Versão Inglês

Ano:  1951  Vol. 19   Ed. 6  - Novembro - Dezembro - ()

Seção: Notas Clínicas

Páginas: 202 a 209

 

POLIPOS DA AMIGDALA

Autor(es): Fabio Barreto Matheus
Nelson A. Cruz

Os polipos das amigdalas constituem achado raro na clinica e as referencias bibliograficas sobre o assunto são poucas.

Esta razão nos animou a publicar uma série de observações, com o fim único de enriquecimento estatistico.

Em 1933 Hara publicou um trabalho sobre tumores benignos das amigdalas, com especial referencia aos fibromas. Segundo este autor as amigdalas palatinas se desenvolvem à custa da segunda fenda branquial. Este é aproximadamente o local de encontro do epiblasto oral com o hipoblasto intestinal. Então, sob o ponto de vista embriologico, a união destes 2 tecidos diferentes, constituiria local muito favoravel para o crescimento neoplasico. Paradoxalmente a clinica não confirma o postulado embriologico.

Para explicar esta discrepancia Fox diz que: Os processos morbidos das amigdalas ocorrem principalmente nos primeiros periodos da vida, enquanto que na idade adulta há geralmente trocas retrogressivas do tecido linfoide e as amigdalas passam a constituir massas de estrutura inerte.

No entender de Vidan, o primeiro caso de neoplasia benigna das amigdalas foi descrito por Robert em 1827 e a primeira monografia por Ardene em 1897.

Hara afirma que no começo do presente seculo foram encontrados na literatura 13 casos de fibroma das amigdalas.

Em 1943 Hanckel apresentou um trabalho sobre polipo bilateral das tonsilas e fez uma revisão da literatura sobre o assunto. Cita News e Childrey que estudaram 357 casos de tumores das amigdalas e da faringe vistos na clinica Mayo de 1917 a 1930. Destes 357 tumores, 63 eram benignos e apenas 2 eram polipos - Um dos polipos era fibromixomatoso e se desprendia da parede posterior da faringe e não da amigdala.

Smith, ainda citado por Hanckel, estudou histologicamente 2.200 amigdalas, no Massachussets Hospital e em nenhuma delas encontrou polipo.

Evans e Odon em 1939 apresentaram um trabalho referente a um polipo da amigdala encontrado numa menina de 13 anos.

Em 1933, Leveriero, citado por Ira Frank, revendo a literatura mundial (1827 a 1933) encontrou 150 casos de tumores benignos das amigdalas, sendo a metade constituida por fibromas puros ou mixtos.

Em 1926 Francisco Hartung, entre nós, descreve um caso raro de polipo da amigdala em criança de 2 meses.

Em 1943 Humberto Lauria apresentou um caso na Sociedade de Oto Rino Laringologia do Rio de janeiro e nos comentários Aristides Monteiro cita observação semelhante.

Em 1945 Jorge F. Barbosa publicou dois casos.

No Hospital Nossa Senhora Aparecida temos 52.090 doentes matriculados e somente 2 apresentavam polipos das amigdalas.

Na secção de ORL. do Ambulatorio Médico do I.A.P.C. temos 11.8533 doentes matriculados; sendo que 22 destes apresentavam tumores da faringe. Destes apenas 2 eram casos de polipos da amigdala.

Na maior parte das vezes constituem achado de exame; visto como o crescimento é insidioso e não apresenta sintomatologia.

Quando maiores podem provocar perturbações na deglutição e fonação, podendo mesmo no sono interferir com a respiração. Frequentemente determinam tosse.

São em geral pediculados, arredondados, de superficie lisa e, consistencia firme. A côr é rosa palido, chegando mesmo às vezes a tomar a coloração branco perola.

De regra unilaterais parecendo ser mais comuns no sexo masculino.

Em geral histologicamente apresentam um fino epitelio escamoso estratificado na periferia. Abaixo deste nota-se degeneração cornea e no centro tecido conetivo fibroso.

O tratamento é essencialmente cirurgico: alça fria ou o que é a indicação mais precisa, amigdalectomia.

Em todos os nossos casos fizemos amigdalectomia por dissecção.

OBSERVAÇÃO I - C. R. Branca, brasileira, casada, domestica, com 25 anos, residente nesta capital.



Fig. 1



Queixa-se de inflamações frequentes de garganta com febre.

O exame da oro faringe revelou:

Dentes em bom estado. Amigdalas hipertrofiadas, cripticas, dando caseum á expresão. No polo superior da Amigdala D junto ao bordo do pilar anterior nota-se pequena tumoração esbranquiçada, lisa e pediculada. (Fig. l.),

OBSERVAÇÃO II - V. F. P. Branca, brasileira, casada, domestica, com 26 anos de idade, residente na Clinica Infantil do Ipiranga.

Resfria-se com facilidade ficando nessas ocasiões rouca e com dores de garganta. Dores oculo frontais sem ritmo e por vezes secreção nasal.

Exame da boca e faringe - Dentes em mau estado. A gengiva ao nivel dos grossos molares inferiores esquerdos apresenta-se espessada e congesta. Amigdalas cripticas, com caseum. Intensa reação dos pilares. No polo superior da amigdala esquerda notamos pequena formação tumoral, pediculada, branca e pouco consistente. Indicamos amigdalectomia que foi feita por dissecção. - (Fig. 2 e 2-A).

O exame anatomo patologico deu o seguinte resultado: na superficie de um fragmento de amigdala, nota-se uma saliencia nodular, polipoide, revestida por epitelio pavimentoso estratificado bem delimitado. Abaixo deste vê-se o estroma edemaciado e infiltrado por linfocito e plasmacelulas, observando-se tambem criptas cheias de celulas descamadas e granulocitos neutrofilos - (Polipo inflamatorio). (Dr. M. Pasqualuci).

OBSERVAÇÃO III - M. T. A. Branco, brasileiro, casado, operario, com 38 anos de idade. Há 3 dias está com febre e dores no ouvido E.

Tem inflamações frequentes de garganta. Exame: Boca e faringe - Amigdalas fibrosadas, com algumas zonas esbranquiçadas e algumas criptas dando pús. Na união do 1/3 superior com os 2/3 inferiores da amigdala esquerda notamos pequena tumoração branca, lisa, sessil.

Ouvidos: timpano esquerdo congesto.

Fizemos a medicação da otite e um mês depois fizemos amigdalectomia por dissecção. (Fig. 3 e 3-A).

O exame anatomo patologico deu o seguinte resultado: Na superficie amigdaliana nota-se saliencia nodular polipoide revestida por epitelio pavimentoso estratificado. Abaixo deste o estroma edemaciado e infiltrado por linfocitos e plasmacelulas. Criptas cheias de celulas descamadas.

Polipo inflamatorio. (Dr. M. Pasqualuci).

OBSERVAÇÃO IV - S. R. S. Branco, brasileiro, solteiro, professor, com 35 anos de idade. Paciente da nossa clinica particular.

Apresenta artralgia e mialgia e por essa razão o clinico pede pesquisa de focos de infecção.



Fig. 2



Fig. 2a



Fig. 3



Fig. 3a


Não tem queixas oto-rino-laringologicas. Ao exame da oro-faringe notamos amigdalas com sinais de inflamação cronica sendo que no terço inferior da esquerda nota-se pequeno polipo branco arredondado, liso, pediculado.

Indicamos a amigdalectomia, que foi feita por dissecção.



Fig. 4



OBSERVAÇÃO V - A. S. A. Branca, brasileira, casada, domestica, com 32 anos de idade. Ficha 53647 IAPC.

Há um ano vem tendo dores lombares, e edemas moleolares. O clinica, pede verificação de focos infecciosos. Por vezes inflamações da garganta.

Exame da boca e faringe: Amigdalas hipertrofiadas, com criptas dilatadas.

Na porção media da amigdala D. notamos tumoração branca, sessil, de consistencia mole. Indicamos amigdalectomia que foi feita por dissecção.




Fig 5



Fig 5a



OBSERVAÇÃO VI - A.L. Z. Branca brasileira, solteira, domestica.

Apresenta inflamações freqüentes de garganta. Obstrução nasal. Dores occipitais e articulares.

Exame da boca e faringe - Amígdalas hipertrofiadas, com inflamações crônica - Na parte media da amigdala esquerda notamos pequeno pólipo branco brilhante, e duro.

Amigdalectomia por dissecção.

OBSERVAÇÃO VII - S.M. Brasileiro, masculino, solteiro, comerciário, residente nesta capital.

Há 2 meses mais ou menos notou o aparecimento de uma " carne" na garganta que por vezes tem lhe pertubado a respiração. Espirros em salva datando da mesma época.

Exame: Rinoscopia anterior e posterior - s/s.

Ouvidos - s/s

Laringe - s/s

Boca e faringe: Amígdalas aumentadas de volume, sendo que no pólo superior da amígdala. D. nota-se volumosa formação polipoide, branca rosada, descendo ate o seio piriforme desse mesmo lado.

Foi indicada a amigdalectomia, que foi praticada no dia 18-5-49, decorrendo normalmente o post operatório (fig 5 e 5-A)

Exame anatomo patologico: cortes em varias alturas, incluídos em parafina e corados pela hamatoxilina cosina mostra: arquitetura amigdaliana mais ou menos conservada vendo-se no interior de algumas criptas colonias de fungos e celular descamadas. O polipo é revestido por epitelio pavimentoso estratificado, bem delimitado em certos trechos e ulcerado em outros, abaixo do qual vê-se intensa proliferacão de fibras colagenas e áreas hialinisadas. Edema e infiltracão cronica do estroma, vasos dilatados.

Amigdalite cronica com fibroma poliposo. (Dr. M. Pasqualuci).

RESUMO:

Os autores apresentam 7 observações de polipos unilaterais das amigdalas. sendo 4 em pacientes do sexo feminino e 3 em pacientes do sexo masculino. Todos os pacientes eram brancos. Cinco dos polipos eram sesseis e 2 pediculados.

Foram feitos exames anatomo patologicos.

Fazem uma revisão dos casos publicados concluindo pela relativa raridade do processo. Tecem comentarios em torno da etiopatogenia sintomatologia. O tratamento de todos os casos apresentados foi cirurgico, isto é, amigdalcctomia, e todos evoluíram favoravelmente.

SUMMARY

The authors presents 7 observations of unilateral pólyps of tonsils. Four patients were male and thre female.

All patients were of the white race. Five polyps were sessils, and two pediculated.

They did Histopatliologic examination.

They made revision of the published cases and concluded by the rarety of the process. They comments the etiopathogeny and sintomatology.

The treatment was surgicar with good results.

BIBLIOGRAFIA

1) - BARBOSA JORGE F. Sobre 2 casos de polipos amigdalianos - Rev. Bras. Orl. Vol. VIII. Jan. 1945 - n.° 1
2) - EGSTON A. - WOLF D. Histopathology of the ear rose and throat - 1947.
3) - EVANS W. - ODON R. Polyp of the tonsil; report of a case. Anals. of Otology - rhinolagy and - laringology. vol. 48 11.6 2 - 1939 - pg. 459.
4) - FRANK Ira - Papiloma of the tonsil with report of three cases. Anals of otology, rhinology and laringology. vol. 47. set. 1938. pg. 714.
5) - HANCKEL R. W. Bilateral polyp of the tonsils : report of a case with report of literature.
Archives Otolaringology vnl. 37. abril 1943, pg. 563.
6) - HARA H. J. Benign tumors of the tonsil with special referente to fibroma. Archives Otolaringology vol. 18 - jul. 1933. pg. 62.
7) - HARTUNG Francisco Um caso raro de polipo da amigdala palatina. Boletim da Sociedade de medicina e cirurgia de S. Paulo. N.° especial da semana de ORL. 1926.
8) - LAURIA Humberto Polipo da amigdala palatina. Rev. Bras. ORL. Vol, XI - 1943 - pg. 485.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial