radiológico efetuado naquela época revelou velamento do seio maxilar esquerdo. Tratado com antibióticos passou bem até há 8 dias atrás. Nos antecedentes pessoais, foi adenoamigdalectomizado há 3 anos.

Exame de O.R.L.:

Dor discreta a compressão da fossa canina esq. Na a presença de secreção amarelada depositada no assoalho.

O estudo radiográfico demonstrou nas posições usuais, a presença de uma massa arredondada ocupando 2/3 do seio maxilar esq. Demais cavidades paranasais sem anormalidades.



Nas 3 radiografias as setas indicam os limites da massa arredondada que ocupa quase todo seio maxilar esquerdo.



Com a hipótese diagnóstíca de sinusite maxilar crônica complicada de cisto submucoso de seio maxilar, foi proposta uma sinusectomia pela técnica de Caldwell-Luc.

Achado Cirúrgico:

Logo após a abertura da parede anterior do seio maxilar esquerdo encontrou-se uma massa tumoral que o preenchia quase totalmente porém bem individualizada e com discreta aderência a parede inferior. A mucosa do seio estava ligeiramente espessada e foi retirada totalmente. A massa removida era de formação nodular de consistência dura, porém elástica, bem limitada e de superfície externa em geral lisa. O material foi enviado para estudo anátomo-patológico que revelou o seguinte: Ao corte macroscopicamente tratava-se de um tecido mole, de aspecto granuloso e de cor rósea-acastanhada, medindo 3x2, 5x1 cm. Macroscopicamente observou-se conglomerados de cristais de colesterol, envolvidos por proliferação histiocitaria e células gigantes de corpo estranho. Na superfície uma faixa de mucosa de seio paranasal parcialmente descamada. O diagnóstico foi de processo inflamatório com reação de corpo estranho (cristais de colesterol) em mucosa de seio paranasal.



FIG. 4 - H. E. (120x)



O granuloma de colesterol é composto de cristais de colesterol (espículas) embebidos em tecidos de granulação.

Comentários:

O granuloma de colesterol não é propriamente uma entidade clínica mas sim parte da patologia da otite média. No seio maxilar o granuloma é excepcionalmente raro e encontramos escassa referência na literatura mundial sobre o assunto. Entre nós não encontramos nenhum caso descrito. Este capítulo do granuloma de colesterol é melhor estudado na patologia do ouvido médio. Ele aparece geralmente associado a processos de mastoidite crônica, podendo raras vezes também desenvolver-se em mastoidites agudas. Semelhantes granulomas podem surgir em crianças com mastóides bem pneumatizadas e com otites recorrentes. Também em cavidades radicais, post-fenestração, hemotímpano, etc.1 O granuloma de colesterol no ouvido parece ter sido descrito pela primeira vez por Manassé em 1917, mas atraiu pouca atenção na época. Embora Singer2 tenha dado esta denominação em comparação com o assim chamado colesteatoma do antro maxilar, uma lesão inflamatória de acordo com este autor, ela foi ignorada até praticamente 1956 quando Birrel publicou seu trabalho sobre o assunto com convincentes ilustrações.

O granuloma de colesterol é também conhecido por "colesteatoma negro". Histologicamente o granuloma de colesterol difere fundamentalmente do colesteatoma epidermoide, embora ambas condições possam ocorrer juntas. Ele consiste de tecido de granulação fibroso no qual há grande número de cristais de colesterol depositado (daí o nome desta patologia) e circundado por células gigantes de corpo estranho. Estas estruturas podem ser embebidas em tecidos de granulações principalmente quando encontradas nas células da mastóide. Há freqüentemente nesta patologia, evidência de recentes hemorragias ou algum extravazamento de pigmento do sangue (hemosiderina) ou presença de exsudato inflamatório. Portanto é possível que a patogenia do granuloma de colesterol esteja baseada na retenção do sangue, exsudato ou tecido inflamatório. Os cristais de colesterol agem como agentes irritantes surgindo ao seu redor células gigantes de corpo estranho e causam fibrose. Este paciente era portador de sinusopatia maxilar esquerda há dois anos comprovado radiograficamente. Uma investigação sobre seus hábitos ficou constatado de que o mesmo é nadador e era dado a prática de mergulhos com tempo prolongado na piscina. Poderiam elementos irritantes da água (cloro, germes, etc.) agir como um estímulo no desenvolvimento desta patologia?

Summary:

The author presents a case of cholesterol granuloma of the maxilar sinus. The pacient presented a clinical picture which suggested cronic maxilar sinusite and in the radiological study there was a circular mass which occupied 2/3rds. of left maxilar sinus.

The pacient was submitted to sinusectomy of the left maxilar sinus by Caldwell-Luc technique anã a tumoral mass was extracted. The tumor was of a nodular formation whose anatomo-patological study revealed to be cholesterol granuloma.

Bibliografia:

1. Friedmann I. - Pathology of the Ear. In: Blackwell Scientific Pablications, 1974. - pg 103.
2. Singer L. (1932) - Ober entzundliche Erkrankungen des Mittelohres uno der pneumatishchen Hohlräurne des Schläfen beines Z.. Hals, Nas. u. Ohrenheilk. 32, 10




ENDEREÇO DO AUTOR:
Rua Tabapuã, 1341 - Ap. 92
ITAIM - 04533 - SAO PAULO - SP.

* Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial