Versão Inglês

Ano:  1933  Vol. 1   Ed. 4  - Julho - Agosto - ()

Seção: Trabalhos Originais

Páginas: 281 a 283

 

SOBRE UM CASO DE CORPO ESTRANHO (REBITE) NO BRONQUIO DIREITO DE UM MENINO DE 12 ANOS, RETIRADO PELA BRONCOSCOPÍA PERORAL.

Autor(es): DR. HOMERO CORDEIRO (1)

À nossa estatística de corpos estranhos intra-bronquicos, retirados pela broncoscopía peroral, vamos acrescentar mais um ocorrido ultimamente em nossa clinica particular.

Em 2 de Janeiro de 1933 fomos procurados pelo menino Antonio X. A. residente em Franca, neste Estado. Relatounos seu pae que, em 27 de Dezembro de 1931, isto é, ha um ano e dias, tendo seu filho colocado na boca um pequeno prego chato, grosso, e curto (rebite de emendar correias), teve um pequeno acesso de tosse e desde esse momento o prego, desaparecêra da boca, parecendo tê-lo engulido. Foi-lhe administrado um purgativo, mas o corpo estranho não foi eliminado pelas vias naturais.

Observou mais alguns dias e como o menino continuasse a passar perfeitamente bem de saúde, não ligou mais importância ao caso. E assim seguiu-se uma boa temporada sem novidade alguma de monta, até que, ha dois mêses atrás adoeceu com febre alta, tosse forte e dores no hemi-torax direito. Como o seu estado não melhorasse, pois a expectoração tornára-se purulenta e fétida levou o menino para a cidade (pois morava na roça) para consultar um clinico. Este, depois de acurado exame, diagnosticou pleuríz com derrame no lado direito, tendo feito duas punções e extraído liquido pleural. Uns dias após, como tivesse aparecido outras complicações bronco-pulmonares, foi-lhe feito uma radiografia do torax, e então descobriu-se que o corpo estranho anteriormente aspirado havia se localisado no bronquio direito. Deante do verificado, o clinico aconselhou-o que seguisse para S. Paulo e procurasse um especialista, para fazer a extracção do referido prego (rebite).

Sobre um caso de corpo estranho, etc.

Pedimos nova radiografia, que feita pelo Dr. Humberto Cezar, confirmou a presença do corpo estranho no bronquio direito a 1 cent. abaixo da bifurcação da traquéa. (fig. ao lado).

Intervenção: (4-1-1933). Como se tratava de um menino inteligente e docil, resolvemos fazer a anestesia local prévia com cocaina, em lugar da bôa contensão, como é de nosso habito quando se trata de broncoscopía em creança. Empregamos a solução de adrenalina-cocaina a 10 %, mas com toda parcimonia e cuidado. A anestesia foi perfeita e sem o menor acidente toxico.

Introduzimos o tubo broncoscopico de Brünnings até a bifufurcação da traquéa e em seguida ao bronquio direito, cujo lumen estava mascarado por secreção purulenta. Feita a limpeza pela aspiração e tampões, notamos a mucosa bronquice muito hiperemiada. Ha 1 cent. abaixo da bifurcação avistamos a rebite, que estava como que encravado na mucosa e rodeado de granulações. Na primeira tentativa com a pinça, não foi possivel deslocá-lo. Numa segunda, após uma bôa pegáda, conseguimos facilmente extraí-lo.

Como consequencia post-operatoria, nada de anormal e ainda ha poucos dias (4-5-1933) tivemos noticias do menino, que vai bem e completamente curado da bronquite.

Comentarios: Este caso clinico mostra-nos que um corpo estranho pôde permanecer muito tempo num dos bronquios, principalmente nas creanças, sem produzir perturbações que façam suspeitar sua presença.

GUISEZ denomina-o de corpo estranho latente porque seu acidente inicial pôde passar completamente desapercebido, e somente mais tarde, decorridos mezes e mesmo anos, é que aparecem as complicações bronco-pulmonares.

Esse fáto explica-se pela longa tolerancia dos bronquios, quando se trata de corpo estranho metalico e relativamente pequeno, que, uma vez aspirado, fixa-se na parede bronquice, e, pela seu volume reduzido ou posição favoravel, não traz transtôrno á respiração. Mas a sua presença vae aos poucos irritando a mucosa bronquice, dando lugar á formação de granulações, até a ponto de impedir o bom arejamento pulmonar. Como consequencia, o aparecimento tardio de complicações septicas bronco-pulmonares, que, para melhor elucidação de diagnostico, levam o doente ao exame radiologico; e nessa ocasião, com surpreza geral, é descoberto o corpo estranha intra-bronquico!

Gamo acima dissemos, experimentamos com, sucésso a anestesía local prévia, com solução de adrenalina-cocaina a 10 %, mas em regra, quando, se trata de creança abaixo de 10 anos, é prudente contentarmos com Ma contusão, afim de evitar acidentes desagradaveis, tais corno espasmo da glóte, intoxicação etc.

0 calibre doa tubo broncoscopico deve ser de acordo com a edade da creança, para poder penetrar facilmente no laringe e sobretudo na região imediatamente sub-glótica, pois a menor contusão desta, poderá produzir edema e nos obrigar a uma traqueotomía secundaria poucas horas depois da intervenção. 0 tubo deve ser manejado delicadamente, e a menor resistencia, não devemos insistir, mas sim substituí-lo par outro de calibre um pouco menor.

Para terminar chamamos mais uma vez a atenção dos pediatras sobre a possibilidade e frequencia de corpos estranhos nos bronquios de creanças, de sintomatologia geralmente escassa, mas cuja presença deve ser sempre suspeitada.

E assim, graças a ação combinada do clinico, do radiologista e do broncoscopista, o diagnostico será perfeitamente estabelecido, e inumeras creancinhas escaparão da morte.





RESUME':

DR. HOMERO CORDEIRO - Corps étranger (petit ciou) dans ta bronche droite chez un enfant de 11 ans. Ablation par bronchoscopie supérieure. Guérison.

VA. présente un cas curieux de corps étranger igaoré. Il s'agissait d'un enfant â0 de 11 ans et qui avait aspiré, un ans auparavant, un petit ciou, rhombe et court. Les parents pensaient que le oorps étranger avait suivi ler voies naturelles, li y a trois mois, il présenta ler syntomes d'une broncho-pneiunonie droite, avec épanchement pleural et de Ia toux avec expéctoration purulente. Une radiographie faite pour réchercher Ia cause der complications bronchopulmonaires, a fait découvrir le corps étranger duns Ia bronche droite.

Opération: (le 4-1-1933) - Anesthésie locale avec sol. adrénalinecocaine á 10 %. Bronchoscope de Brunnings. Extraction relativement facile. Guérison sans complication.




(1) Otorrinolaringologista do Hospital Humberto m - S. Paulo

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial