Versão Inglês

Ano:  1934  Vol. 2   Ed. 2  - Março - Abril - (11º)

Seção: Revista de Livros

Páginas: 185 a 187

 

VOLUME JUBILAR

Autor(es): A. Bovero.

VOLUME JUBILAR (SCRITTI MEDICI), em honra do Prof. U. CALAMIDA (no XXV ano de Primariato no "Ospedale Maggiore" de Milão). Archivio italiano di Otologia, Rinologia e Laringologia. Vol. XLV, 1933.
(50 Trabalhos; pgs. 822, Retrato, Pranchas. Graficos).

O grosso e luxuoso volume é uma homenagem, tanto digna quanto merecida, ao "Mestre carissimo de Oto-rino-laringologia no Atenêo milanês, no qual, em um côro afetuoso; Amigos, Discípulos e Colegas testemunham a CALAMIDA a deferencia e a admiração profunda pela sua longa e proficua obra de estudioso e de pratico, de homem de coração e de doutrina.

Disse homenagem digna e merecida, porque CALAMIDA levou na sua vida de infatigavel trabalhador, tambem uma grande luz de sabedoria e de bondade, e neste Volume, é significativo o fato não frequente; e que tem o valor de um afectuoso plebiscito, que ao lado da fileira valorosa dos especialistas italianos, figuram, entre os colaboradores, bom numero de outras nacionalidades: francêses, alemãis, hungaros, austriacos, polacos, belgas, hespanhois e norte-americanos.

O Volume contem 50 trabalhos, varios dos quais verdadeiramente notaveis, de carater monografico. Quasi a recordar as etapas, por vezes as voltas, da fructuosa operosidade de CALAMIDA, tais trabalhos, sempre mantendo-se no terreno da especialidade, passam da Anatomia e Histologia normais e da Embriologia á Anatomia e Histologia patologicas e á Bacteriologia da Fisiologia experimental á Tecnica cirurgica, á Semeiologia, á Historia da especialidade e ás moléstias profissionais. E' pois, naturalmente, bem compreensivel que o maior numero de trabalhos se refira a contribuições clinicas, corroboradas frequentemente por todas as pesquisas colateraís de laboratorio.

De Anatomia e de Histologia normais são para considerar ps trabalhos: de BILANCIONI, sobre a arteriografia da região do ouvido interno; de RUBALTELLI, sobre a inervação do laringe; de TRIMARCHI, sobre o espaço perilinfatico do vestibulo do ouvido interno humano; de v. EICKEN (Berlim), sobre as osteomielites do craneo de origem rinogena; de RUGANI, sobre as células de particular diferenciação da região tonsilar.

Estudos de Fisiologia são os de LASAGNA, sobre as lesões labirinticas experimentais nos peixes; de CORNELLI, sobre a suposta funcção endocrina das tonsilas; HEYNINX (Bruxelas) sobre a fisiologia do olfacto.

De Anatomia patologica são os: de FAIREN (Saragossa), sobre um embrioma laringeo e sobre um caso de fíbromas multiplos do esofago; de LEMAITRE (Paris), sobre a Anatomia patologica dos cistos radiculo-dentarios. De Bacteriologia, os de CIARDULLO sobre a flora das primeiras vias respiratorias e de DONADEL, sobre os cocus patogenos das otites medias purulentas agudas.

Um grupo de trabalhos pode ser considerado por pesquisas orientadas para fins semeiologicos e diagnosticos, como os de BRUZZI, sobre a reacção de Davis in Otorinolaringologia; de CARNEVALERICCI, sobre a gastroscopia; RICHERI, sobre o exame em patologia auricular por meio SANGIOVANNI, sobre STEFANINI, sobre as pedio-ovalar.

Contribuições mais propriamente clinicas, no sentido lato, se referem ás tonsilas: ALAGNA, sobre as indicações de cirurgia tonsilar; CANUYT (Strasburgo), sobre a tecnica da amigidalectomia total com um seu processo operatorio especial; A. DELLA VEDOVA, sobre o estado actual da electrocoagulação das tonsilas; GIUSSANI, sobre a tonsilectomia a quente nos abcessos peritonsilares; LAS KIEWICZ (Poznan), sobre a morfologia dos abcessos peritonsilares e retrofaringeos.

Para a patologia e para a clinica das primeiras vias respiratorias, interessando a especialidade, encontram-se ainda as contribuições de: SANVENERO-ROSSELLI, sobre os traumas do nariz; TENAGLIA, sobre as alterações das ditas vias nas operarias das manufacturas de tabacos; TAPIR (Hespanha), sobre a angina herpetica; de VIGANONI, sobre a febre de feno; de CUSATELLI, sobre as sinusites lueticas; GANDINI, em torno da localisacão nasal da sifilis adquirida ou hereditaria; FERRERI, sobre a osteite condensante etmo-esfenoidal postozenosas; MALAN, sobre os tumores malignos etmoido-maxilares; SARGNON (Lyon), sobre as formas clinicas, diagnostico e tratamento dos tumores clinicamente malignos do nasofaringe; de BURATTI, sobre a contagiosidade e terapeutica dos papilomas laringêos; NICOLAI, sobre a recidiva de um epitelioma depois de 14 anos; TORRINI, sobre o edema agudo flictenular do faringe por absorpção de bismuto. Por fim merece nota particular o trabalho de tipo monografico de PERONI (Clinica de Ch. JACKSON, Filadelfia) sobre os tumores benignos dos bronquios.

Para a clinica mais acentuadamente otoiatrica, apontam-se os trabalhos de NEUMANN (Viena) e de PIETRANTONI sobre as meningites de origem otogena; de PALLESTRINI, sobre os abcessos retropetrosos de origem otitica, de BRUNETTI, sobre as osteomastoidites agudas gripais com paralisia do VII.º; de KHANBEGHIAN, sobre a sintomatologia e patogenese das mastoidites latentes; de PIAZZA, sobre um caso de abcesso cerebelar de origem otitica, operado e curado; de CALICETI, sobre os sindromos vertiginosos do labirinto; de MONTI, sobre um caso de fratura do rochedo; de BOURGEOIS (Paris), sobre o angioma do ouvido medio; de CASADESUS (Barcelona), sobre a sua tecnica para agredir o golfo da veia jugular interna.

Completam a já longa lista: a exposição de TORRIGIANI, sobre a radio-cirurgia dos tumores hipofisarios; uma nota de TRAINA sobre um caso de tromboflebite septica do seio cavernoso por flegmão peritonsilar; algumas notas e observações sobre os surdomudos, de CIURLO; e uma breve nota historica sobre o primeiro tratado de Otologia em lingua hungara, por obra de KELEMEN (Budapest).

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial