Versão Inglês

Ano:  1951  Vol. 19   Ed. 5  - Setembro - Outubro - ()

Seção: Várias

Páginas: 191 a 192

 

VARIAS

Autor(es): -

III.º CONGRESSO PAN-AMERICANO DE O.R.L. E B.E.

Realizar-se-á, de 20 a 21 de janeiro vindouro, em Havana, Cuba, sob a presidência do dr. José C. Gros, o III Congresso Pan-Americano de Otorrinolaringologia é Broncoesofagologia, que deverá reunir especialistas, de todas as Américas.

Na comissão executiva figuram os nomes do prof. João Marinho, como um dos presidentes honorarios, e do prof. Raul David de Sanson, como vice-presidente. O prof. Ermiro de Lima e o dr. Plínio de Matos Barreto foram convidados para relatarem temas oficiais.

O programa de trabalhos é o seguinte: 1) "Valor das Irradiações e da Cirurgia no Tratamento do Cancer da Laringe". Foram convidados á desenvolver esta tese os drs. Baclesse e Leborgne (França), Alonso . (Uruguai) e Martin (E. U. A.) ; e, pára discutí-las, os professores Regato (E.U.A.), Chevalier L. Jackson (E.U.A.), Del Sel (Argentina) e Martinez (Cuba). 2) "Valor dos Antibióticos na Desensibilisação e da Cirurgia no Tratamento das Sinusites" Desenvolverão este tema os drs. Hausel (E.U.A.), E. de Lima (Brasil) e Tato (Argentina). A discussão será feita pelos professores Shambaugh (E.U.A.), Mercadinho (Argentina), Regules (Uruguai) e conde Jahn (Venezuela). 3) "Estenoses Não Malignas do Esofago". Tratarão desse terna os drs. P. Matos Barreto (Brasil), Barani (Uruguai) e Holinger (E.U.A.) ; a discussão ficará a cargo dos professores Tapia (México), Barroilhet (Chile) e Cleves (Colombia).

Os cursos, que serão realizadas nas primeiras sessões da tarde, obedecerão aos programas seguintes: dr. Justo L. Alonso: "Cirurgia do Cancer Laringeo", compreendendo o desenvolvimento de técnicas operatórias clássicas e técnicas uruguaias; dr. J. Ameriso: "Obstrução das Vias Aéreas na Infancia"; dr. F. Hansel: "Alergia em O.R.L."; dr. P. Holinger: "Diagnóstico e Tratamento da Dispnéia Aguda na Infancia"; dr. Chevalier L. Jackson: "Técnica de Endoscopia Peroral com Consideração Especial dos Fatores Anatomicos" ; dr. G. kelemen "Anatomia Patológica Microscópica do Ouvido"; dr. E. de Lima: "Tratamento Cirúrgico de Etmoidites"; dr. J. Lempert: "Cirurgia Moderna do Osso Temporal"; dr. J. M. Converse: "Cirurgia Plástica em O.R.L." ; dr. A. L. Schall "Cancer do Nariz é nos Seios Paranasais" ; dr. J. E. Shambaugh : "Tratamento Cirúrgico de Otoesclerose" ; dr J. M. Tato: "Conceitos e Progressos da Audiologia" ; e dr. O. J. Becker : "Cirurgia Plástica cm O.R.L.".

O Congresso aceitará trabalhos livres, desde quê escritos em espanhol, francês, inglês ou português.

O dr. Aloisio Novis, secretário da Federação Brasileira de O.R.L. (rua Almirante Barroso, 97, Rio de Janeiro) e o dr. Plinio de Matos Barreto (rua Conselheiro Torres Homem, 371, São Paulo) fornecerão aos interessados todas as informações a respeito do Congresso.

As inscrições e reserva de hoteis devem ser feitas com a maior urgencia.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA E BRONCO-ESOFAGOLOGIA

No dia 11 de Julho de 1951, reuniu-se em S. Paulo o Conselho Diretor da Federação Brasileira de Otorrinolaringologia e Bronco-esofagologia e tendo: comparecido a maioria dos seus membros, foram tomadas as seguintes deliberações, posteriormente aprovado pelo III.° Congresso Brasileiro de O.R.L. e B.E.:

1) Fixação da séde da Federação no Rio de Janeiro.

2) Eleição da nova Comissão Executiva, que ficou assim constituida: Secretario do Exterior, Dr. Aloysio Novis; Suplente; Dr. Roberto Marinho Filho; Secretario do Interior, Prof. José Kós ; Suplente, Dr. Helio' Hungria ; Tesoureiro, Dr,. Milton Carvalho; Suplente, Dr. Rubem,Cabral ; Representante da Federação no Conselho da Associação Pan-Americana de O.R.L. e Bronco-Esofagologia, Prof. Raul David de Sanson; Suplente, Prof. J. Kós; Membros do Comité Internacional de O.R.L., Prof. Carlos Morais e Prof. Renato Machado.

3) Não realizar mais congressos brasileiros de O.R.L. e sim dar início às reuniões anuais dos especialistas, visando o maior congraçamento dos colegas e aumento da produção científica, fixando assim a primeira reunião para Julho de 1952, no Rio de Janeiro.

PROFESSOR ANTONIO EGAS MUNIZ

Acaba de conquistar o prémio Nobel de Medicina, de 1949, o prof. Antônio Egas Moniz, professor catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Nascido em Avanca, em 1875, doutorou-se em medicina em 1899 e três anos depois tornou-se professor da, Escola de Medicina de Lisboa.

Notável neurologista, suas pesquisas originais no campo do diagnóstico e da técnica cirúrgica dos tumores cerebrais, abriram novas perspectivas para a medicina.

Duas descobertas importantíssimas foram realizadas pelo notável pesquisador português: angiografia cerebral e a lobotomia pré-frontal. primeira é um processo inteiramente novo que permite fotografar a árvore circulatória do cérebro. Com a lobotomia pré-frontal numerosas psicóses foram tratadas, com resultados clínicos bastante satisfatórios.

O Prêmio Nobel que Portugal acaba de conquistar consagra, assim, um vulto de relêvo nos domínios da Medicina e da Fisiologia.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial