Versão Inglês

Ano:  1944  Vol. 12   Ed. 6  - Novembro - Dezembro - ()

Seção: Várias

Páginas: 437 a 438

 

VI ° CONGRESSO PANAMERICANO DE TUBERCULOSE

Autor(es): -

NOTÍCIA E JUSTIFICAÇÃO DÊSSE CERTAME QUE SE REALIZARÁ NA CAPITAL CUBANA

Com espírito de cooperação, damos aqui publicidade à seguinte rota sôbre o VI.° Congresso Panamericano de Tuberculose, que nos foi enviada pelo Dr. Juan J. Castillo, Presidente da U. L. A. S. T. e dêsse Congresso, que sé reunirá em dezembro próximo, na legendária Havana, Capital de Cuba.

Além dos temas livremente escolhidos, haverá as seguintes questões oficiais:
Primeira: - "Posição da Vacina B. C. G. na profilaxia da tuberculose", cujo relator será o ilustre tisiólogo Dr. Alberto Sánchez de Fuentes, secretariado pelo Dr. José F. Ferrer.
Segunda: - "Formas de aparecimento da Tuberculose" - Relator - Dr. Juan R. Meneia; Secretário - Dr. Guerrero.

Terceira: - "Sistemática do tratamento das Cavernas" - Relatos - Dr. Modesto A. Manas; Secretário - Dr. Nicasio Cárdenas.

Quarta: - "Medidas que, devem implantar-se para evitara difusão e aumento da doença, durante e depois da guerra" - Relator - Prof. Dr. Alfredo Antonette.

Ocorrem à mente, nesta altura, as seguintes perguntas: "Por que haverá Congressos. Panamericanos de Tuberculose,?" "É, por acaso, a tuberculose uma doença tão terrível que haja dominado o mundo?" "Por que sempre, ao falarmos da tuberculose, dizemos ser uma doença médico-social universal, que exige o concurso de tôda a sociedade para sua exterminação?"

Para que o leitor faça um juizo próprio, imagine acompanhar-nos pelo longa caminho da América, desde o Alasca até a Terra do Fogo, passando pela :cidade mais austral do mundo, Magalhães, e notaremos os mesmos ideais, os mesmos anelos, as mesmas causas, os mesmos propósitos em todos o americanos, mas, também, as mesmas ruínas produzidas pelo mbrtifero bacilo da tuberculose.

280 milhões de habitantes tens a América, com 40 milhões de quilometros quadrados ou seja, quatro vezes a extensão dia Europa. O bacilo da tuberculose penetrou e se propagou em nossas sociedades, em nossos povos, em nossas juventudes, existindo 70 % de americanos infectados. O que represente isto? Mais de 180 milhões de indivíduos. Já parasitados, já infectados, portadores do bacilo da tuberculose.

Infecção não significa doença, mas, significa um perigo para nossas povoações, pois a experiência e os estudos comprovaram que cada 500 pessoas infectadas produzem um tuberculoso, e cada 9 tuberculosos, um morto por esta doença.

Com uma simples operação aritmética reportaremos êstes dados. à América e veremos, assim, a obrigação em que estamos de defender nossas juventudes, nossos povos, nossos irmãos, nossas espôsas, e nossos pais, ameaçados pelo terrível micróbio.

Recordando às estatísticas, verificaremos que, em cada cem mil habitantes, no Canadá, 53 morrem de tuberculose; nos Estados Unidos, 47; em Cuba, 100; na Argentina, 101; no México, 125; no Uruguai, 118; n.º Chile, 250

Mais adiante, porém, encontraremos um índice terrível que, para ser pintado -em tôda a sua realidade,, exigiria as côres tenebrosas da, tragédia! Guayaquil, no Equador, apresenta 630 mortos em cada cem mil habitantes, a Venezuela, 361, e Porto Rico 2601 Cifras parecidas, notam-se em Caracas, em Bogotá, em Santiago do Chile, em Calao e nas principais cidades de nossa América.

Quer quer isso dizer? Em números redondos, mais de cento e oitenta milhões de pessoas infectadas; meio milhão de mortos anuais, quatro e meio milhões de doentes prostados, invalidados pela tuberculose.

Eis as êausas, dolorosas e terríveis, mas evidentes e certas, queobrigam a celebração de Congressos Nacionais e Panamericanos de Tuberculose, e justificaram a constituição da "União Latino-Americana de Sociedades de Tisiologia", para dominar a tuberculose, pára extermina-la, solicitando, entretanto, o concurso de todos os homens de boa vontade.
Este congresso realizar-se-á de portas abertas: todos os médicos das Américas estão cordialmente convidados a vir trabalhar e colaborar com todas ais fôrças que, dispuserem.
Ademais do caráter científico de tão magno certame, os médicos e suas famílias terão uma oportunidade turística excepcional, já que lhes. serão oferecidas todas as facilidades para conhecer Cuba, país que por seu, espirito de progresso e por ser o mais jovem nas fraternidade americana, não deixa de ser rico de tradições,e encantadores pesseios.
Para informações adicionais, (hoteis, redução de tarifas, etc.) os interessados deverão dirigir-se ao Dr. Juan J. Castillo, Presidenta do. VI.° Congresso Panamericano de Tuberculose, Havana, Cuba.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial