Versão Inglês

Ano:  1936  Vol. 4   Ed. 3  - Maio - Junho - ()

Seção: Notas Clínicas

Páginas: 161 a 162

 

CONTRIBUIÇÃO A "TERAPÊUTICA OTO-RIMOLARINGOLOGICA"

Autor(es): DR. PEDRO CORRÊA NETTO

Apoiado no motivo muito justo do Anapyon ser completamente inoffensivo ao tecido humano, quando todos os bons antissépticos são irritantes e causticos, julguei que ele agisse na cura da faringite, da otite, da estomatite, da piorréa, de varios afecções de péle, pelo alto poder de penetração, fagocitario e anagotoxico. Mas, si o Anapyon cura a fistula dentaria rebelde, na opinião dos mais abalisados cirurgiões dentistas, si cura a otorréa no dizer autorizado dos oto-rino-laringologistas, si cura a piorréa fazendo desaparecer o máu halito e o pús, desagregando e fazendo cair uma das manifestações mais rebeldes do sindroma piorréico - o tataro, é logico que ele atúa como antisséptico fórte.

Nesta conjuntura eu o submeti a estudos pelos acatados bacteriologistas Drs. Fleury Silveira e Walter Leser, alcançando, como se vê pelo resultado infra, sem mortificar o tecido, um coeficiente elevadissimo, não atingido por nenhum outro antisséptico, acima do qual todos os antissépticos comprometem a celula, são corrosivos:

" Laboratorio de Análises Clinicas - Drs. Gastão Fleury Silveira e Walter Leser - Rua Benjamin Constant, 29. Telef. 2-1252 - Res. Fone 5-5789 - São Paulo. - Illmo. Snr. Dr. Pedro Correa Neto - Saudações - Pela presente, vimos comunicar a V. S. o resultado da verificação do poder desinfetante do "ANAPYON", pela determinação do coeficiente carbolico, de Rideal-Waker. Organismo empregado: cultura de 24 horas em caldo, de uma unica raça de bacilo tifico, repicada cada 24 horas; antes de iniciarmos a prova, filtramos a cultura em papel de filtro, afim de remover grumos. Meio: caldo padrão de acôrdo com a formula do "Standard methods of water analysis", na quantidade de 10 cc. para cada tubo. Padrão: solução stock de fenol quimicamente puro, a 5 %, conservada em frascos escuros e diluida para a prova, em padrões de 1|80, 1|90, 1|100 e 1|110.

Temperatura: mais ou menos 20°C. Alça de inoculação: conforme o padrão americano, de fio de platina n.° 23, tendo á volta o diametro interno de 4mm.

Ressaltado - O resultado da prova é expresso sob a forma de coeficientes, com o seguinte significado:

coeficiente ótimo: acima de 3

coeficiente bom: entre 2 e 3

coeficiente regular: entre 1 e 2

coeficiente não satisfatório: abaixo de 1. Neste caso, o coeficiente encontrado foi igual a 2,4.

Conclusão - O ANAPYON apresenta um poder desinfectante "BOM", de acôrdo com a tabela de Rideal Walker. - (aa) Dr. Fleury Silveira - Walter Leser".

Pelos resultados colhidos até então posso asseverar que o Anapyon suplanta outros produtos congeneres nas seguintes afecções:

Na otite combate a dôr e a otorréa; na faringite - a dôr e a inflamação; na amigdalectomia - a dôr post-operatoria e a Hemorrhagia; extingue a afta, a gengivite, a piorréa; fixa os dentes abalados, elimina o tartaro e o máu palito.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial