Versão Inglês

Ano:  1934  Vol. 2   Ed. 2  - Março - Abril - ()

Seção: Trabalhos Originais

Páginas: 97 a 99

 

CORREÇÃO CIRURGICA DO NARIZ AQUILINO (1)

Autor(es): DR. J. REBELO NETO

Uma das alterações arquitetonicas mais comuns do nariz é constituida pelo nariz aquilino, nariz giboso, hiper-convexo, vulgarmente chamado "nariz de papagaio".

Quasi sempre malformação congenita, de tipo familiar, outras vezes é produzido ou exagerado por um traumatismo. podendo acompanhar-se, neste caso; de obstrução nasal, a ponto de dificultar ou impedir, mesmo, a respiração nasal.

O tratamento da deformidade deve, assim, obedecer ao duplo criterio funcional e estetico.

Manda o criterio funcional restituir a permeabilidade nasal. Conseguido o amplo arejamento das fossas nasais, cuidar da operação estetica.

Ao lado das formas puras de aquilinismo, ha formas mixtas em que, alem da gibosidade, ha outras malformações, dentre as quais salientam-se: a) ponta do nariz fortemente caída (nariz semitico); b) desvio lateral do nariz; c) proeminencia do labio superior que, visto de perfil, parece iniciar-se na ponta do nariz; d) defeitos das narinas e do septo.

A correção dessas varias formas será executada obrigatoriamente por via endo-nasal, de molde a não deixar a menor cicatriz exterior, cutanea..

Costumamos colher uma documentação iconagrafica o mais demonstrativa possivel. Fotografia de frente e de perfil e modelagem da face. Graças a esta modelagem é possivel proceder á sua inspecção durante o ato operatorio, num momento em que os tecidos males estão infiltrados, dando ao cirurgião um guia seguro sobre o quantum a resecar.

A tecnica da desobstrução, primeiro tempo obrigatorio, será executada consoante os principios correntes da oto-rinología, desde a simples redução da mucosa dos cornetos pela galvano cauterisação, até a amputação destes ou á resecção sub-mucosa do septo nasal. Lograda a completa cicatrização, isto, cêrca de um mês depois da primeira, passar-se-á á operação, seguinte.

A insensibilização será perfeita, de toda a piramide nasal, por embebição e infiltração.

A tecnica cirurgica propriamente dita varia, conforme a abertura do angulo formado pelas duas faces nasais. Nos narizes muito afilados, basta resecar a parte gibosa. Esta manobra será acrescida do seu afilamento, quando houver alargamento da base.

Para obter a correção do primeiro tipo, proceder do seguinte modo:

Incisão ao nivel da margem inferior da cartilagem triangular, em ambos os lados, descolamento do revestimento cutaneo, descolamento do periosteo, secção da giba por meio de finas serras em baioneta, para o esqueleto osseo, regularização das arestas por meio de limas. Pequenos retoques ultimarão a correção. Um dos mais frequentemente necessarios consiste em evitar o prolapso do lobulo, por meio de uma resecção de tamanho conveniente na altura da cartilagem triangular.

Para o afilamento do nariz é preciso, alem de resecar a giba, proceder á mobilização das faces laterais do nariz, o que se alcança com um traço de serra na altura das apofises montantes do maxilar superior (osteotomia basal).

As deformações, que sóem complicar o aquilinismo serão tambem eliminadas, como, por exemplo, a resecção da espinha nasal anterior quando o labio superior fôr muito proeminente (fig. 4) ou mediante o levantamento da ponta e suspensão do sub-septo, no nariz semitico (fig. 5), correção do desvio lateral ou dos defeitos lobulares, etc.
Todas essas manobras serão executadas, repetimos, pela face interna, endo-nasal; da piramide nasal, não deixando, portanto, a menor cicatriz denunciadora.

A operação, simples em si, tem de ser orientada por um fino senso estetico. A forma do dorso nasal, por exemplo, ha de ser modelada de acôrdo com a conformação geral da face.

Nota - Os casos que ilustram a comunicação, todos da nossa clinica particular, foram modelados em cêra antes e depois da operação. O resultado post-operatorio foi registrado, no minimo, quatro mêses depois da intervenção. Exceptua-se, apenas, o da fotografia 4A, tirada oito dias depois da operação. A paciente da fotografia 1 foi operada em sessão especialmente dedicada aos membros do recente Congresso Medico Paulista.



Figs. 1, 1 A



Figs. 2, 2 A



Figs. 3, 3 A,



Figs. 4, 4 A



Figs. 5, 5 A.


Legenda das fotografias

Figs. 1, 2, 3, 1A, 2A e 3A - Correções obtidas resecção endo-nasal da gibosidade.
Fig. 4 - Proeminencia da piramide nasal e do labio superior.
Fig. 4A - Retirada da gibosidade e recuo do labio superior por meio da resecção da espinha nasal anterior.
Fig. 5 - Nariz aquilino, tipo semítico, com prolapso do sub-septo.
Fig. 5A- Resecção da gibosidade; levantamento da ponta e suspensão do sub-septo.


RESUME'

DR. J. REBELO NETO - Correction chirurgicale du nez bossu.

Malformation congénitale ou acquise, d'origine traumatique, l'opération esthétique doit être réspiration nasale.

Elle peut être a) simple b) compliquée par 1'allongement de la pointe avec chute (nez juif, nez tombant, nez bourbon); c) ou par; malpositiou du chevalet osseux (nez tordu); ou par la projection eu avant de la lèvre superieure; e) ou par les déformation des orifices narinaires ou de la cloison.

L'Auteur étudie la technique employée. Toutes les incisions destinées à donner accès vers la charpante nasale doivent être strictement vestibulaires, de telle facon que leurs cicatrices soient absolument invisibles, par l'exterieur.

La résectión de la bosse doit être guidée par la conformatión, générale du visage.




(1)Comunicação apresentada á Secção de Oto-rino-laringologia da Associação Paulista de Medicina, em 17 de Fevereiro de 1934.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial