Versão Inglês

Ano:  1939  Vol. 7   Ed. 3  - Maio - Junho - (10º)

Seção: Várias

Páginas: 295 a 296

 

VARIAS

Autor(es): -

PROFESSOR PEDRO BELOU

E' com sincera alegria e justo merecimento que assinalamos a comemoração das bodas de prata, em sua catedra, do eminente Professor Pedro Belou, diretor do Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos-Aires. De 1914 à 1939, perto de dez mil alunos receberam os ensinamentos desse destacado homem de ciencia cujas investigações, de todos conhecidas, constituem, hoje, dados basicos no arido campo da Anatomia. Por inumeras vezes foram os trabalhos do Prof. Belou inscritos na lista dos ganhadores de premios nacionais e internacionais. Seu labor cientifico que, somente na cátedra, dura um quarto de seculo, é digno de ser citado. Grande amigo do Brasil e de suas manifestações cientificas e sociais, por diversas vezes o Prof. Belou tem se externado a respeito dos laços de amizade, indissoluveis, que unem as duas republicas sul--americanas.
Ao inaugurar o 26.° curso de Anatomia descritiva foi o Prof. Belou homenageado por seus colegas, seus colaboradores e ex-alunos, todos destacadas personalidades dos circulos cientificos argentinos.

A REVISTA BRASILEIRA DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA se associa, sinceramente, a esse preito de homenagem ao distinto professor e amigo, desejando-lhe que continue nessa cruzada de labor cientifico e que será imortal.

1.° CONGRESSO SUL-AMERICANO DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA

Buenos-Aires - Abril de 1940.

Em sua ultima sessão, o Comité executivo do Congresso resolveu que o mesmo se reunirá, definitivamente, na primeira quinzena de Abril de 1940.

Nessa mesma reunião foi discutido e aprovado o regulamento do Congresso e resolvido, tambem, que o temo VII, "A fisiopatologia do labirinto anterior", fosse substituido, a pedido do Comité regional do Brasil-sul, pelo tema "Formas oto-rino-laringologicas das blastomicoses".

Outrosim, foram designados os seguintes relatores oficiais:

Do tema I - "As infecções do seio maxilar e seu tratamento" - o Prof. Juvenal Denegri (Perú).

II - As infecções dos seios frontal e etmoidal e seu tratamento - o Prof. João Marinho (Brasil-norte).

III - As infecções do seio esfenoidal e seu tratamento (ainda não foi designado o relator).

IV - As indicações da cirurgia conservadora do ouvido médio - o Prof. Justo M. Alonso (Uruguay).

V - As técnicas operatorias da cirurgia conservadora do ouvido médio, e seus resultados - o Dr. Alfredo Alcaino (Chile).

VI - Formas oto-rino-laringologicas das blastomicoses - o Prof. Rafael da Nova (Brasil-sul).

VII - A fisiopatologia do labirinto posterior - o Prof. Pedro Errecart (Argentina).

As colaborações, que deverão versar estrictamente sobre os temas oficiais, serão recebidas, pela Secretaria do Congresso, até dia 28 de Fevereiro de 1940.

Conjuntamente com o Congresso haverá uma exposição de livros, instrumentos, peças anatomicas, radiograficas, quadros demograficos, etc., relacionados com a especialidade.

Com o proximo numero esta "Revista" publicará, na integra, o regulamento do Congresso.

Para informações detalhadas, dirigir-se á Secretaria geral, em Buenos-Aires - Dr. Eduardo Casteran - Montevidéo, 696.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial