Versão Inglês

Ano:  1984  Vol. 50   Ed. 3  - Junho - Setembro - ()

Seção: Editorial

Páginas: 03 a 03

 

A TABELA DE HONORÁRIOS MÉDICOS DA AMB

Autor(es): Pedro Luiz Mangabeira Albernaz

A Associação Médica Brasileira está se empenhando vivamente no estabelecimento de uma Tabela de Honorários Médicos, com o objetivo de pôr um pouco de ordem no caos da nossa profissão. Na verdade, cada empresa e cada organização se acha no direito de criar sua própria tabela, impondo preços que acabam encontrando profissionais que os acatam. Sempre insisti que a falta de alimentação resulta em mortalidade muito mais alta que a falta de assistência médica, mas nenhum governo do mundo se empenha na solução do problema do preço dos alimentos com a mesma fúria socializante com que se empenha na redução do "custo" da Assistência Médica. Diga-se de passagem que reduzir o custo da assistência médica pode ser traduzido por pagar mal os profissionais médicos e paramédicos, uma vez que os demais custos aumentam com. a inflação.

Assim, é extremamente desejável a existência de uma tabela organizada e defendida pela classe médica. E é indispensável que essa tabela seja amplamente debatida pela classe médica como um todo.

A nova tabela da AMB é filosoficamente diferente das anteriores. Não é uma tabela de preços recomendados, é uma tabela de preços mínimos. Aqueles que conseguirem negociar preços melhores têm total liberdade para fazê-lo. Mas lutaremos para que seja antiético cobrar menos que o mínimo estabelecido pela tabela.

No nosso próximo Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia procuraremos referendar a parte de ORL da nova tabela da AMB. Estude-a. Ela foi publicada em um número especial do JAMB (Jornal da Associação Médica Brasileira). Se você tem sugestões escreva para a nossa secretaria com a máxima urgência. Não deixe, pois, de encaminhar as suas sugestões a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia. Elas são importantes, nós necessitamos das opiniões de todos os especialistas brasileiros.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial