Versão Inglês

Ano:  1933  Vol. 1   Ed. 5  - Setembro - Outubro - (10º)

Seção: Várias

Páginas: 441 a 444

 

VARIAS

Autor(es): -

CONGRESSO MÉDICO PAULISTA

Programa dos Trabalhos

A Associação Paulista de Medicina deliberou promover, de 6 a 11 de Novembro vindouro, um Congresso para o estudo de várias questões de grande interêsse médico-social.

A organização deste Congresso foi confiada a uma Comissão Executiva, assim constituída: Presidente, Prof. Alves de Lima; secretário geral, Dr. Felício Cintra do Prado; secretário, Dr. Otávio Nébias; tesoureiro, Dr. Vital Vaz; coordenador da matéria para os Anais, Dr. Jorge de Andrade Maia. Esta comissão executiva terá, nas suas atividades, a cooperação da comissão de relatores do Congresso, constituída dos Drs. Prof. Rezende Puech, Prof. Paula Souza, Prof. Souza Campos, Prof. E. Vampré, Prof. Rocha Lima, Mário Otoni de Rezende, Alípio Correia Neto, Cesário Matias, Paulo de Godói, Alberto Nupieri, Nicolau Rosseti, Pedro de Alcântara e Cristiano de Souza.

Os anais serão publicados na, Revista da Associação Paulista de Medicina, cuja comissão de redação é formada pelos Drs. Barbosa Correia, Durval Marcondes e Santos Abreu.

Dada a época anormal que atravessamos, a Associação resolveu abster-se de fazer convites especiais, quer a outras sociedades quer a personalidades. Poderão participar dos trabalhos do Congresso todos os médicos residentes em S. Paulo ou fora, inscritos ou não no quadro social da Associação, nacionais ou estrangeiros, que desejarem colaborar de qualquer forma na consecução dos objetivos científicos em vista. Igualmente, está prevista a adesão de outras sociedades e centros médicos desta Capital, dos Estados e até do exterior, que espontaneamente deliberarem fazer-se representar, enviando trabalhos ou designando comissões para cooperar no estudo dos vários assuntos submetidos ao plenário.

Os assuntos a serem debatidos no Congresso foram divididos em 10 temas; a apresentação de trabalhos e a discussão só podem versar sobre êles - o que falicitará a tarefa de se apurar noifim a opinião dos congressistas a respeito de cada problema discutido. Dos 10 temas, um é geral e os demais, especializados, correspondente a cada uma das nove Secções Científicas de que se compõe atualmente a Associação Paulista de Medicina. Estes temas foram escolhidos por votação, dentro das res-442 Varias pectivas Secções, estando já designados os relatores especiais para cada um dêles. A função dêstes relatores será:

a) a título de coordenação prévia, organizar desde agora um relatório sucinto, uma divisão ou um questionário, focalizando para cada tema os aspectos mais interessantes pana o nosso meio; b) receber e tornar conhecimento, até uma semana antes da abertura do Congresso, de todos os trabalhos inscritos; c) inaugurado o Congresso, organizar a ordem do dia, dentro da sua Secção, distribuindo os trabalhos para as reuniões; d) encerrado o Congresso, elaborar as conclusões de plenário, de acôrdo coai as opiniões apresentadas e aceitas, e finalmente e) cooperar na publicação dos anais cio Congresso.

Os temas são os seguintes:

1) TEIA GERAL: O problema hospitalar no Estado de S. Paulo.
2) MEDICINA: Processos inflamatórios das vias biliares.

3) CIRURGIA: Megaesôfago.

4) PEDIATRIA: Tratamento da sífilis na infância.

5) NEURO-PSIQUIATRIA : A Neurocirurgia em S. Paulo.

6) UROLOGIA: O que há de real e. de fictício no tratamento da blenorragia.

7) OTO-RINO-LARINGOLOGIA: A oto-rino-laringologia na higiene escolar.

8) GINECOLOGIA E OBSTETRICIA: Desvios menstruais.

9) BIOLOGIA E MEDICINA EXPERIMENTAL: Tifo exantemático de S. Paulo.

10) TISIOLOGIA: A colapsoterapia médico-cirúrgica no tratamento da tuberculose pulmonar.

As adesões ao Congresso, individuais ou de sociedades, deverão ser comunicadas á Secretaria da Associação, para registro, e importam o pagamento de unia taxa especial de 30$ por pessoa, com direito à participação nos trabalhos e a um exemplar dos números da Revista consagrados ao Congresso.

A Revista da associação, que será o órgão oficial, publicará em números especiais todos os trabalhos apresentados ao Congresso, dentro das seguintes condições:

1) os trabalhos deverão ser entregues na Secretaria da Associação até o dia 15 der Outubro, datilografados, espaço duplo, 2 vias, e acompanhados das respectivas ilustrações (1 só via) com a designação, no verso, da legenda e número de ordem;

I1) os trabalhos deverão ser, no máximo, de seis páginas formato ofício, datilografadas, inclusive um resumo feito pelo próprio autor;

III) dos trabalhos com mais de seis paginas será publicado apenas o resumo, salvo caso especial a critério da Comissão de Redação da Revista;

IV) a publicação será gratuita, devendo os autores pagar apenas as separatas, os clichés que excederem de 2 páginas ou sejam; a côres e a tradução do resumo em francês, inglês ou alemão, si a desejarem (preços correntes, estabelecidos diretamente com os autores, por ocasião da entrega dos trabalhos).

Aparelhos e lampadas de raios ultra-violetas "PANNON"

Convidados pela Pannon Ltda., tivemos oportunidade de examinar os aparelhos e lampadas de raios ultra-violetas de sua fabricação.

Dessa visita trouxemos a melhor das impressões e felicitamos os seus fabricantes por mais esse progresso na industria nacional.

Recomendamos aos nossos colégas uma visita a esse estabelecimento, afim de constatarem, como nós, que os aparelhos Pannonr, tanto na sua parte tecnica de fabricação como na sua eficiencia, nada deixam a desejar em relação ás melhores marcas extrangeiras.

PERMUTAS

Recebemos e agradecemos:
1 - A Patolojía Geral. An. XVIII. Nº 5
2-Annaes do Instituto Biotherapico de Bello Horizonte. n.º 1.
3 - Annaes Paulistas de Medicina e Cirurgia Vol. XXVI nº 3.
4 - Archivio Italiano di Otologia, Rinologia etc. Vol. XLIV. Fase. 7 e 9.
5- Archivos Uruguayos de Medicina, Cirurgia y Especialidades. T. III. Nº 2 e 3.
6 - Archivos da Assistencia a Psicopatas de Pernambuco. An. III. n.o 1.
7 - Archivos Brasileiros de Neuratria e Psiquiatria. An. XVI. n.º 4.
8 - Bahia Medica. An. 4. n .os 7 e 9.
9 - Boletim da Academia Nacional de Medicina. An. 105. n.os 1 a 7.
10 - Boletim da Sociedade de Medicina de S. Paulo. Vol. 17. n.º 1/4.
11 - Boletim do Syndicato "Medico Brasileiro. An. V. nº 55, 56 e 57.
12- Boletim Medico de S. José dos Campos. An. I. n.º 5 e 6.
13 - Brazil Odontologico. Vol. X, nº 1
14 - Folia clinica et Biologica. Vol. V. nº 4.
15 - Gazeta Clinica. An. XXXI. n.º 9.
16 - Jornal dos Clínicos, An. XIV. n.º 14 a 18.
17 - L'Oto-Rhino-Laryngologie Internationale, Tom. XVII, n.º 8.
18 - Medicina Germanica. An. II, nº 6 e 7.
19 - Memorias do Instituto Oswaldo Cruz. Tom. XXVII, fasc. 3. 2º
20 - Mundo Medico. nps de Agosto e Setembro.
21 - Revista Brasileira de Cirurgia. An. II. n.º 6.
22 - Revista Brasileira de Tuberculóse. An. II. n .º 5 e 6.
23 - Revista de Gynecologia e d'Obstetricia, An. XXVII, n.º 9.
24 - Revista Medico-Cirurgica do Brasil. An.XLI. nós 6, 7 e 8.
25 - Revista Medica da Bahia. An. I. n.º9 3 e 4,
26 - Revista Medica do Parand- An. 11. n.º 7.
27 - Revista Medica de Pernambuco, An. III. Nº.- 8 e 9.
28 - Revista de Ophtalmologia de S. Paulo. Vol. III. n.º c/2.
29 - Revista Paulista de Therapeutica, An. I, nps 3' e 4.
30 - Revista Urologica de S. Paulo. An. I. fasc. c. 31 - Vida Medica. An. I. n.º 5.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial