Versão Inglês

Ano:  1946  Vol. 14   Ed. 6  - Novembro - Dezembro - ()

Seção: Editorial

Páginas: 441 a 444

 

Prof. Dr. ELISEO V. SEGURA

Autor(es): Antonio Vicente de Azevedo

No dia 14 de Setembro ultimo, faleceu em Buenos Aires o notavel Professor argentino Dr. Eliseo V. Segura.

Personalidade de larga projeção nos meios especialisados de seu paiz, teve o condão de irradiar a sua merecida notoriedade alem das fronteiras de sua terra natal, grangeando para seu nome respeito e admiração, não só no continente americano, como em varios paizes da Europa, onde suas pesquizas cientificas e seus metodos cirurgicos tornaram-se conhecidos e adotados.

Espirito clarividente e avançado, prodigiosamente dinamico, pôde ser contado entre os pioneiros da moderna oto-rino-laringologia na America do Sul. De fato, ha mais de meio seculo, precisamente em 1895, creou o serviço da especialidade no Hospital Rawson, em Buenos Aires.

Em sua longa e fecunda carreira profissional conquistou todos os louros que podem honrar a um cientista. Inda agora, antes do seu brusco desaparecimento, aprestava-se para presidir ao Congresso de Chicago. A presidencia honoraria deste certamen fôra-lhe conferida em atenção "à sua destacada atuação cientifica e por ser o decano dos oto-rino-laringologistas americanos". A exemplo deste titulo, citar-se-iam outros muitos, conferidos em sina homenagem nos mais prestigiosos centros cientificos do mundo. Bem merecia todos esses galardões. Infatigavel pesquisador, dotado de solidíssima ilustração geral e especialisada, pontificou, sempre acatado, nos meios medicos da republica irmã. Com raro brilho ocupou a catedra universitaria por mais de 30 anos.

A vocação didatica era um dos seus muitos apanágios. Jamais olvidarei algumas aulas magistraes que tive a ventura de assistir. Jamais me esquecerei da sua aprimorada tecnica cirurgica. Permití-me prestar o depoimento do meu testemunho pessoal. Ao ver o Professor Segura operar, tinha-se a impressão do desenrolar de uma cerimonia religiosa, revestido o sacerdote da sua alva liturgica - o avental. Nenhum gesto desperdiçado. Os movimentos pareciam lentos, no entanto tão certos e tão exatos, que, na realidade resultavam rapidos. Os tempos operatorios se sucediam tão nitidos e preciosos que antes pareciam o folhear de paginas ilustradas d'um tratado de cirurgia!

A par da tecnica, os dotes da ciencia. A servir de cupula dourada, um grande coração. Sua voz lenta e grave, ao mesmo tempo carinhosa e paternal, já por si era persuasiva. Primoroso orador, sóbrio na forma como um britanico, e de vôo alto, mercê de sua generosa alma latina, a todos encantava prendendo a seus labias todos os olhares, e fazendo vibrar unisonos os corações dos seus ouvintes.

Assim ainda o vimos ha menos de dois anos, no Congresso de Montevideu. Grande amigo do Brasil e dos brasileiros, fazia questão de acolher com fidalguía a todos os especialistas patricios que fossem a Buenos Aires, prodigalisando amabilidades que jamais olvidaremos. Muitos de nós tivemos a honra de sermos recebidos para um banquete em sua belíssima residencia, onde com sua cativante esposa, ambos a lídima expressão da nobreza argentina - nos cumularam de gentilezas. Ao ver o Mestre em seu lar, ambiente requintado de arte, compreendemos ao vivo aquele dito de Grasset: "Le vrai medecin doit être un savant ndoublé d'un artiste." O professor Segura assim o era.

Sua obra cientifica é vastissima. Contam-se às dezenas os estudos, as pesquizas, as monografias, os metodos cirurgicos, as inovações de tecnica. Cumpre porem destacar a via transseptal para as intervenções na hipofise, que alhures quizeram tirar-lhe a primazia. Estudou a fundo as insuficiencias respiratorias nasaes e o tratamento das sinusites, E não houve um escaninho siquer da especialidade que não ilustrasse com o seu saber e experiencia.

Homem de fé, acreditava na sua força, e soube na pertinácia do labor constante e fecundo fazer da sua vida um exemplo estupendo.

Por ocasião da sua morte, foram-lhe tributadas as mais sentidas e merecidas homenagens.

A REVISTA BRASILEIRA DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA, em nome dos otorrinolaringologistas brasileiros, associa-se ao profundo pezar que enlutou a Argentina com a perda de um dos seus filhos mais ilustres, o inesquecível, Prof. Segura, gloria da cultura latino-americana.

S. Paulo, dezembro de 1946.

Antonio Vicente de Azevedo

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial