Versão Inglês

Ano:  1934  Vol. 2   Ed. 4  - Julho - Agosto - (10º)

Seção: Várias

Páginas: 363 a 364

 

VÁRIAS

Autor(es): -

Prof. Alfonso Poppi (1872-1934)

Com a morte do Prof. Alfonso Poppi, perde a oto-rino-laringologia italiana um dos seus grandes representantes. Dotado de lucida inteligencia, era o Prof. Poppi um incansavel pesquisador. Notaveis são os seus trabalhos sobre a patogenese da nevrite otica retro-bulbar e sobre as relações entre o adenoidismo e a hipofise.

Reuniu suas idéas em um livro publicado em 1911, "A hipofise cerebral e faringéa e a glandula pineal em patologia. De uma provavel etiología primitiva comum a varias formas mórbidas".

Em 1921 contribuiu para o n.º 2 das «Monographies Otorhino-laringologiques Internationales» com o interessante trabalho "Considerações patologicas e terapeuticas sobre a hipertrofia da amigdala faríngea", no qual afirmou a necessidade de se considerar o problema do adenoidismo de um modo solido e integral, e enquadrá-lo na endocrinología.

XXX.º Congresso da Sociedade Italiana de O. R. L.

Este Congresso terá lugar nos dias 6, 7 e 8 de Setembro na cidade de Padua. Os relatorios oficiais são os seguintes: 1.º) "Cirurgia do etmoide". Relatores: Prof. P. Carcò, G. Lugli
e M. Silvani. 2.º) "O tecido linfatico e sua importancia na genese da tuberculose laríngea". Relatores: Prof. R. Motta, G. Salvadori e V. Tanturri.

Congresso de 1934 da Sociedade Francesa de O. R. L.

Sob a presidencia do Prof. Lemaitre, reunir-se-a nos dias 16, 17, 18 e 19 de Outubro proximo, em Paris, o Congresso de 1934 da Sociedade Francesa de O.R.L. São têmas oficiais do Congresso: 1º) "Supurações perifaringo-laringeanas". Relatores: Drs. Truffert e Viela. 2º "Ouvido e acidente de trabalho". Relator: Dr. Caussé.

Prof. Pedro Regules

De passagem por S. Paulo, deu-nos o prazer de sua visita, o ilustre oto-rino-laringologista uruguaio, Prof. Agregado Dr. Pedro Regules, de Montevidéo, onde tambem é redatôr-chefe dos "Anales de Oto-Rino-Laringología del Uruguay".

Durante sua amistosa palestra, mostrou-se o Prof. Regules interessado na maior aproximação e intercambio cientifico entre os especialistas dos dois paizes amigos.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial