Versão Inglês

Ano:  1936  Vol. 4   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - ()

Seção: Revista de Livros

Páginas: 65 a 67

 

LAURENS, AUBRY e LAMARIEY - Compendio de oto-rino-laringología - 1935.

Autor(es): -

A livraria Editora "O Globo" acaba de nos proporcionar mais uma bôa tradução. O Prof. Argemiro Galvão, catedratico da Faculdade de Medicina de Porto Alegre teve a feliz iniciativa de traduzir o "Précis d´oto-rhino-laryngologie", de autoría de Laurens, Aubry e Lamariey.

O nome de Jorge Laurens é conhecidissimo como o de um dos maiores especialistas franceses. Desde estudante nos acostumamos a manusear sua "Oto-rhino-laryngologie du médecin praticien" e, mais tarde, seu tratado de cirurgia de especialidade. As revistas francesas trazem constantemente, belos trabalhos de sua autoria.

O tradutor vem, assim nos prestar um duplo serviço: o de vulgarizar, em vernaculo, um belo volume da especialidade, que pouco possue escrito na lingua portuguesa; e o de baratear o preço do mesmo, pondo-o ao alcance de estudantes e medico policlinicos que não possam comprar os carissimos tratados especializados.

A apresentação é agradavel mas é preciso reconhecer que as radiografías e os quadros histologicos são quasi ininteligiveis, seja devido á má qualidade de papel, seja á má reprodução.

Concebido nos moldes de um compendio, o volume reveste, apesar disso, certo cunho moderno, pouco encontradiço nos livros franceses da especialidade, onde os autores usam de excessiva prudencia ao se referirem a modernas aquisições, resultando que o estudante e o medico policlinico, que não podem assinar revistas da especialidade, ficam desorientados no que se refere a esses pontos, que são justamente os que mais os interessam.

Ao contrario da tendencia da maioria de seus colegas franceses, o Dr. Laurens não hesita em citar processos e autores estrangeiros.

Alem das materias usualmente ventiladas nos tratados da especialidade, o volume se detem em certos pontos habitualmente silenciados.

Vejamos esses principais pontos:

No que se refere ao exame do labirinto, o compendio desenvolve as diversas provas classicas, não desleixando as provas de Stein, as de reação de movimento, as da deambulação, etc. e incluindo as provas de Bing e Bonnier.

O estudo do nistagmo é feito de um ponto de vista pratico, não esquecendo os cuidados para trazer as precisões indispensaveis a um exame, já de si complicado e sujeito a inumeras causas de erro.

Ha algumas paginas bem claras e ponderadas sobre a função e exame do aparelho otolitico, capitulo relativamente recente em otología e que ainda não entrou na tecnica corrente de exame clinico.

No que se refere á radiografía da mastoide, faz um rapido apanhado, que seria mais instrutivo se a parte ilustrativa fosse impecavel.

No capitulo refente a "surdezes cronicas por lesões não supurativas do aparelho de transmissão", o autor se esforça por tornar clara a terminología que, como é sabido, é anarquica nesse assunto de otología.

Diversas tentativas têm sido levadas a efeito para precisar o conceito de oto-esclerose, oto-espongiose, otite media cicatricial, otite media adesiva, otite media seca, esclerose de ouvido interno, etc. Laurens prefer seguir a terminalogía de Escat e abolir o termo oto-esclerose, que tem se prestado a tanta confusão. Aliás, esse têma por certo se beneficiará com ser discutido, agitado e reajustado em um congresso internacional da especialidade.

Capitulo utilissimo para o clinico, é o que trata dos sindromos do ouvido, onde é abordada com certa concisão, porem com muita clareza, a questão das perturbações nervosas da audição, a das vertigens auriculares e das supurações de ouvido.

Passando á rinología, o autor dedica algumas paginas a um rapido sumario sobre "As correntes de alta frequencia em oto-rino-laringología", assunto ao qual os tratados e compendios fazem escassas referências.

No capitulo das rinites hipertroficas cronicas não ha referencias aos modernos tratamentos pelas injeções esclerosantes e pela diatermia cirurgica.

Em compensação a rinite vaso-motora tem a sua etio-patogenia bem desenvolvida.

No que diz respeito ás sinusites é notavel a ausencia de qualquer menção aos banhos de luz de cabeça de Brunings, fato que aliás, não sei por que razão, se observa na maioria dos livros franceses.

As radiografias dos seios para-nasais tambem são pouco aproveitaveis, devido á má qualidade do trabalho gráfico.

Laurena não deixou de abordar a questão da dacriocistorinostomía, que tanto interessa aos especialistas e aos oftalmologistas.

Mencionemos, tambem, por fugir aos moldes habituais, a exposição sobre as complicações das sinusites latentes, assunto moderno e bem concatenado pelos autores.

Passando ao faringe, observamos aqui o que se pode notar em quasi todos os autores franceses nesse terreno - uma verdadeira estagnação. Na cirurgia das amigdalas, que constitue, por assim dizer, o pão nosso de cada dia, ainda preconisa o compendio morsegador da Ruault, a foice do mesmo autor, enquanto alude ao Sluder como "um processo delicado".

Tambem não ha referencias, ao tratamento pelo bismuto, seja das anginas não especificas, seja da angina de Vincent.

A angina monocitica, que se acha na ordem do dia, tambem não lhe merece atenção.

No que se refere ás adenoides, preconisa, ainda, a cureta triangular, quando é universalmente adotada a cureta quadrangular de Beckman, muito mais eficiente.

No que se refere á endoscopía, o livro se mostra bastante satisfatorio, utilisando-se largamente dos ensinamentos de Jackson, principalmente no que se refere aos corpos estranhos das vias aereas Nem se esquece de consagrar algumas paginas á broncografia, assunto que está em plena eflorecencia.

Algumas noções interessantes sobre os efeitos dos gazes de guerra completam esse ponto.

A parte referente á patologia do esofago, que ultimamente tanto se desenvolveu, acha-se bem esplanada, sendo digno de nota o que se refer ao megaesofago, entidade que tem sido tão bem estudada no meio paulista.

O capitulo final se refere á terapeutica termal e climatica na especialidade, mas só encara as aguas e climas franceses. Seria de desejar que fosse substituido, na edição brasileira, por um estudo sobre os efeitos doa nossos climas e águas sobre as afecções oto-rino-laringologicas.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial