Versão Inglês

Ano:  1955  Vol. 23   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - ()

Seção: -

Páginas: 12 a 17

 

COLUMELONEOPLASTIA

Autor(es): Drs. ROBERTO FARINA (*)
SERGIO PAULA SANTOS (**)
HIRDONWAY BATISTA (**)

A columela, sub-septo ou septo móvel pode ser sede de certas molestias ou traumas que provocam a sua destruição, tais como Ca, lupus, M. H., blastomicose, leishmaniose, etc. No nosso meio a leishmaniose é a maior responsável por essa deformidade. A destruição, raramente limita-se à columela. Mais frequentemente, o septo, as asas do nariz e o proprio dorso são atingidos ao mesmo tempo. Columela excessivamente curta e mesmo ausente encontramos no labio leporino bilateral total.

A destruição da columela apesar de constituir perda de proporções pequenas traz profundas modificações da morfologia nasal e portanto da estética facial.

Compreende-se que repercussões psíquicas não se fazem esperar e muito menos o interesse do doente pela correção.

Varios metodos podem ser empregados na preparação da columela (1-2) dependendo da extensão da perda de substancia: enxerto livre condro-cutaneo do pavilhão auricular, retalho tipo biológico (pré-auriculo-frontal), retalhos naso-labiais, naso-geniano labiais verticais medianos e horizontais, retalhos da margem do nariz e outros.

Temos empregado dois metodos principais: o tubular e o dos retalhos simples. A nossa preferencia recai sobre estes.

Quando empregamos os primeiros, confeccionamos o tubo de Gillies-Filatof na região correspondente ao sulco naso geniano. Quando empregamos os retalhos, eles são retirados do labio superior, da sua porção mediana, isto é do filtrum propriamente dito.

COMENTARIOS

Nestas reparações os retalhos têm sobre os tubos uma serie grande de vantagens. Assim a columeloneoplastias reduz-se a duas pequenas intervenções: 1) confecção e transplante do retalho labial mediano (com pediculo em correspondência com o limite mucocutaneo) para a ponta do nariz; 2) Secção do pediculo (20 a 30 dias mais tarde) e sutura do retalho em posição adequada no limite entre labio e assoalho do nariz.

Essa intervenção não deforma o labio superior, quando muito acentúa o arco de cupido e dá maior projeção ao labio superior. A superfície cruenta do retalho epitelisa-se expontanea e rapidamente.

Os tubos de Gillies-Filatol ainda que nos propiciem bons resultados, apresentam em relação aos retalhos, uma serie de desvantagens: 1) são necessarias quatro intervenções ao todo (confecção
do tubo - autonomisação - transplante - secção do pedicuro) consumindo-se no mínimo 60 dias; 2) a cicatriz é inestetica porque ainda que coincida com o sulco naso-geniano, este fica cirurgicamente alongado, contrastando com o do lado oposto. Em alguns casos, uma 5.ª intervenção impõe-se afim de adelgaçar o tubo transplantado (retoque).

CONCLUSÕES

Dos comentarios feitos, conclui-se que nas columeloneoplastias os retalhos labiais medianos representam metodos mais simples e econômico em relação aos tubos de G. F.. O resultado final (no que tange a columela) que podemos obter com ambos os metodos é mais ou menos o mesmo. No que se refere às alterações da arca doadora, os tubos perdem para os retalhos.


Fig. 1 - Perda total da columela (leishmaniose). Correção com tubo de G. F. naso-geniano.


Fig. 2 - Perda total da columela e parcial da ponta do nariz (leishmaniose). Correção com tubos de C. F. Naso-gemano.


Fig. 3 - Perda total da columela (leishmaniose). Correção com retalho labial mediano.


Fig. 4 - Perda total da columela (leishmaniose). Correção com enxerto labial mediano.


Fig. 5 - Perda total da columela (leishmaniose) Correção com retalho labial mediano.


Fig. 6 - Perda total da columela e parcial da porta do nariz. Correção pelo metodo italiano (retalho braquial).


SUMARIO

Os autores estudam rapidamente a reparação das perdas totais da columela apontando dois metodos principais: o dos retalhos labiais medianos e o dos tubos de Gillies-Filatof. O autor prefere empregar os retalhos nestas neoplastias apontando uma serie de razões nos seus comentarios.

SUMMARY

The repair of total loss of the columella is briefly studied by the author who suggests the two following methods: the lip flaps (philtrum advanced method) and the naco-labial tubed pedicle.

In these repairs the author prefers the philtrum advance method. He points out in his remarks the advantages of the method.

BIBLIOGRAFIA

1) BROWN, J. B. e McDOWELL, F. - Plastic Surgery of the Nose. Thc C. V. Mosby Company. St. Louis, 1951.
2) GILLIES, -H, - The Columella. Brit. J. of Plastic Surg. 2,3; 192-201, Oct. 1949.

(1) Encarregado da seção de Cir. Plastica e Reparadora da Clinica O.R.L. (Serviço do Prof. A. de Paula Santos) da Faculdade de Medicina da Univ. de São Paulo, Hospital das Clinicas.

(2) Médicos da Seção de Cir. Plastica e Reparadora da Clínica O.R.L. (Serviço Prof. A. de Paula Santos) da Faculdade de Medicina da Univ. de São Paulo, Hospital das Clínicas.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial