Versão Inglês

Ano:  1947  Vol. 15   Ed. 4  - Julho - Agosto - (22º)

Seção: Noticiário

Páginas: 167 a 168

 

SEGUNDO CONGRESSO BRASILEIRO DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA

Autor(es): -

COMISSÃO EXECUTIVA - Carlos Rodrigues de Morais; Orlando de Castro Lima; Astor Baleeiro; Antonio Queiroz Muniz; Colombo Moreira Spínola; Aderbal Medeiros de Almeida.

O II Congresso Brasileiro de Oto-rino-laringologia, deverá reunir se em Salvador, na terceira semana do mêz de Janeiro do ano próximo vindouro.

As dificuldades que o nosso pais atravessou, durante os longos anos do conflito mundial, fizeram com que fósse adiado do ano de 1941 êsse importante certame, em caminho, agora, de se realizar.

Temas de toda atualidade para a Oto-rino-laringologia serão relatados e discutidos em Salvador, pela maioria dos especialistas brasileiros.

A comissão executiva do II Congresso Brasileiro de Oto-rino-laringologia vem, neste momento, apelar para o eminente colega no sentido de prestar todo seu apoio e colaboração ao aludido certame, trazendo para êle o fruto de seu estudo e de sua experiência, que muito servirão para o progresso da Oto-rino-laringologia nacional. A comissão executiva do II Congresso Brasileiro de Oto-rino-laringologia conta receber, o suais breve possível, a adesão do nobre colega, com a segurança de seu interesse e da sua inestimável cooperação.

TEMAS DO II CONGRESSO BRASILEIRO DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA

1) Cirurgia da Oto-Esclerose.
Prof. Ermiro de Lima

2)Sulfas e Penicilina no tratamento elas Otites médias agudas e suas complicações. (Estudo comparativo).
Prof. Aristides Monteiro

3) Patogenia da sinusite hiperplástica.
Dr. Oliveira Lima

4)Estudo crítico da osteomielite frontal.
Prof. Paulo Mangabeira Albernaz

5) Tratamento cirúrgico do Cancer do Laringe.
Prof. David Sanson

6) Laringo-traqueobronquites agudas infecciosas.
Dr. Plínio de Matos Barreto.

IV CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINO-AMERICANA DE CIRURGIA PLÁSTICA

Realizar-se-á em Montevideo sob os auspícios do Govérno da República, de 3 a 6 de Dezembro próximo.

Os temas oficiais são os seguintes: 1) "Enxertos livres de pele" - Relatores: Alberto Beaux, G. Arie. H. Ardao. - 2) "Plásticas mamarias" -- Relatores: Alessandrini Iturriaga, L. C. Fernandez e P. C. Puig.

Entre as comunicações livres são recomendados os dois assuntos seguintes: "Tratamento dos angiomas cutâneos" e "Reconstrução das orelhas".

O comité executivo é constituído do presidente, Dr. Enrique Apolo, vice presidentes: Dr. J. V. D. Canceco e Rafael Capurro, secretário geral, Dr. Pedro Pedenionte e tesoureiro Dr. Sala Lopez.

A taxa de adesão foi fixada em 6 dolares e a taxa suplementar para receber os Anais em mais 4 dolares.

As adesões podem ser enviadas ao Dr. Pedro- Pedenionte - Club Medico - Agraciada 1464, P. 13 - Montevideo.

(*) No Segundo Congresso Brasileiro de O. R. L. será discutida a Organização da Federação Brasileira das Sociedades de Oto-Rino-Laringologia, devendo a discussão ser aberta pelo Dr. Rezende Barboza, de São Paulo.
Só serão aceitos trabalhos relacionados diretamente com os temas do Congresso.
- Toda correspondência poderá ser dirigida aos seguintes endereços: Dr. Carlos Rodrigues de :Piorais - Rua Chile n.° 23, 1.° andar Dr. Orlando de Castro Lima - Av. Sete n.° 63, 3.° andar.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial