Versão Inglês

Ano:  1947  Vol. 15   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - ()

Seção: Associações Científicas

Páginas: 39 a 48

 

SOCIEDADE DE OTORRINOLARINGOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

Autor(es): -

ATA DA 65.ª SESSAO ORDINÁRIA

No dia primeiro de junho de mil novecentos e quarenta e cinco, reuniu-se, em sessão ordinária a Sociedade de Oto-rino-laringologia do Rio de Janeiro, sob a presidência do Dr. Sylvio de Mello e secretariada pelo Dr. Rubens M. Cabral.

Aberta a sessão pelo Sr. Presidente foi dada a palavra ao Sr. secretário para a leitura da ata da sessão anterior, sendo a mesma aprovada. A seguir deixou a palavra vaga para quem dela quizesse fazer uso. O Dr. Aristides Monteiro levantou-se para justificar a ausência do Dr. David Adler por motivo de sua viagem à Inglaterra a o Dr. Flavio Aprigliano a seguir justifica a ausência, por motivo de doença, do Dr. Milton de Carvalho.

O Sr. Presidente comunica a adesão desta Sociedade ao Prêmio Del Rio, em resposta a carta do Dr. Juan Tato de Buenos Ayres, cujo prazo termina a 31 de Dezembro de 1945, e designa o Dr. Aristides Monteiro para representar esta Sociedade no mesmo. Lembra aos rocios presentes o Premio Eduardo de Morais instituido pela Academia Nacional de Medicina.

Ainda no expediente, o Sr. Presidente dá posse ao novo sócio Dr. Antônio Rezende de Castro Monteiro.

Passando á segunda parte do programa "Casos Clínicos" o Sr. Presidente dá a palavra ao Dr. Aristides Monteiro que apresentou um caso de Ozena com anosmia em u'a mocinha tratado por penicilina a instâncias de sua progenitora, há oito meses, e que teve o desapareeimento de crostras, do máo cheiro e a volta da olfação. Relata ainda dois casos de difteria do ouvido inxertados em terreno eczematoso, curados com soroterapia antidiftérica. A seguir é dada a palavra ao Dr. Galdino Augusto de Lima que apresenta seu caso clínico - "Abcesso de lingua".

O Sr. Presidente tece comentários aos casos clínicos e a seguir comunica a justificativa que lhe foi feita, com oito dias de antecedência, pelo Dr. Waldemir Salem que deveria falar na presente sessão sôbre "A Oto-rino-laringologia nos Estados Unidos da América no Norte".

Passando à quarta parte do nosso programa "Comunicações" o Sr. Presidente dá a palavra ao Dr. Darcy Medina que falou sôbre: "Foco séptico amigdaliano e desenvolvimento físico". Comentaram a comunicação do Dr. Darcy Medina os doutores: Aristides Monteiro, Werneck Passos e Mauro Penna. O Sr. Presidente agradece ao Dr. Mediria a apresentação de seu bém documentado trabalho e lhe dá a palavra, com o uso da qual o Dr. Mediria agradece as referências á sua comunicação.

Com a palavra o Dr. Fernando Linhares apresenta comunicação sôbre: "Correção de nariz em sela com enxerto de Vitálium" e a seguir mostra radiografias e moldes de doente operado. A comunicação do Dr. Linhares é comentada pelo Dr. Armando Pinto Fernandes e pelo Sr. Presidente. Novamente com a palavra o Dr. Linhares agradece os comentários feitos à sua comunicação.

Em prosseguimento o Sr. Presidente dá a palavra ao Dr. Mauro Penna para que exponha o resultado a que chegou a comissão encarregada de procurar o Dr. Duarte Moreira com o fim de demovê-lo da demissão do cargo de Presidente da Sociedade de Oto-rino-laringologia do Rio de Janeiro.

Com a palavra o Dr. Mauro Penna transmite a decisão irrevogável tomada pelo Dr. Duarte Moreira.

Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.

ATA DA 66.ª SESSÃO ORDINÁRIA

No dia seis do mês de Julho de mil novecentos e quarenta e cinco reuniu-se em sessão ordinária a Sociedade de Oto-rino-laringologia do Rio de Janeiro sob a presidência do Dr. Flavio Aprigliano.

Aberta a sessão pelo Sr. Presidente foi dada a palavra ao Sr. Secretário para a leitura da ata da sessão anterior sendo a mesma aprovada. A seguir deixou a palavra vaga para quem dela quizesse fazer uso. Com a palavra o Dr. Mauro Penna sugere que a Sociedade deva instar junto às Sociedades Médicas para providenciar sôbre o absurdo do racionamento da energia elétrica nos consultórios médicos para que tomem uma atitude junto à Light ou ao Conselho de águas e Energia elétrica. Com a palavra o Dr. Aristides Monteiro disse que particularmente já tinha se dirigido à Light onde fora informado que está sendo estudado o problema com referência aos médicos e dentistas. Mas acrescenta que seria ponderável uma reclamação partida da Sociedade, melhor ainda em conjunto com as demais Sociedades médicas.

Passando à ordem do dia, estando ausente o Dr. Luiz Guimarães, o Sr. Presidente dá a palavra ao Dr. Mauro Penna que apresenta a sua comunicação feita em conjunto com o Dr. O. B. do Couto e Silva "Sóbre um caso de perfuração do esôfago tratado e curado pela penicilina", trabalho já apresentado no Congresso Sul-americano de Otorino-laringologia de Montevidéo de 1944. Comentam o mesmo o Dr. Aristides Monteiro e Dr. Victor Rosa. Novamente com a palavra o Dr. Mauro Penna agradece os comentários.

O Sr. Presidente dá a palavra ao Dr. Waldemir Salem que transmite suas impressões sôbre a "Otorino-laringologia nos Estados Unidos da América do Norte".

Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.

ATA DA 13.° SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Aos seis dias do mês de Julho de mil novecentos e quarenta e cinco reuniu-se, sob a Presidência do Dr. Flávio Aprigliano, em sessão extraordinária a Sociedade de Oto-rino-laringologia do Rio de Janeiro para se proceder à eleição para o cargo de Presidente no período de (1945) mil novecentos e quarenta e cinco.

Não havendo número legal para se proceder à eleição, o Sr. Presidente dá por encerrada a sessão e de acordo com os estautos, convoca nova sessão para logo a seguir, na qual se procederá a eleição com qualquer número.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Aberta a sessão pelo Sr. Presidente logo a seguir à anterior, dá a palavra ao Secretário que lê a relação dos sócios quites e com dois terços da frequência que poderão votar. São êles: Drs. Mauro Penna, Rubens M. Cabral, Armando Pinto Fernandes, Antônio Rezende de Castro Monteiro, Aristides Monteiro e Flavio Aprigliano.

O Sr. Presidente manda distribuir as cédulas e convida para escrutinados o Dr. Humberto Lauria. Feita a votação, foram recolhidas as cédulas e conferidas, votaram seis sócios e haviam seis cédulas. Feita a apuração foi verificada a eleição do Dr. Sylvio de Mello com cinco votos tendo um voto o Dr. Roberto Marinho.

Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.

ATA DA 67.ª SESSÃO ORDINÁRIA

Aos três dias do mês de Agôsto de mil novecentos e quarenta e cinco reuniu-se em sessão ordinária a Sociedade de Oto-rino-laringologia do Rio de Janeiro sob a presidência do Dr. Sylvio de Mello.

Aberta a sessão pelo Sr. Presidente foi dada a palavra ao Sr. secretário para a leitura da ata da sessão anterior, sendo a mesma aprovada. A seguir deixou a palavra vaga para quem dela quizesse fazer uso.

Passando à órdem do dia o Snr. Presidente dá a palavra ao Dr. Luiz Guimarães que passa a relatar o seu caso clinico: - "Curioso achado durante uma operação transmaxilar". O Dr. Sylvio de Mello comenta o trabalho do Dr. Guimarães e relata um caso parecido.

O Sr. Presidente dá a palavra ao Dr. Rubens M. Cabral que apresenta um caso clínico sôbre "Difteria do conduto auditivo". Comentam o mesmo o Dr. Galdino A. de Lima, Dr. Luiz Guimarães e o Dr. Sylvio de Mello.

O Sr. Presidente passa à parte do programa referente a Comunicações; estando ausente o Dr. Armando Pinto Fernandes que deveria falar sôbre: "Impressões de viagem à América do Norte. Cirurgia plástica; Oto-rino-laringologia, Traqueo-Bronquio-Esofagologia", a palavra é dada ao Dr. Walter Müller dos Reis que apresenta o trabalho do Dr. Atilio Viale Del Carril sôbre "Neurites oticas retro-bulbares e seios esfenoidais.

Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.

ATA DA 14.ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Aos três dias do mês de Agôsto de mil novecentos e quarenta e cinco reuniu-se, sob a presidência do Dr. Sylvio de Mello, em sessão extraordinária a Sociedade de Oto-rino-laringologia do Rio de Janeiro para se proceder à eleição para o cargo vago de primeiro vice presidente no período de 1945.

Não havendo número legal para se proceder à eleição, o Sr. Presidente dá por encerrada a sessão e de acordo com os estatutos, convoca nova sessão para logo a seguir, na qual se procederá a eleição com qualquer número.

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Aberta a sessão pelo Sr. Presidente logo a seguir à anterior, dá a palavra ao Secretário que lê a relação dos sócios quites e com dois terços de frequência que poderão votar. São êles: Drs. Sylvio de Mello, Flávio Aprigliano, Galdino Augusto de Lima, Rubens M. Cabral e Lauro Sodré Filho.

O Sr. Presidente manda distribuir as cédulas e convida os Drs. Flávio Aprigliano e Galdino A. de Lima para escrutinadores. Feita a votação, foram recolhidas as cédulas e conferidas, votaram cinco sócios e haviam cinco cédulas. Feita a apuração verificou-se a eleição ,do Dr. David Adler com cinco votos.

Foi pelo Sr. Presidente encerrada a sessão e a seguir aberta nova sessão extraordinária para a eleição do segundo Vice-Presidente.

São convidados novamente os mesmos escrutinadores. Distribuidas as cédulas, feita a votação, e a seguir, a apuração da qual resultou a eleição do Dr. Paulo Brandão para Segundo Vice-presidente.

Nada mais havendo a tratar foi encerrada a Sessão.

ATA DA 68.ª SESSAO ORDINÁRIA

Aos quatorze dias do mês de Setembro de mil novecentos e quarenta e cinco, reuniu-se em sessão ordinária a Sociedade de Oto-rinolaririgologia do Rio de Janeiro, sob a presidência do Dr. Sylvio de Mello e secretariada pelo Sr. Dr. Flavio Aprigliano.

Aberta a sessão o Sr. Presidente deixou a palavra vaga para quem dela quizesse fazer uso.

Passando á ordem do dia o Sr. Presidente dá a palavra à Dra. Gladys Broune que passa a relatar os seus casos clínicos: "Cisto sebáceo do assoalho da boca" e "Um caso de perfuração do esôfago por corpo extranho curado pela penicilina".

O Sr. Presidente dá a palavra ao Dr. Aristides Monteiro que apresentou um caso clínico: - "Abcesso do laringe, cura pela penicilina". Comentando o caso do Dr. Aristides Monteiro o Dr. Mauro Perna citou um caso de Abcesso periamigdaliano que regrediu em 12 horas sob a ação da Penicilina.

Passando à parte do programa referente a comunicação o Sr. Presidente dá a palavra ao Dr. Flávio Aprigliano que falou sôbre: - "Um caso de Paralisia unilateral global dos nervos craneanos" (Síndrome de Garcin). Comentários: - O Dr. Aristides Monteiro comentando a comunicação do Dr. Flávio perguntou se haviam sinais de alteração para o lado do simpático. O Dr. Mauro Penna perguntou porque não foram retiradas mais incidências radiográficas, principalmente a Incidência de Hirtz.

Com a palavra o Sr. Presidente Dr. Sylvio de Mello elogiou o tra balho do Dr. Flavio Aprigliano tecendo comentários em torno do assunto. Novamente com a palavra o Dr. Flávio agradeceu a todos que se dignaram comentar seu trabalho.

Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.

SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA DO ANIVERSARIO DA SOCIEDADE DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

Aos nove dias do mês de Outubro de mil novecentos e quarenta e cinco reuniu-se em sessão extraordinária a Sociedade de Oto-rinolaringologia do Rio de Janeiro, para comemorar o aniversário de sua fundação, presidida pelo Dr. Sylvio de Mello e secretariada pelo Dr. Rubens M. Cabral.

Abrindo a sessão o Sr. Presidente rememora fatos ocorridos durante sua presidência nêste período de 1944-1945 e faz uma resenha das atividades da Sociedade nêste período deixando livre a palavra para quem dela quizesse fazer uso.

Com a palavra o Dr. Flavio Aprigliano enaltece aos que cooperaram para a normal realização das sessões da sociedade nêste período. A seguir o Dr. Armando Pinto Fernandes diz palavras de, excitamento para que a Sociedade leve avante seu programa de reuniões. mensais, como vem fazendo, tão úteis no convívio da classe e suscita a idéia do "Caderninho de inscrição" para que se possam expedir com maior antecedência os convites para as sessões.

Com a palavra o Dr. Galdino Augusto de Lima e Silva exalta os nobres desígnios da Sociedade e convida aos presentes para que, com seu esforço e assiduidade, colaborem na consecução dêstes fins.

Nada mais havendo a tratar o Sr. Presidente dá por encerrada a presente sessão, convocando, para logo a seguir, nova sessão para a eleição da nova diretoria para o período de 1945-1946.

ATA DA 69.ª SESSÃO ORDINÁRIA

Aos nove dias do mês de outubro de mil novecentos e quarenta e cinco, a Sociedade de Oto-rino-laringologia do Rio de Janeiro reuniu-se em sessão ordinária especialmente convocada para se proceder à eleição da diretoria que deverá reger a Sociedade no período de 1945-1946. Não havendo número legal para se proceder à eleição o Sr. Presidente dá por encerrada a sessão, e de acordo com os estatutos, convoca nova sessão para logo a seguir, na qual se procederá a eleição com qualquer número.

ATA DA 15.ª SESSAO EXTRAORDINÁRIA

Aberta a sessão pelo Sr. Presidente, logo a seguir à anterior dá a palavra ao Secretário que lê a relação dos sócios quites e com dois terços de frequência que poderão votar. São êles: Drs. Antônio Rezende de Castro Monteiro, Flavio Aprigliano, Aristides Monteiro, Galdino A. de Lima, Lauro Sodré Filho, Mauro Penna, Armando Pinto Fernandes, Rubens M. Cabral e Sylvio de Mello.

O Sr. Presidente manda distribuir as cédulas e convida para escrutinadores os Senhores Doutores Flavio Aprigliano e J. J. Ferreira de Souza.

Feita a votação foram recolhidas as cédulas e conferidas, votaram oito sócios e haviam oito cédulas. Feita a apuração verificou-se ter sido eleita a seguinte diretoria para o ano de 1946:

Para 2.° Vice-Presidente: Dr. J. J. Ferreira de Souza com 8 votos.

Para Tesoureiro: Dr. Milton de Carvalho com 8 votos.

Para Secretário Geral: Dr. Lauro Sodré Filho, com 7 votos.

Para 1.° Secretário: Dr. Rubens M. Cabral com 7 votos.

Para 2.° Secretário. Dr. Darcy Medina com 8 votos.

Para 3.° Secretário: Dr. Archimedes Peçanha com 8 votos.

Para Orador - Houve empate: Dr. Flavio Aprigliano com 4 votos e Dr. Mauro Penna com 4 votos.

Para Bibliotecário: Dr. Galdino A. de Lima com 6 votos.

Para a Comissão de redação: Dr. Armando Pinto Fernandes com 7 votos, Dr. Aristides Monteiro com 7 votos e Dr. Sylvio de Mello com 7 votos.

Foram votados ainda: Para Secretário Geral: Dr. Aristides Monteiro com 1 voto; Para 1.° Secretário: Dr. Galdino A. de Lima com 1 voto; Para Bibliotecário: Dr. José Dunham com 1 voto e Dr. Flavio Aprigliano com 1 voto. Para a Comissão de Redação: Dr. Mauro Penna com 1 voto, Dr. Muller dos Reis com 1 voto e Dr. José Dunham com 1 voto.

A seguir foi feita a votação para desempate do cargo de orador, sendo apurado o seguinte resultado: Dr. Flavio Aprigliano 7 votos e Dr. Mauro Penna 1 voto.

Estando ausente por motivo de viagem o Sr. Presidente para o próximo periodo, Dr. Davi Adler, o Sr. Presidente da mesa passa a direção da mesma ao Sr. 2° Vice-presidente eleito Dr. J. J. Ferreira de Souza que assume e dirige palavras de agradecimentos aos presentes e pede a colaboração de todos para o bom andamento dos trabalhos da Sociedade no período que então se inicia.

Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.

ATA DA 70.° SESSÃO ORDINÁRIA

Aos nove dias do mes de novembro de mil novecentos e quarenta e cinco reuniu-se a Sociedade de Oto-rino-laringologia do Rio de Janeiro em sessão ordinária sob a presidência do Dr. David Adler e secretariada pelo Dr. Rubens M. Cabral.

Aberta a sessão pelo Sr. Presidente foi dada a palavra ao Secretário para a leitura das atas das sessões anteriores. Postas as mesmas em discussão pede a palavra o Dr. Armando Pinto Fernandes para perguntar a razão porque não constava da ata da 68.ª sessão a sua conferência sôbre: - Impressões de viagem á América do Norte, Cirurgia plástica. Oto-rino-laringologia e Bronco Esofagologia. Em resposta o Secretário explicou que a referida ata foi feita baseada em resumo fornecido pelo primeiro Secretário, Dr. Flavio Aprigliano, que secretariou a referida sessão, no qual por descuido não constava sua conferência e que em reparo dêste lapso ficaria esta explicação na presente ata. Ainda na discussão das atas lidas o Dr. Sylvio de Mello ponderou, baseado nos estatutos, que a eleição para a comissão de Redação e Sindicandia referida na ata da 15.ª sessão extraordinária foi uma impropriedade usada pelo secretário pois que deveria ser simplesmente "Comissão de Redação".

Com a palavra o Dr. Aristides Monteiro propoz que a Sociedade transmitisse um voto de pezar pela morte do Prof. Santiago Arauz, á Sociedade congênere de Buenos Ayres, o que foi aprovado por unanimidade.

Passando á parte referente a "Casos Clínicos" o Sr. Presidente dá a palavra ao Dr. Aristides Monteiro que apresentou uma interessante observação sôbre "Perfuração traumática da membrana do tímpano" e sôbre "A Penicilina no tratamento dos abcessos peri-amigdalianos" citando dez casos dos quais seis tratados com resultados satisfatórios com a dose de cem mil unidades diárias e quatro com resultados melhores ainda com a dose dúpla daquela; alguns dos doentes apresentavam abcesso em estado adiantado de evolução, todos com trismo, em todos houve desaparecimento da dôr e involução do processo flogístico.

Com a palavra o Sr. Presidente tece comentários em torno do assunto e convida a todos a cooperar da mesma forma como o fez o Dr. Aristides Monteiro para melhor se precisarem as indicações e doses da Penicilina nos diversos processos mórbidos e que então dela se possa tirar o maior proveito e não seja a mesma levada para o rol das panacéas.

Na parte referente a Comunicações o Dr. José Dunham falou sôbre "Esvasiamento pétreo mastoidêo expontâneo" apresentando doente e citando outros casos.

Comentando o trabalho do Dr. José Dunham o Dr. Aristides Monteiro tece comentários insistindo sôbre a origem do colesteatoma citando as várias teorias da origem do colesteatoma pedindo ao Dr. Dunham que explicasse a origem daquele de que se curou expontaneamente seu doente. Com a palavra o Dr. Sylvio de Mello faz alguns reparos sôbre a anatomia da parede interna da caixa do tímpano do doente apresentado.

Novamente com a palavra o Dr. Dunham respondendo ao Dr. Aristides Monteiro procurou interpretar o caso concreto filiando-o ás várias teorias que pretendem explicar a origem do colesteatoma do ouvido médio. Ao Dr. Sylvio de Mello respondeu que naquele ouvido médio com a sua anatomia bem alterada pela doença viam-se sem dififuldade o relevo do canal semicircular horizontal, as duas janelas e o relevo do facial, restando pouca cousa do muro da lojeta.

Com a palavra o Sr. Presidente agradece a colaboração dos colegas e lembra que há preferência em se mostrar os doentes no início da sessão para que êstes possam se ausentar mais cedo.

Nada mais havendo a tratar foi encerrada á sessão.

ATA DA 71.ª SESSÃO DA SOCIEDADE

Aos sete dias do mês de Dezembro de mil novecentos e quarenta e cinco reuniu-se a Sociedade de O. R. L. do Rio de Janeiro sob a presidência do Dr. David Adler e secretariada pelo Dr. Rubens M. Cabral.

Iniciando a sessão o Sr. Presidente dá a palavra ao secretário para a leitura da ata da sessão anterior, sendo a mesma aprovada. A seguir faz a leitura do convite que a Sociedade recebeu para a Conferência do Dr. Waldemir Salem, que se realizará dia 19, quarta-feira, no Centro de Estudos da Santa Casa ás 10 hs. no curso sob orientação da Excelentíssima Sra. Dra. Berle, embaixatriz dos EE. UU.

Ainda na parte do expediente o Dr. Sylvio de Melo com a palavra propoz que a Sociedade enviasse um voto de apôio á Sociedade Brasileira dos Hipoacúsicos que ora se organiza em nosso meio. Em resposta o Sr. Presidente disse que iria tomar conhecimentos da orientação e finalidade da mesma para orientar.

CASOS CLÍNICOS. - Passando a esta parte do nosso programa e estando ausente o Dr. Aristides Monteiro que deveria falar sôbre difteria do ouvido foi dada a palavra ao Dr. Sylvio de Mello que falou sôbre "Dois casos de Câncer do esôfago" de sua Clínica.

Comentando um dos casos citados o Dr. Paulo Brandão lembra que o aspecto liso e submucoso do tumor não o levaria a pensar em câncer e pôe em evidência o interesse do caso pela raridade desta localização da lues.

Com a palavra o Dr. Waldemir Salem chama a atenção para o clampe do Prof. E. Vasconcellos, de S. Paulo, para a operação do câncer do esôfago, cuja técnica viu empregada na América em sua recente viagem.

O Sr. Presidente agradece ao Dr. Sylvio de Mello sua contribuição e enaltece sua atitude por vir mostrar de público seus casos máos, lembrando o quanto são êstes instrutivos.

A seguir passa a Presidência da mesa ao Sr. Secretário e dá inicio á sua comunicação sôbre "Impressões sôbre a Cirurgia plástica na Inglaterra com projessão de diapositivos".

A presidência da mesa deixou livre a palavra para quem dela quizesse fazer uso. Com a palavra o nosso ilustre visitante, Dr. Guilherme da Costa, pergunta ao Conferencista qual o tratamento dado pelo cirurgião ás cicatrizes das meninges daqueles doentes cuja projeção acabavamos de assistir, principalmente naqueles em que se observavam grande perdas dê substância cerebral. Com a palavra novamente o Dr. David Adler respondeu que o cirurgião procurava, sempre que possível fosse, retirar as cicatrizes exuberantes das meninges nêstes referidos casos.

Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial