Versão Inglês

Ano:  1933  Vol. 1   Ed. 6  - Novembro - Dezembro - ()

Seção: Trabalhos Originais

Páginas: 456 a 460

 

ADENOMA TUBULAR DO PALATO MOLE. TRATAMENTO ELECTRO-CIRURGICO (*)

Autor(es): Drs. ANTONIO PRUDENTE
HOMERO CORDEIRO

O caso que relatamos neste trabalho, pareceu-nos interessante, não só pela sua raridade, como tambem pelo resultado obtido com o auxilio da electro-cirurgia. Eis a sua observação:

J. M., de 29 anos, brasileiro, casado, com três filhos, lavrador em Sta. Cruz do Rio Pardo. Sua mulher teve um aborto. Filhos gozando bôa saude. Nunca contraio molestias venérias. Já teve maleita. Ha 4 anos passados, começou a notar sobre o palato mole o aparecimento de uma neo-formação carnosa, que chegou até o tamanho de um grão de ervilha com pequenos pontos brancos disseminados. Esse pequeno tumor estava localizado a 1 ctm. a direita da uvula. Consultou um clinico local, que lhe aplicou 4 injecções ide 914, tratamento este que fez diminuir um pouco o volume do tumor. Algum tempo depois começou de novo a proliferar até o ponto qu0i está atualmente. Sente dôres locais durante a mastigação.

Estado geral bom.

Exame local: Do lado direito do palato mole, a 1 ctm. acima da união do pilar anterior com a uvula, nota-se um tumor móle (fig. 1) de côr rosca mais clara que a mucosa vizinha, de aspecto mamelonado, sem ulceração. Pela inspecção com estilete, nota-se que tem o volume da cabeça de um dedo, polegar e com inserção mais estreitada. Não sangra ao toque. Levemente doloroso. Foi retirado um pequeno fragmento para exame. Não se encontram ganglios aumentados de volume ao nivel do pescoço. Pelo toque do naso-faringe, constata se ligeira saliencia na linha mediana, que não parece corresponder ao tumor, mas ao relevo dos musculos palato-estafilinos.

Exame histo-patologico: (feito pelo Prof. Donati no laboratorio do Hospital Humberto 1.º) : Adenoma tubular.

Intervenção - Após infiltração da região circunvizinha ao tumor por meio de uma solução de novocaina a 1 %, é o paciente colocado em posição de Rose, usando-se iluminação directa por meio de um fóco de luz colocado atrás da cabeça do doente. Por meio do aparelho Penetro-Therm-Duplex doe Sanitas, é feita com bisturi electrico uma incisão circunscrevendo o tumor a certa distancia, o qual é em seguida coagulado. Feito isso, consegue-se a sua exerése quasi a branco por meio de uma alça diatermica. A intervenção foi de execução dificil, pois nem o palato móle, na sua parte mais 'posterior e nem o proprio tumor, ofereciam ponto de apoio suficiente para a coagulação, dada a sua consistencia muito móle. Alem disso, o perigo de perfurar o palato nos impoz a maxima cautela.

Após a extirpação da massa neoplasica, ficou uma ferida do tamanho de uma moeda de 200 reis, bastante profunda; a qual foi ainda coagulada, com o que se conseguio hemostasia absoluta. Por meio de um estilete introduzido na fossa nasal esquerda, constatou-se com o dedo aplicado no palato, ter ficado apenas uma espessura de 1 a 2 mm., de tecido.

No periodo post-operatorio, alimentou-se o paciente durante uma semana apenas de liquidos, fazendo gargarejos com uma solução de agua oxigenada. Depois de 20 dias, estava a ferida completamente cicatrizada, como nos móstra a figura 2. A cicatriz acha-se ligeiramente esbranquiçada, mas já não existe depressão ao nivel dela. Alem disso o paciente não apresenta perturbação alguma para o lado da deglutição e sucção, havendo apenas um ligeiro desvio da uvula para o lado opostos devida á destruição dos musculos palato-estafilinos do lado do tumor. Por informação do paciente, sabemos que nada mais sente de anormal, tendo já decorrido 3 meses da intervenção.

A titulo de comentario, faremos algumas considerações sobre o caso.

Segundo o que nos relatam von Bengmann e Kuettner, existem na literatura apenas 8 casos publicados de adenomas da mucosa bucal, localizados 3 na ponta da lingua, 3 na sua base, 1 na bochecha e 1 na uvula. Adenoma do palato móle parece não ter sido até hoje descrito.

Estabelecido pelo exame histo-patologico o diagnostico de adenoma tubular, qual poderia ser a sua origem no palato? Sabemos que o palato móle possue numerosas glandulas, que estão disseminadas nas suas duas faces e que poderiam ser a origem do adenoma. Essas glandulas formam assim duas camadas, uma superior e outra inferior, separadas pelo plano musculo-aponevrotico da região. A camada superior é formada pelas glandulas que, morfologicamente lembram as da pituitaria. São relativamente raras. A maior parte delas está profundamente situadas nos intervalos dos feixes musculares sub-jacentes á mucosa. São gandulas por todas as razões pertencentes á mucosa superior. Poderiam muito dificilmente ser incriminadas em nosso caso.

A camada inferior muito mais rica, por assim dizer continua, atinge 4 e mesmo 5 mm. de espessura na sua parte anterior, adelgaçando-se a medida que se aproxima da úvula, medindo na parte mais posterior apenas 1 mm de espessura. Essas glandulas são semelhantes ás glandulas salivares, existindo tambem nos labios, bochechas e palato duro. E' mais provavel que em nosso caso o adenoma se originasse dessas glandulas, aliás o adenoma das glandulas salivares é uma ocurrencia rarissima tambem, pois até hoje parecem ter sido descritos apenas 3 casos da parotida e 2 da sub-maxilar.

A sintomatologia do nosso caso resumia-se em dôres durante a mastigação, não havendo perturbações de deglutição, o que até certo ponto, mostrava tratar-se de um tumor superficial em relação ao plano muscular.

Parece-nos dificil um diagnostico clinico num caso como, este. Lembraremos apenas que os tumores dessa localização são muito raros, tendo-se até hoje observado lipomas, fibromas e papilòmas assim como dermoides. Os angiomas são os mais comuns, mas se acompanham geralmente de tumores da mesma natureza em outras regiões da boca. Têm sido ainda observados tumores mixtos e epiteliomas.

Quanto á malignidade sabemos, considerando os adenomas de um módo geral, que eles ocupam uma posição intermediaria, entre as hipertrofias funcionais e hiperplasias irritativas de um lado e os epiteliomas de outro. Eles se distinguem das primeiras por suas anomalias estruturais, por sua incapacidade mais ou menos completa de preencher o papel fisiologico das glandulas correspondentes, por seu aspecto de produções morbidas circunscritas, havendo mesmo diferença de coloração e de consistencia em relação ás partes vizinhas normais. Eles se distinguem dos epiteliomas, por sua estrutura menos atipica, sua melhor delimitação assim como benignidade clinica.

Entretanto, existem formas de dificil caracterização, sendo por vezes o diagnostico histo-patologico entre um adenoma e um epitelioma bastante dificil, principalmente ao nivel de uma mucosa como a bucal, onde os epiteliomas são de muito os mais, comuns.



Fig. 1



Fig. 2



Mes, les papillomes, les angiomes, les dermoides, les tumeurs mixtes, les épitheliomes etc., et aussi sur la possibilité de perdre leur caractère de benignité, quand elle est enlevée três tardivement.

En terminant, les AA. décrivent la technique opératoire employée: malade en position de Rose; anesthésie local, par infiltation avec la sol. de novocaine à 1 %, en plusieurs piqures encerelant la tumeur.

Au couteau diathermique (appareillage Penetro-Therm Duplex, de Sanitas (Berlin), en bordam la partie adhérente du voile, la tumeur fut circonscrite. En suite, avec l'anse diathermique, on fait 1'exérèse de Ia tumeur, par couches succéssives, sans perfuration palatine. Au bout de 20 jours, la cicatrisation fut définitive, et actuellement on aperçoit une légère cicatrice blancheâtre et petit renfoulement de la luette vers la gauche, sans gêner la déglutition et succion.




(*) Comunicação apresentada á Secção de oto-rino-laringologia da Associação Paulista de Medicina, em 18-8-33.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial