Versão Inglês

Ano:  1933  Vol. 1   Ed. 5  - Setembro - Outubro - ()

Seção: Revista de Livros

Páginas: 437 a 440

 

REVISTA DOS LIVROS

Autor(es): Dr. MARIO OTTONI DE REZENDE

PROF. DR. M. IIAJEK - "Patologia e terapeutica das molestias do laringe, das vias aereas e dos bronquios". - Editor: Curt Kabitzsch. Leipzig. 1932.


O Prof. Hajek acaba de lançar o livro que prometêra aos seus discipulos e colégas, sobre as molestias do laringe, vias aéreas e bronquios.

Livro calcado sobre um material acumulado em 40 anos de pratica assídua e inteligente, não só como Professor, mas como medico especialista da Policlinica geral e de muitas sociedades, não podia deixar de conter em sua textura e em suas numerosas e esplendidas ilustrações, quasi todas coloridas do natural, um acervo magnifico a que imensamente vão aproveitar os laringologistas de todos os Paizes da Terra.

Hajek é ainda o mestre dos mestres neste ramo da especialidade e seus ensinamentos representam a verdade maxima que possa ser espendida nele. O editor Curt Kabitzsch soube valorisar a grande obra do insigne Mestre, tratando-a com carinho e miticuloso cuidado. Dividida a obra em 6 capitulos, trata no primeiro da anatomia do laringe, da traquéa e dos bronquios. Em segunda, discórre sobre a fisiologia do laringe e das vias aéreas. Em um terceiro capitulo, escreve sobre os variados métodos de exame: a) laringoscopia indireta; b) traqueoscopía indiréta; c) laringoscopía diréta; d) traqueoscopia diréta e tradueo-broncoscopía. Em quarto capitulo, é cuidada a patologia do laringe e das molestias das vias aéreas. Este capitulo, contendo numerosas sub-divisões, comporta 454 paginas grandemente ilustradas em côres. E' o capitulo basico do grande livro com que quiz nos presentear o Prof. Hajek. Os metodos de tratainentos endolaringêos, constituem o quinto capitulo, e finalmente, as intervenções extra-laringéas terminam a obra monumental de Hajek. Nesta obra ele ensina á seus discipulos, com amôr paternal, tudo quanto poude aprender no dilatado espaço de tempo em que se dedicou a nossa especialidade.

M. O. R.


CASTRO LIMA, O. DE - "Estados constitucionais em Rino-laringologia. - (Notas de estudo). A Nova Graphiea, Bahia, 1933.

O autor tece uma serie de considerações, apoiadas em numerosissimas citações, de uma bibliografia que demonstrou ter compulsado cuidadosamente, em torno da necessidade de se preocuparem os medicos mais de perto, com as questões de heranças constitucionais, antes de orientarem os tratamentos de seus, doentes. O assunto é focalisado com certa felicidade, e em linguagem agradadavel aos espiritos dos que amam a lingua portuguesa. Cita algumas observações de portadores de bocio exoftalmico, de ozenosos, mixedematosos e, por fim, de um caso de diátese linfatica, Sobre estes faz comentários ajustados ás teôrias aceitas atualmente, e conclue pelo acerto delas.
M. O. R.



CHEVALIER JACKSON e CHEVALIER I.AWRENCE JACRSON
"Broncoscopia e esofagoscopía" - 1 vol. Paris, 1933.

O Prof. Chevalier Jackson e seu filho acabam de dar á estampa a tradução francêsa da terceira edição de seu livro Broncoscopía e esofagoscopia

Depois do primeiro volume de autoria de Jackson, em 1907, apareceu a endoscopia peronal e cirurgia laríngea, em 1914, trabalho que foi traduzido em 1923 para a lingua francesa e que ficou sendo por assim dizer o livro-mestre da endoscopia na especialidade. Em 1927 publicou a 2ª edição americana e, em 1929 nos deu uma serie de excelentes artigos no tratado que publicou em colaboração com seu filho e Georges Coates. No ano passado surge, na França a broncoscopia, tecnica e indicações.

Eis os principais tratados. Não contente com isso, o Prof. Jackson, só ou em colaboração, tem no seu ativo, perto de uma centena de artigos e publicações exparsas em revistas americanas ou estrangeiras, sem contar que se acha em preparação um estudo sistemático de 'mais' de 2.000 corpos estranhos das vias aéreo-digestivas, que teve ocasião de acompanhar. E assim vemos que a Clinica Jackson, extraordinariamente fecunda do ponto de vista pratico e experimental, tambem o é do ponto de vista literária.

O presente volume e' como que a sumula das publicações anteriores. Apesar do seu marcado cunho , encerra a repitição de muitos dados das outras obras, inclusive figuras e quadro.

O assunto exige grande numero de ilustrações. Por isso o texto vem acompanhado de dê cerca de 200 figuras e 10 pranchas, de caprichosa execusão.

O que mais agrada neste volume é a feição pessoal dada por seus autores, que se contentam em relatar o que habitualmente realizam, com abstenção de fastidiosa enumeração de outros processos ou de longas discussões sobre pontos da arte, que sua autoridade, alicerçada em formidavel pratica, é bastante para resolver. E na verdade, a experiencia de sua escola é respeitável, não só pela sua duração, que vai para o trintenio, como pelo numero de exames endoscopicos realizados. Só para fins de diagnostico, foram feitas mais de 15000 endoscopias do esofago. Até 1932 os corpos estranhos das vias aero-digestivas aparecidos na clinica subiam a imponente cifra de 2906. E interessante que toda essa copia de casos foi reunida em quadros sinoticos aos quais os AA. Deram a pitoresca denominacao de Experiencia em conserva.

Jackson sempre se bateu pela endoscopia como especialidade,englobando em um mesmo conjunto logico a laringo-traqueo-broncospia, a esofagoscopia, a gastroscopia. E parece que pouco a pouco estão convencendo os colegas pois hoje se contam as dezenas os endoscopistas nos Estados Unidos, parecendo ser esta a orientação futuramente seguida pelos outros paizes.

Em, um interessante artigo, publicado em Janeiro de 1930, na extinta revista "Annales des maladies de Poreille", sobre o reajustamento da oto-rino-laringologia, diz Lautmann: São, sobretudo as necessidades da pratica, e as necessidades do oficio que crearam, as especialidades. Quando uma, nova tecnica importante de exame é inventada, ela clama para a especialisação.

Nem resta duvida de que as tecnicas semelhantes, agrupadas e conduzidas cientificamente, determinam a creação da especialidade. Existiriam, assim, os endoscopistas, como ha radiologistas, analistas, electro-terapeutas etc. Mesmo no meio paulistano já se ventilou o problema, em uma sociedade cientifica, tendo sido alvitrada a, feliz ida, de se enviarem, todos os casos de corpos extranhos das vias acro-digestivas a um só colega; dado a relativa variedade dos casos, esse colega só assim poderia conservar um grande trenamento.

Numa simples nota bibliografica não é possivel resumir sequer a farta quantidade de dados estatisticos, observações sobre este ou aquele ponto de técnica, as quais vão, por vezes, á extrema minucia,, tudo conferindo a esse livro, como ás outras publicações de Chevalier Jackson, um carater eminentemente técnico. Os 39 capitulos são distribuidos de maneira que poderá ser melhorada, tornando a obra mais didatica e de mais facil consulta.

O primeiro capitulo, sobre o instrumental, consiste em detalhado estudo da aparelhagem necessaria a uma clinica endoscópica, desde os tubos ate a mesa propria, as baterias elétricas, aos suportes dos pés, etc.

A preparação do paciente, sua posição e anestesía, mereceram especiais capitulos. Depois da descrição das tecnicas das varias modalidades de endoscopía peroral, ha um interessante capitulo sobre a aquisição de habilidade (no cadaver, no fantasma, no cão), principalmente, antes de se praticar in anima nobile. No capitulo XII, os AA. abordam a patologia dos corpos estranhos das vias aéro-digestivas. Passam depois as particularidades da broncoscopía nos corpos estranhos das vias aereas inferiores e do laringe, extendendo-se, depois, em interessantissimo capitulo sobra os problemas de mecanica na extracção dos corpos estranhos dos bronquios. Aí tambem tratam da broncoscopía fluoroscópica, que vem completar, de maneira brilhante, as tecnicas ordinarias.

Uma serie de capítulos especiais sobre os corpos estranhos dos bronquios e do esofago, e passam á pleuroscopía, assunto sobre o qual os AA. são bastantes breves.

A endoscopía e a cirurgía endoscopica dos neoplasmas das vias aereas e digestivas, são estudadas em 7 longos capítulos. Entram, ulteriormente, no campo das aplicações diagnosticas e de terapeutica, medicamentosa das doenças das mesmas vias. E notável o esforço desenvolvido pelas publicações de Jackson para vulgarisar os metodos endoscopicos, mesmo apenas com fins diagnosticas. Os AA. são de opinião de que os acidentes mais ou menos graves não se verificam entre mãos suficientemente habituadas. Por outro lado as contra-indicações são raras e, ás vezes, provêm de um erro de diagnostico, que a propria endoscopía irá corrigir. Segundo eles, quasi todos os casos de cancer do esofago, por exemplo, vistos na clinica endoscopica, são primeiramente considerados como estenóses espamodicas.

Num curto capitulo é estudada a gastroscopía, que os AA. denominam de peroral, mas á qual juntam a gastroscopía atraves de boca na parede estomacal, bem como a piloroscopia e a duodenoscopía.
Dr. Fabio Belfort.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial