Versão Inglês

Ano:  1936  Vol. 4   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - ()

Seção: Várias

Páginas: 68 a 71

 

SEGUNDA SEMANA PAULISTA DE OTO-RINOLARINGOLOGIA

Autor(es): -

Conforme tem sido amplamente divulgado, realizar-se-á entre 6 e 11 de julho proximo, sob o patrocinio da "Sociedade de Medicina e Cirurgia de S. Paulo", a "Segunda Semana Paulista de Oto-rino-Laryngologia".

Já responderam aderindo á "Semana, atendendo ao convite da sua comissão organisadora, inumeros especialistas brasileiros e sul-americanos, augurando pois uma esplendida reunião, tanto cientifica como social.

A inscrição e a relação dos trabalhos com seus respectivos titulos, poderão ser mandadas até 15 de junho proximo, a rua do Carmo, 16, S. Paulo.

A contribuição será de 20$000 por aderente.

Regulamento das sessões

1.°) As sessões da "Semana" terão lugar na séde da Sociedade de Medicina e Cirurgia de S. Paulo, instituidora do certamen, conforme a distribuição, dia e hora, previamente mencionados.

2.°) Haverá, no inicio de cada sessão, e quando houver material, uma conferencia sobre um assunto da actualidade. Estas conferencias terão a duração maxima de 30 minutos e poderão, a juizo da mesa, ser. discutidas.

3.°) A leitura, de cada tése, não deverá exceder de 20 minutos, bem como, cada membro, que a quizer discutir, disporá de 5 minutos.

4.°) São vedados os apartes, de qualquer especie, especialmente se não versarem sobre a materia em discussão.

5.°) Os que já se houverem manifestado. sobre determinado assunto, em debate, não poderão obter nova permissão pára falar sobre o mesmo, salvo caso excecional. Só o relator terá o direito de replicar depois que todos tenham falado a respeito de seu trabalho.

6.°) De cada um dos trabalhos, deverão ser apresentados, á mesa, além do original, mais 3 cópias de seus resumos.

7.°) O presidente da sessão de abertura será o da Sociedade de Medicina e Cirurgia de S. Paulo que, ao finalisa-la indicará seu substituto para a segunda e este para a terceira, e assim por diante. A sessão de encerramento será, de novo, presidida pelo presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de S. Paulo.

8.°) Os secretarios da mesa serão escolhidos pelo presidente, excéto os das sessões de abertura e encerramento, que serão os da Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo.

9.°) "averá um stenografo que tomará os debates de cada sessão e deles fornecerá, no mesmo dia da sessão, um exemplar á Secretaria da Sociedade.

10.°) Na sessão de encerramento haverá apresentação de moções, indicações etc., que após aprovação, terão os seus tramites normais, por intermedio da Secretaria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de S. Paulo.

11.°) Os trabalhos da "Semana Oto-Rino-Laringologicá , serão publicados em um numero especial do Boletim da Sociedade de Medicina e Cirurgia de S. Paulo ou em uma revista da especialidade, a juizo da Directoria da Sociedade, e de acôrdo com as bases aceitas por esta.

A Secretaria da Sociedade já recebeu até o presente as seguintes adesões:

Da Universidade de Buenos Aires: Prof. Pedro Belou; da Universidade de Montevidéo: Prof. Justo M. Alonso; da Universidade do Rio de Janeiro: Profs. R. David de Sanson, José Kós, A. Leão Velloso, Aristides Monteiro; da Universidade de S. Paulo: profs. A. de Paula Santos, Enjolras Vampré, Flaminio Favero, Raphael de Barros, Alfonso Bovero, Edmundo de Vasconcellos, Samuel B. Pessoa, Adolpho Lindenberg, Renato Locchi, Barros Erhart e O. Machado de Souza.

Na lista dos aderentes figuram ainda: Drs. A. Schmidt Sarmento, Roberto Oliva, Paulo Sáes, Sylvestre Passy, Sylvio Ognibene, J. E. de Paula Assis, Raphael da Nova, J. Mattos Barretto, Jayme Campos, H. de Paula Santos, Paulo de Faria, Ernesto Moreira, Rebelo Neto, Francisco Hartung, Mario Ottoni de Rezende, Antonio Vicente de Azevedo, Homero Cordeiro, José Julio Cansanção, Angelo Mazza, A. Camargo Penteado, Rubens V. de Brito, Antonio Perella, J. Ribeiro dos Santos, Lauro Coury, J. E. de Rezende Barbosa, Eduardo Cotrim, Oswaldo Lange, Adherbal Tolosa, J. A. Mesquita Sampaio, Henrique Mindlin, Paulino Longo, Carlos Gama, Jovino de Faria, Alfredo Soares Cabral, Antonio Pinto, David Pól Fernandes ir., Mario de Capua, Paulo de Barros Monteiro, Hugo Ribeiro Monteiro, A. Busacca, Cincinato L. Ferreira, Biaggio Gravina, todos de S. Paulo; Theophilo Falcão, de Santos; Cyro A. Silva (cirurgião-dentista), de S. Paulo.

O Presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de S. Paulo recebeu as seguintes cartas: do Prof. Pedro Belou, de Buenos-Aires, e do Prof. Justo M. Alonso, de Montevideo:

Buenos Aires, Febrero 16 de 1936.

Senor Presidente de Ia Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo

Muy distinguido Presidente:

Tengo el agrado de acusar recibo de Ia atenta invitación con que se ha servido honrarme, por su intermedio, Ia Sociedad de Medicina y Cirurgía de S. Paulo para tomar parte enla segunda semana "Oto-rinolaringologica" que se reunirá bajo los auspicios de esa Sociedad, del 6 al 11 de Julio próximo en aquella Capital.

Proximamente tendré el placer de hacer saber al Sr. Presidente el tema sobre el cual he de disertar, en La colaburación de esa segunda semana. Agradeciendo vivamente al Sr. Presidente Ia invitación con que esa distinguida Institución ha querido honrarme me complazco en saludarle con mi consideración distinguida.

(a.) PEDRO BELOU

Montevidéo, Febrero 29 de 1936

S. Presidente de Ia Sociedade de Medicina e Cirurgía de São Paulo

Dr. Mario Ottoni de Rezende

Distinguido colega:

Recibi nu att. invitación para concurrir a Ia 2.ª semana de Oto-rinolaringologia de S. Paulo, invitación que agradezco y estimo en nu alto valor.

La demora en contestar, ha sido motivada por el hecho de Ia inseguridad en que estaba de poder ir en esa fecha a San Pablo, por cuanto debo concurrir al 3.° Congreso Internacional de Oto-sino-laringologia a efectuasse en Agosto en Berlin, a cuyo Congreso he presentado un trabajo.

Hoy, ajustados loa detalles de mi viaje puedo adelantar que Ilegaré a Santos el 6 de Julio trasladándome de inmediato a San Pablo, donde permaneceré 4 o 5 dias entre mis estimados colegas brasileros.

Podria presentar ante Vds. o bien un trabajo basado en algunos casos de petrositis o bien sobre cirurjia del cáncer laringeo. Desearia me contestaran a Ia brevedad posible si conviene que sea en forma de conferencia o de trabajo, y que tiempo me es concedido para Ia exposición del tema, o de los temas (en caso que inscriba dos), mi contestación a nu carta será pecha de inmediato.

Saluda al Sr. Presidente y demás mienbros de esa Sociedad.

(a.) J. M. ALONSO

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial