Versão Inglês

Ano:  1986  Vol. 52   Ed. 3  - Julho - Setembro - ()

Seção: Síntese

Páginas: 45 a 46

 

EFFECT OF MIDDLE EAR INFECTION UPON THE PNEUMATIZATION OF THE MASTOID: AN EXPERIMENTAL STUDY IN PIGS

Autor(es): Roberto Martinho da Rocha

EFFECT OF MIDDLE EAR INFECTION UPON THE PNEUMATIZATION OF THE MASTOID: AN EXPERIMENTAL STUDY IN PIGS. Esaki, S.; Aoki, K. and Honda, Y - Laryngoscop4 96:April, 1986.

Os autores apresentam o problema de falta de pneumatização da mastóide em caso de infecção crônica, lembrando a controvérsia entre a teoria de Goto e Diamant, que considera a questão como congênita, e a teoria de Wittmak, inflamatória.

A experiência foi realizada com 13 leitões. Depois de sete dias de nascimento, ainda com imaturidade do sistema pneumático da mastóide, foram realizadas as seguintes provas: num primeiro grupo a tuba foi obstruída para criar pressão negativa na caixa do tímpano; num segundo grupo foi criada perfuração timpânica e insuficiência tubária.

Dois animais foram mortos acidentalmente pela mãe, aos 13 e 21 dias respectivamente, após a experiência iniciada. Os 11 restantes foram sacrificados após 164 e 180 dias, quando estavam atingindo o desenvolvimento adulto.

Saber se a falta de pneumatização é de natureza congênita ou secundária à inflamação é importante do ponto de vista clínico. O estudo demonstrou que o processo que impede a pneumatização está ligado a alterações metabólicas do tecido ósseo existente sob o epitélio das cavidades do ouvido médio e da mastóide, causadas por constantes alterações inflamatórias do mesmo epitélio de revestimento. Para criar contínua infecção do ouvido médio no primeiro grupo foi feita apenas obstrução tubária, como se fosse numa otite média secretora humana, e a redução da pneumatização foi apenas um pouco diminuída. No segundo grupo foi criada infecção grave do ouvido médio, mais obstrução tubária e vi perfuração timpânica, como se fosse uma otite média crônica supurada humana, observando-se acentuada redução na pneumatização.

O trabalho conclui que o grau de pneumatização é relacionado com o grau e duração das condições inflamatórias do ouvido médio durante a fase de desenvolvimento da mastóide. O crescimento vai de zero a seis meses depois do nascimento em porcos e de zero a 15 anos no organismo humano.

Ficou demonstrado que o crescimento da pneumatização da mastóide está intimamente ligado ao persistente estado inflamatório, como ocorre na otite média crônica supuratíva e otite média secretora, existentes nos estágios iniciais de crescimento dos doentes.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial