Versão Inglês

Ano:  1984  Vol. 50   Ed. 3  - Junho - Setembro - ()

Seção: Síntese

Páginas: 14 a 14

 

Polytomographic Evaluation of the Clivus and Petrous Apices

Autor(es): Roberto Martinho da Rocha

Polytomographic Evaluation of the Clivus and Petrous Apices: a New View. De La Cruz, A. Laryngoscope, 94: 153, 1984.

O presente trabalho representa a tese do autor à American Laryngological, Rhinological and Otological Society em 1983.

As projeções clássicas da radiologia não acompanharam os progressos da cirurgia da base do crânio. Há diferentes tipos de lesões que podem ser encontradas na base do crânio.

O termo Clivus é usado para designar a parte da base do crânio entre o buraco occipital e o dorso da sela (apófise basilar). 0 tecido ósseo é composto de osso esponjoso, que pode ser pneumatizado de forma variável pelo seio esfenoidal. O canal carotídio está situado na porção inferior do osso temporal, dirigindo-se para a fossa posterior, vindo do pescoço. 0 buraco rasgado posterior é atravessado pela veia jugular (forâmen jugular). O canal do nervo hipoglosso fica lateralmente no osso occipital, anterior em relação ao buraco occipital.

Cordomas, meningeomas, tumores cartilaginosos, assim como outras lesões do Clivus e da ponta do rochedo, entre elas infecções ósseas, granuloma de colesterol e tumores primitivos e metastáticos, podem ser ali encontrados.

A Nova Técnica

O autor descreve sua técnica, com a paciente em posição supina, com a cabeça em hiperextensão de 30°, permitindo visão detalhada de todas as estruturas da base do crânio, com possibilidades diágnósticas novas. Realizada com politomografia, evita a superposição de imagens das radiografias convencionais.

Com experiência desenvolvida desde 1976, porém até agora não publicada, o autor não encontrou na literatura qualquer outra visão politomográfica capaz de examinar, como na sua técnica, o Clivus, o canal do hipoglosso, da jugular e do ápice petroso.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial