Versão Inglês

Ano:  1955  Vol. 23   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - ()

Seção: Várias

Páginas: 31 a 33

 

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALERGIA

Autor(es): -

De 6 a 13 de Novembro de 1955 no Hotel Quitandinha - Petrópolis

Promovido pela Sociedade Brasileira de Alergia - Patrocinado pela Associação Internacional de Alergia

Promovido pela Sociedade Brasileira de Alergia e patrocinado pela Associação Internacional de Alergologia, será realizado, de 6 a 13 de novembro de 1955, no Hotel Quitandinha, Petrópolis, o II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ALERGIA. Estarão presentes no importante certame os vultos mais notáveis da especialidade, entre êles os convidados de honra: Sir. Henry Dale (Ingl.), Jimenez Diaz (Esp), Hans Selye (Canadá), Pasteur Valery Radot (França), Bernardo Houssay (Arg.), Marion Sulzberger, Louis Schwartz, S. Feinberg, Fred Wittich (EE. UU.) e Umberto Serafini (Itália).

O temário constará de comunicações livres - que permitirão a todos os médicos apresentar trabalhos sôbre qualquer ramo de alergia - e de simpósios - onde os mestres de alergologia apresentarão seus trabalhos e experiencias, possibilitando o Congresso, assim, excelente atualização, de conhecimentos conforme se depreenderá do temário estabelecido:

1 - HISTAMINA E MECANISMO DAS REAÇÕES ALÉRGICAS (Histamina, seu metabolismo e seu papel na Alergia; Libertadores de histamina; Substâncias anti-histamínicas).
5 - ALERGIA dermatologia (Alergia Dermatologia; Dermahematológicas a drogas).
3 - IMUNOLOGIA E ALERGIA (Composição química de antígenos e anticorpos; Técnica quantitativa imunológica, aplicada à Alergia).
4 - ASMA (Fisiopatologia de paciente asmático; A morte pela asma; Asma climática).
5 - ALERGIA DERMATOLÓGICA (Alergia Dermatologia; Dermatite industrial e por contato).
6 - HELMINTÍASES.
7 - LEPRA E TUBERCULOSE.

A Comissão organizadora do Congresso promoverá cursos de extensão universitária sôbre alergia dermatologia, asma brônquica, alergia otorrinolaringológica e imunologia, cujos programas, a cargo daqueles ilustres visitantes, serão divulgados oportunamente.

Quaisquer outras informações e esclarecimentos serão prestados, com prazer, pela SECRETARIA GERAL DA COMISSÃO ORGANIZADORA - Av. Rio Branco, 277 - 9.° and. grupo 904 - Rio de Janeiro.

E. Brum Negreiros (Presidente)

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÔLICA FACULDADE DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO

Gabinete do Diretor - Rua São Clemente, 240 - Rio de Janeiro

Á Revista Brasileira de Oto-Rino-Laringologia

Peço o obsequio de noticiar nessa apreciada Revista, que acaba de ser criada pela Pontifícia Universidade Católica, a Faculdade de Aperfeiçoamento Médico. Destina-se esta organização a ministrar cursos para médicos de especialização, aperfeiçoamento e atualização nos varios ramos da medicina.

Os cursos conforme a sua natureza terão a duração de oito dias a vinte e quatro meses e terão início ainda no corrente ano.

A Secretaria da Faculdade, à rua São Clemente 240, está à disposição dos Snrs. interessados para maiores informações.

Cordiais saudações
Dr. Rubem Amarante (Diretor)

4.ª REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS SOCIEDADES DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA E BRONCO ESOFAGOLOGIA

COMISSÃO EXECUTIVA

PRESIDENTE: - Prof. Arthur de Sá
VICE-PRESIDENTES: - Prof. J. Andrade Médicis; Prof. Artur Moura; Dr. Alderito da Fonte
SECRETÁRIO GERAL: - Prof. Geraldo de Sá
1.º SECRETARIO: - Dr. Waldir Cavalcante
2.º SECRETÁRIO: - Dr. Ernani Bergamo
TESOUREIRO: - Dr. J. Menezes de Lima
VICE-TESOUREIRO: - Dr. José Souto

ESBOÇO DE PROGRAMA

DIA 7 DE OUTUBRO DE 1955: de 12 às 18 horas: Inscrições. 20,00 horas: Inauguração da 4.º Reunião,

DIA 8 DE OUTUBRO DE 1955: 9,00 horas: 1.º Tema Oficial: Radiologia em Oto-rino-laringologia. Radiodiagnóstico em Oto-Rino-Laringologia. 14 às 17 horas: Pequenos Cursos. Inscrições a receber.

DIA 9 DE OUTUBRO DE 1955: 9,00 horas: 2.° Tema Oficial: Cefaléas em Oto-rino-laringologia. 14 às 17 horas: Pequenos Cursos. Edifício Duarte Coelho. 21 horas: Encerramento e escolha da sede e os temas para a próxima reunião.

DIA 10 DE OUTUBRO DE 1955: Passeio a Paulo Afonso: opcional e sob responsabilidade privada. A viagem será de avião Douglas, partirá do Recife às 7 horas e regresso às 16 horas. Durante a estadia em "Paulo Afonso" será servido almoço. A parte social está sendo estudada e posteriormente será dado conhecimento aos participantes. Em nenhuma solenidade será exigido traje a rigor.

Prof. GERALDO DE SÁ - Secretário Geral.
Dr. T. MENEZES DE LIMA - Tesoureiro.

Edifício Duarte Coelho
Bloco C - s. 704
Recife - Pernambuco.

REVISTA BRASILEIRA DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA

Com o presente número, entra a "Revista Brasileira de oto-rino-laringología" no seu 23.º ano de publicação e, apesar de inumeras dificuldades encontradas nessa longa jornada, esforçaram-se os seus Diretores para que ela estivesse sempre em posição de destaque e representando condignamente a Oto-Rino-Laringologia nacional.

Resolveram agora os seus antigos Diretores chamar gente nova e entusiasta para a direção da Revista e assim convidaram para Diretor-Chefe, o Dr. J. E. de Rezende Barbosa, atual Chefe do Serviço de O.R.L. do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo e para Diretores os Drs. Antonio Corrêa, Fabio Barreto Matheus, Jorge Fairbanks Barbosa e Mauro Candido de Souza Dias, - todos especialistas de renome em nosso meio e assíduos colaboradores desta Revista.

Os Drs. Mario Ottoni de Rezende e Homero Cordeiro figuraram apenas como fundadores e supervisores.

Com uma Diretoria assim formada, está a "Revista Brasileira de Oto-Rino-Laringologia" de parabéns, e muito lucrará com a orientação que lhe será dada por esse grupo de especialistas de escól.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial