Versão Inglês

Ano:  1939  Vol. 7   Ed. 4  - Julho - Agosto - ()

Seção: Associações Científicas

Páginas: 363 a 366

 

ASSOCIAÇÕES CIENTIFICAS

Autor(es): -

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA SECÇÃO DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA Reunião de 17 de fevereiro de 1939

Presidida pelo dr. Ernesto Moreira, secretariada pelos drs. Rezende Barbosa e Gentil Miranda, realizou-se, no dia 1 7 de fevereiro de 1939, uma reunião da Secção de Oto-rino-laringologia da Associação Paulista de Medicina.

Expediente: - O sr. presidente propoz que fosse lançado na ata um voto de pezar pelo falecimento do prof. Rezende Puech, o que foi aprovado.

Ainda no expediente foi lido um oficio da Secção de Cirurgia, solicitando da Secção de Oto-rino-laringologia um tema para a representação da mesma na reunião de maio, quando será efectuada a semana da Cirurgia.

Foi indicado a pedido dos drs. Mario Ottoni de Rezende e Paulo Sáes, o tema "Laringectomia" e como relator o dr. Gabriel Porto.

Ainda no expediente o dr. Mario Ottoni de Rezende propoz um voto de pezar pelo falecimento do dr. Aluisio Fagundes, o qual foi aprovado.

Ordem do dia:

IMPERFURAÇÃO TOTAL CONGENITA DAS NARINAS
Dr. Francisco Prudente Aquino.

O A. iniciou agradecendo a colaboração do dr. Paulo Toledo ao seu trabalho. Apresentou um caso de uma criança de 14 anos com sinais de abolição da respiração nasal, com antecedentes lueticos muito evidentes, paciente enfraquecido, desenvolvimento atrazado, criptorquidismo incompleto, reacção de Wassermann e Kahn positivas, tendo melhorado com o tratamento especifico. O exame local mostrou a existencia de membrana completa, obstruindo as narinas em ambas as fossas. O exame radiografico com contraste comprovou a obstrucção do terço medio anterior. Indicada a intervenção, foi feita com anestesia local, incisão vertical, ampla, colocação de gaze iodoformada por 3 dias, lamina celuloide e depois tubos de borracha progressivamente aumentados.

O A. explicando a patogenia do caso, referiu os elementos embriologicos atribuindo a obstrucção à falta de reabsorção do mesenquima da fossa, devido à heredo-lues.

Concluiu pelo diagnostico de imperfuração total congenita do nariz.

Comentarios:

Dr. Mario Ottoni de Rezende: Elogiou o bem estudado trabalho e lembrou a possibilidade de ter havido um traumatismo que passou desapercebido para a familia, e que acarretou a obstrução de caracter fibroso, lembrando ainda que o restante da fossa era de aspéto normal.

Dr. Francisco Hartung: Felicitou e agradeceu ao A. por ter-se reportado aos conhecimentos embriologicos e acentuou que o A. não tocou na questão da rinoscopia posterior.

Dr. Rezende Barbosa: Pensa que se deveria preconisar como tratamento geral, preparados endocrinicos.

Dr. Ernesto Moreira: Felicito o A. pela estréa auspiciosa e lembrou que no caso poderia ter sido empregada a diatermo-coagulação.

Dr. Francisco P. Aquino: Agradeceu em conjunto a todas as palavras de felicitações e encorajamento. Com relação à rinoscopia posterior, ficou impedida pela respiração bucal do doente e pela falta de ar que provocava. Quanto ao tratamento endocrino, ficou dificultado porque o doente teve que deixar a Santa Casa por motivos particulares.
CORPO EXTRANHO NA LINGUA - Dr. Rubens V. de Brito.
O A. salienta a raridade do caso, tendo em seguida explicado que a observação em apreço está relacionada a um acidente no trabalho. O paciente, vitima de uma explosão, sofreu ferimento nos labios e na língua. O doente apresentava ferimento contuso, necrosado e fétido na língua. Examinado com cuidado o caso foi encontrado no fundo do tecido de granulação uma mancha escura, suposta sanguínea. Um exame mais apurado demonstrou ser um corpo duro, retirado facilmente e que pesava 8 gramas. Depois de 12 dias o doente teve alta, curado.

Comentarios:

Dr. Plínio Mattos Barreto: Apoia as palavras do A. quando diz do apuro em examinar-se o doente e lembrou a possibilidade de ter sido feita a radiografia do caso.

Dr. Hartung: Elogiou o alto criterio com que se houve o A. no exame do doente, o que vem demonstrar mais uma vez o reconhecido capricho que tem o dr. Rubens de Brito lidando com os seus pacientes.

Dr. Ernesto Moreira: Referiu um caso por si observado de corpo extranho na amígdala e que só foi diagnosticado após exame cuidadoso. Por ultimo externou ao A. palavras de agradecimento, pela interessante contribuição trazida.

Dr. Rubens de Brito: Agradeceu os comentarios feitos lembrando que os corpos extranhos, como espinhos, cerdas de escovas de dentes das amidalas e língua, embora mais frequentes, não costumam apresentar sinais evidentes.

ECZEMA DO OUVIDO - Dr. Mario Ottoni de Rezende

Disse que o seu trabalho é mais de recordação que propriamente de ensinamento. Existem casos faceis e existem casos dificeis, estes exgotando a paciencia do doente e do medico. Molestia frequente, às vezes sem sintomas, outras vezes com sintomas bem acentuados. Lembrou a classificação que estabelece oito tipos de eczemas do ouvido, a saber: forma descamativa primaria, forma associada a processos purulentos do ouvido médio,

eczema de origem mecanica ou quimica, forma devido à maceração do conduto, produzidos por calôr e ausencia de ventilação, eczema dos velhos, eczema seborréico, com outras localizações, eczemas dos estados alergicos e eczema das otites externas. Em seguida recordou a sintomatologia variavel conforme os casos, a extensão do processo e as suas possíveis complicações. Quanto ao tratamento, salientou a necessidade da paciencia e de conhecimentos outros, devendo-se encarar cada caso de forma particular. Sempre atender ao estado geral, e localmente tactear sempre a sensibilidade do doente. Evitar nesses casos a maceração e a irritação da região. As crostas devem ser retiradas com oleo de oliva e quando ha impetigo usar o alcool salicilico. O A. preconisa, depois de bem seca a lesão a aplicação de Ceasol uma ou duas vezes por semana. O nitrato de prata em solução devendo ser empregado nas zonas sómente avermelhadas. Nas formas crônicas renitentes muito util o uso dos raios X cada 8 ou 10 dias. Contraindica o uso do alcool, nitrato de prata, o óleo mentolado e a parafina, por terem indicações restrictas.

Comentarios:

Dr. Moreira: Agradeceu ao A. a magnifica lição e deu por encerrada a reunião.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial