Versão Inglês

Ano:  1933  Vol. 1   Ed. 6  - Novembro - Dezembro - ()

Seção: Trabalhos Originais

Páginas: 461 a 463

 

RIMO-MIÍASE POR DERMATOBIA CYANIVENTRIS. MACQUART

Autor(es): Dr. PEDRO FALCÃO

Ribeirão Preto

Sob o titulo, "De algumas localizações raras das miíases" o Dr. Paulo Mangabeira Albernaz apresentou á Secção de Oto-rino-laringologia da Associação Paulista, em 17 de Abril deste ano, uma bem lançada comunicação e, ao terminá-la, convidou os colegas de especialidade a se manifestarem sobre o assunto, estribados em sua pratica pessoal. Alem de atender a essa solicitação, que, embora feita aos presentes áquela reunião, S. Sa. de bom grado a estenderia a todos seus companheiros de especialização, senti-me convidado a relatar a. observação abaixo, uma vez que a mesma foi referida em sua comunicação.

Francisco R., branco, solteiro, brasileiro, com 21 anos de idade, lavrador, residente em Jataí, apresentou-se á consulta em 30/XII/931, queixando-se do nariz, em cuja aza direita se via volumoso tumor duro, com espessamento e empaste de toda a metade nasal correspondente, vermelhidão local intensa e cambem inténsos os fenomenos dolorosos, em caracterizaração perfeita de um abcesso simples. Todavia, foi logo afastada essa hipotese por já se terem passado 40 dias sem maior evolução do mal. O paciente, a começo, tivera crises de espirro, após as quais sentia fortes "ferroadas" no local, o que o levou mesmo a suspeitar dum berne, sendo, entanto, dissuadido de tal por farmaceuticos e até mesmo facultativos que o examinaram. Resolveu, então, procurar um especialista, a este chegando sem diagnostico posto, o que não acorreu nos casos dos Drs. Mangabeira Albernaz e Berenauer. O estado geral, alem de pequenas oscilações termicas, nada apresentava, de interesse para o caso. A' rinoscopia, enquanto a narina esquerda se mostrava normal, a direita apresentava-se muito estreitada devido ao entumecimento de sua parede externa. Nesta zona, 1ogo no vestibulo, existia uma borraina saliente, que dificultava e mesmo impedia o proseguimento do exame. Foi então que, após cocaíno-adrenalinização local, consegui perceber os pequenos movimentos da larva, praticando logo sua retirada, conforme tecnica muito simples, por mim seguida de intensa iluminação local, fazendo que a larva se exteriorize um pouco do tunel onde se abriga; apreensão simples da parte exteriorizada por uma pinça lisa; retirada natural do parasito sem esforço. A larva, retirada por esse processo, foi identificada de "Dermatobia Cyaniventris" e mediu 20 milimetros de comprimento por 23 de circunferencia maxima. Havia-se introduzido por um pertuito das vibriças mais posteriores e passando entre as cartilagens triangular e alar direitas, alojarase no tecido sub-cutaneo, dando o aspecto a que me referi antes. Em seguimento nada houve de anormal, desaparecendo em 24 horas toda a sintomatologia descrita e suportada por 40 dias a fio.

Alem da extrema raridade de tais casos por sua localização, conforme mostrou o Dr. Mangabeira Albernaz em seu trabalho, ainda esta minha observação apresenta a curiosidade da permanencia da larva em organismo humano por tempo suficiente para sua evolução quasi completa. A requintá-la, tão esdruxulo tunel aberto pelo berne para sua hospedagem motivou a aparencia de coisa bem diversa, o que vem justificar a serie de emolientes, resolutivos e injeções, de que fizera uso o paciente.

Estribado nas doutrinas parasitologicas correntes, em factos de minha observação pessoal, como, por exemplo, ter encontrado em certo doente, que me procurou queixando-se de violenta otalgia, uma larva de "Dermatobia Cyaniventris", solta no conducto, tentando romper a membrana timpanica já extraordinariamente irritada; e ainda em, que as miíases brasileiras apenas representam parte do grande capitulo das miíases - apresento a seguinte classificação, que, baseada na propria biologia larvaria, obedece a criterio mais seguro do que a lembrada no aludido estudo do Dr. Mangabeira Albernaz, par isso que não se submete ás controversias a que não só ela, como as demais se prestam:



RESUME

DR. PEDRO FALCÃO: Myíase nasale, par Dermatobia Cyaniventris, Manoquart.


L´A. rapporte un cas très curieux et rare, par sa localisation, de myiase nasale determinée par une larve de Dermatobia Cyaniventris (berne); il a eté jugé, également, exceptionnel par le Dr. Mangabeira Albernaz, qui a présenté, dans son étude sur le même sujet, deux autres observations. Il décrit, en passant, une téchnique três simple pour faire l'extraction des larves localisés même dans les cavités de la tête.

L´A., en finissant, présente une classification puyant dans la biologie larvaire et exempte de d'erreur trouvées daus les nutres classifications.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial