Versão Inglês

Ano:  1933  Vol. 1   Ed. 6  - Novembro - Dezembro - ()

Seção: Progressos da O. R. L.

Páginas: 478 a 480

 

Molestias do laringe e das vias aereas (*)

Autor(es): LUDWIG JOSEPH - Berlin

(Abril a Setembro de 1932)

POLLAK chama a atenção sobre a laringitis sicca gravidarum e diz que devemos conhecer que o muco viscoso que coloca, geralmente, na parede posterior da traquéa, pôde simular, facilmente, a uma infiltração tuberculosa. VIDEBACH curou uma tetania que causava laringospasmus, por meio de injeções diarias de meia empola de extrato de paratireoides. Mais, tarde deu por via bucal oleo de figado de bacalhau e preparados de paratireoide. Segundo HUEBSCHMANN, os nodulos dos cantores são formações hialinas-fibrinoides. Como substituito do exame pelo espelho na tuberculose do laringe, está sendo usado, com grandes vantagens, o exame pelos raios X, tanto para o diagnostico como para o prognostico. (WOTZILKA) Assim, por exemplo, o exame pelo espelho do ventriculo de Morgagni não é possivel, na pesquiza de uma lesão tuberculosa aí situada. Ainda mais, as perturbações das cartilagens laringeanas e a propagação do processo em profundidade, será melhor demonstrado pelos raios Y, sobretudo se tivermos em vista os incomodos decorrentes, para o paciente, com a laringoscopia direta. SCHAEFER realça, e com razão, que devemos ter muito cuidado com as biopsias intra-laringeanas; assim é que a excisão, de supostas paquidermias, pôde ocasionai peora do processo tuberculoso. Nas leucemias agidas podem formar-se depositos fibrinosos intensos, na traquéa e nos bronquios, que perturbem a respiração e tornem necessaria a traqueotomia (GOEDEL). Um tumor amiloide da traquéa, que foi encontrado num caso de asfixia por hipertrofia da tireoide, fez com que BAUER chamasse a atenção para a necessidade urgente de um exame do laringe, em todos os pacientes portadores de bocio.

A terapeutica pela irradiação falha nos tumores amiloides, sendo o prognostico duvidoso. Estes tumores devem ser extirpados, o melhor possivel, e suas bases de implantação queimadas á termo-cauterio. EIGLER divide os tumores das vias aereas superiores, que não podem, com justeza, serem classificados entre os endoteliomas, em 5 grupos: 1) -Tumores vasculares puros, periteliomas angioblasticos, benignos; 2) - blastomas endoteliformes, que devem ser classificados entre os tumores malignos de origem mesodermica; 3) - fórmas sarcomatosas de origem pouco clara; 4) -tumores angioblasticos de origem epitelial, que pertencem, ao contrario dos do grupo 1, aos de especie maligna; 5) - Cilindroma de origem epitelial, com degeneração maligna. OLDHAM e GIBBON observaram raras metastases em profundidade, nos carcinomas do laringe, assim no abdomen ou torax, ao passo que as metastases sub-cutaneas, em um dos casos, iam do craneo até aos tornozelos. Muita embora, em geral, os carcinomas do laringe sejam tidos coma radiumresistentes, reagem bem ás aplicações de radium, quando se trata de carcinomas alveolares. O diagnostico e a operação dos carcinomas do laringe, são dificultados, quando combinados com dilatação purulenta do seio de Morgagni (ZÖLLNER). Na anamnese deve-se ter cuidado com as rouquidões de data recente, afim de se obter uma radiografia precoce, para se vêr qual a capacidade áerea dos sacos laringeos.

A localisação típica está situada abaixo do corno do osso hioide ao sair do corpo deste osso. Ao operar-se, precisa-se ter cuidado na preparação, sobretudo na ligação com o seio de Morgagni. BIERMANN e WEISS chamam a atenção sobre a existencia intra-traqueal de sarcomas espino-celulares. HEINDL observou completa anosmia, depois de 9-17 mezes da extirpação total do laringe, produzida pela falta de respiração nasal e causada pela atrofia do epitelio sensasorial e da propria região olfativa. As fraturas do laringe não devem ser tratadas operatoriamente; mesmo as fraturas duplas da cartilagem tireoide curam-se, espontaneamente, por pseudartrose. (HORSBST). A estenose do laringe produzida pela situação médiana das cordas vocais, opera-as AMERSBACH conseguindo uma diferença de nivel entre ambas pela colocação de uma delas mais profunda mente e pela mobilisação até que possa ser conseguida a ,sutura com o ligamento corrico. As mais fortes estenoses do laringe e da traquéa foram observadas na difteria. E para evitar-so uma difícil retirada da canula, MAYER coloca, logo após a traqueotomia, uma combinação das canulas de SCHORNSTEIN e canulas para falar. As pessôas nervosas, labeis, podem ficar afonicas após intervenções locais, no septo, amígdalas e seios da face e isto produzido pela ação do schok operatorio. MAC MAHON manda fazer, em tais casos, durante 2 minutos, e varias vezes ao dia, o seguinte aprendizado: abaixar a lingua com o dedo mediano ou com um abaixa-língua, por alguns segundos; depois de curta pausa, repetir, e ao deixar a compressão da língua, apertar com a mão esquerda, por fóra, a parte posterior da cartilagem tireoide, ao mesmo tempo fazer tossir e finalisar a tosse com um "a" profundo. Mais tarde falar com vibração. Para os doentes com ligeira voz suprime-se a pressão por fóra, afim de evitar-se um trauma psíquico. Este exercício auto-sugestivo que serve para fazer desaparecer a contratura, conduz, em poucos dias, na maioria dos casos, á recuperação da vóz. A causa inicial da Fonastenia é uma hiperfunção (FROSCHELS), conforme já se deduziu que a vóz profunda frequente é a causa responsavel dos fenomenos de cansaço. (HOGEWIND). O problema fundamental, do cansaço da vóz, coloca-o STERN do seguinte modo: em principio uma pequena ou ;grande parte da musculatura vocal não está apta a exercer semelhantes funções. Encontra, já, a acumulação de substancias causadoras do cansaço, um laringe de função deficiente. Como não existe nenhum controle do aparelho sensitivo, não se produzirá uma coordenação justa e a ação dos agonistas e antagonistas desaparece.

A permanencia do sintoma está ligada á influencias psiqucasi. ZAJICEK faz notar, no entanto, e com razão, que para artistas e cantores o inicio do cansaço, assim como acontece nas molestias da garganta, é influenciado pelo psiquismo que favorece seu aparecimento. Para melhorar as perturbações decorrentes do cansaço, aconselha ele as pastilhas de metol, que contêm 0,001 cocaína, 0,01 mentol, 0,1 borax; nos catarros ligeiros do faringe -tabletes de Anacot consistindo em: 0,004 formol de hydo, 0,005 acido cítrico, 0,001 mentol. Na rouquidão em consequencia da má formação da vóz deve-se começar com lições de vocalisação (SCHRODER). Para se evitar lesões quando o lumen dos bronquios é muito estreito, ALBRECHT aconselha retirar-se corpos estranhos dos, bronquios pela sucção, aplicando-se as pinças sómente para os pedaços grandes.

M. O. R.




(*) In Müch. Med. Wechrt An. 79. N. 50. Pg. 2018.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial