Versão Inglês

Ano:  1951  Vol. 19   Ed. 5  - Setembro - Outubro - ()

Seção: Congresso

Páginas: 165 a 179

 

II.º CONGRESSO PAN-AMERICANO DE OTORRINOLARINGOLOGIA E BRONCO-ESOFAGOLOGIA III.º CONGRESSO BRASILEIRO DE OTORRINOLARINGOLOGIA E BRONCO-ESOFAGOLOGIA

Autor(es): H. CORDEIRO

(Em S. Paulo, de 8 a 14 de Julho de 1951)

Realizou-se no dia 8 de Julho, às 17 horas, no Auditorium da. Bibliotéca Municipal da Capital de S. Paulo, a solene instalação do II.° Congresso Pan-Ameicano de Otorrinolaringologia e Bronco-Esofagologia e do III° Congresso Brasileiro das mesmas especialidades, certames dos quais participaram numerosos congressistas representantes das nações latino-americanas, bem como. dos Estados Unidos da America do Norte e da. Europa.

A mesa que presidiu a sessão inaugural desses Congressos estava assim constituida: Prof. Paula Santos, presidente do Congresso; Prof. Ernesto Leme, magnifico Reitor da Universidade de S. Paulo; e representante do Exmo Sr, Governador do Estado. Dr. Lucas Nogueira Garcez; Prof. João de Aguiar Pupo, vice-diretor em exercicio da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo; Dra. Caneta Escobar Pires, presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de S. Paulo; Prof. Emerito João Marinho, representante do Sr. Ministro a Educação; Prof. Justo Alonso, representante das Nações Latino-Americanas; Prof. Leroux-Robert; representante das Nações Européias; Prof. Chevalier L Jackson representante dos Estados Unidos; Dr. Armando Pinto Fernandes, representante da Marinha; Dr. Waldemar Salem, representante da Aeronautica é Prof. Cantidio de Moura Campos, diretor-clinico do Hospital. das Clinicas, de S. Paulo.

Inicialmente falou o Prof., Paula Santos, abrindo os Congressos. Em 'seguida o prof. Mangabeira Albernaz saudou.os congressistas em nome da Comissão Executiva dos Congressos. Falaram também o prof. Justo Alonso, representante dos congressistas latino-americanos, o Prof. Leroux-Robert, em nome dás convidados europêus, o Prof. Chevalier L. Jackson, em nome dos congressistas norte-amerícanos, e tambem o Prof. Ernesto Leme, reitor da Universidade de S. Paulo; entidade sob cujos auspicios se efetuam os dois Congressos. Todos ás oradores forani unanimes em realçar a, importancia dós presentes certames medicos, não apenas do ponto de vista cientifico, mas tambem sob o aspecto do entrelaçamento rimais intimo dás relações entre os diversos paises.

Finda a sessão solene, dirigiram-se os congressistas para, o "Oasis", onde d Prof. Paula Santos ofereceu-lhes encantadora recepção.

No alia 9, às 9 horas, realizou-se no Anfiteatro do Instituto: Oscar Freire, a primeira sessão plenaria do II.° Congresso Pan Americano de O.R.L. e B.E. sob a presidencia do prof. Del Carril; dedicada ao. 1.º têma oficial; "Assistencia médico-social e pedagogica aos surdos mudos", e com, a seguinte agenda:

Prof. EDUARDO CASTERAN - Relatorio da Secretaria Permanente dos Congressos latino americanos sôbre o "Estado da assistencia psico-medicopedagógica dos surdos-mudos na America Latina."


Drs. ARMANDO PAIVA LACERDA e ALFREDO EUGENIO VERVLOET - "Contribuição ao estudo do problema medico-social da surdo-mudez".

Resumo: Os AA. em analise etiologica de 473 casos de surdo-mudez, entre alunos de ambos os sexos do Instituto Nacional de Surdos-Mudos do Rio de janeiro, até 1947, verificaram prevalecer a forma pré-natal em cêrca de 70%, sendo a lues congenita o principal fator determinante da enfermidade. No estudo feito sobre a surdez hereditaria, a consanguinidade não foi reconhecida como. causa direta da surdo-mudez. Foram abordados os processos toxi-infeciosos e traumatismos cranianos na forma pré-natal, como também o problema das otites médias supuradas na surdez infantil. Essa analise estatistica proporcionou aos AA elementos que serviram de base a considerações de ordem médico-social, inclusive quanto á profilaxíia da surdo-mudez por medidas de caráter geral, no dominio da saúde publica e a prevenção especial realizada no campo otorrinolaringologico e educacional".

Prof. ERMIRO DE LIMA e Dr. MAURICIO HUET - "Características acusticas da lingua portuguêsa Estudos preliminares para a logoaudimetría em nosso idioma".

Dr. RENATO SEGRE - "A função do otólogo na recuperação social do surdo-mudo".

Prof. TATO e colaboradores - "La discriminacion del sonido y palabra bajando una octana e intervalo de tercera hacia los graves".

Srta. MARIA SOFIA SARRAIL - "La formacion del professor de sordomudos".

Dr. MARIO RIUS - "Consideraciones sobre la profilaxia de la sordomudez".

Dr. MARIO RIUS - "La cronaxia en el diagnostico de la sordomudez".

Dr. SUAREZ - "Etiologia de la Sordomudez".

Prof. RICHARD SILVERMAN - (Conferencia) : "A educação da criança surda" (*)

Resumo: O A. friza de inicio que os meios de comunicação com a criança surda devem ser providenciados através de sistemático e laborioso trabalho julga muito importante ser evidenciado o mais cedo possivel o que ainda resta de audição na criança, pois isso será de grande importancia na escolha de seu programa educativo, que constará de testes os mais variados, feitos em atmosféra agradavel e motivação adequada.

É muito importante cuidadosa observação para se obter resultados certos, afastando confusões com outras desordens, tais como a afasía (disturbio no cérebro e não nó ouvido ou musculo da vóz).

A criança surda-muda deve aprender a ler e escrever, através do Metodo Oral que ensina; a falar e proceder a leitura labial, e Metodo Manual, o qual ensina o alfabeto manual por meio de dedos de outrem. As crianças surdas são mentalmente normais.

Cursos por correspondencia devem ser mantidos com os pais dás crianças surdas, a fim de colocá-los em condições de poder pôr em pratica os primeiros ensinamentos. O A. dá valôr ao Jardim de Infancia para crianças surda-mudas. É discutível ainda a vantagem de ter a criança surda educação em Internato ou Externato. Na escola a leitura deve ser considerado o assunto mais importante na sua educação, devendo a criança surda manter relações com as crianças normais.

A cooperação entre os pais e as escolas é muito importante no sentido de melhor orientação das crianças e desenvolvimento no seu futuro, para que todos os esforços se coroem de pleno êxito para satisfação dos pais e mestres".

A tarde, realizaram-se no Hospital das Clinicas, numerosos cursos e aulas, acompanhados com grande interesse pelos congressistas.

Dia 10, às 4 horas prosseguiu-se no Anfiteatro do Instituto Oscar Freire, a segunda sessão plenaria destinada ao 2.° tema oficial. - "Anestesía em Otorrinolaringología e Bronco-Esofagologia", com apresentação dos trabalhos seguintes:

Dr. MANOEL A. ALBA - Anestesia de eleição na amigdalectomia do cardíaco" e "Anestesia ideal na profilaxia do trauma do psiquico nas crianças amigdale-adenoidectomizadas".

Resumo: O A. friza que nas crianças, ainda que sua psique esteja em plena evolução, é passivel de sofrer trauma psíquico nas amigdale-adenoidetomias. Para evitar tal inconveniente, aconselha: 1.°) anestesia de base com barbutirico, na razão de 0,01 ctg. por quilo de peso por via bucal ou em enema, atropina; 2.°) o paciente é introduzido em inconciencia à sala operatoria, sem despertá-lo- onde será dada então anestesia em circuito fechado. Conseguindo o sôno, introdução de uma sonda de Nelaton n.° 14 até o oro-faringe, continuando-se a anestesia com éter ou éter-oxigenio, conforme a necessidade; 3.°) amigdalectornia por Bisseção; 4.°) retirada da sonda e adenoidectomia sobre controle digital; e 5.°) realizar a operação em posição de Rose com aspiração permanente".

Dr. JOSÉ AMERISO - "Anestesia em Otorrinolaringologia".

Dr. FRANCISCO PRUDENTE DE AQUINO - "Anestesia para amigdalectomia pelos barbituricos".

Prof. TATO, Drs. ORESTES BERGAGIO, RAMON P. MUÑOZ e JULIA VILLARES - "O estudo dos transtornos psíquicos do choque anestésico nas crianças amigdalectomizadas".

Dr. JUAN BLANCK - "Amigdalectomia infantil sob anestesia cloroformica".

Drs. ROGER A. LANZA CASTELLI; TOMAS HUGUES e ELO CANALE - "Estudo comparativo da anestesia geral com protóxido de azoto, ciclopropano e trilene na amigdalectomia".

Drs. ROGER A. LANZA CASTELLI e ELIO CANALE - "Anestesia por indução venosa com pentotal-sódico, com pentotal-curare e curare com anestesia local das mucosas na exploração bronco-esofogoscopilca, especialmente no esofago superior".

Dr. RODOLFO RIES CENTENO - "O uso de trilene como anestesico".

Drs. MOYSÉS CUTIN GUSTAVO DOS REIS e RENÉ DE LIMA YAZAKI -"A amigdalectomia sob anestesia geral no adulto".

Drs. ALFREDO MARTINEZ GOYA e VITOR MAGRINI - "A anestesia no tratamento endoscopico dos sindromes asmatiformes".

Prof. FRANZ CONDE JAHN e Dr. ROBERTO LULA - "A anestesia geral em O.R.L. no Centro Medico de Caracas".

Drs. ORLANDO CASTRO LIMA e MUNIZ "Contribuição ao estudo da anestesia local em bronco-esofagologia".

Prof. ERMIRO DE LIMA - "Sobre alguns problemas de anestesia geral em O.R.L., nossa experiencia na cirurgia da criança e do adulto".

Dr. T. ENRIQUE MARIN - "Anestesia. cloroformica em O.R.L.".

Prof. J. M. TATO, Drs. MILANI, NUNZIATA e BELO - "Anestesia na cirurgia da otoescleróse e do labirinto vivo".

Prof. ÀNIBAL GREZ VALDOVINOS, Drs. AGUSTIN ESTARTUS ROS e RAUL MENA JERIA - "Anestesia em Bronco-esofagologia".

Dr. J. HEREDIA VARGAS - "Anestesia em bronco-esofagologia infantil".

Dr. DARDO E. VEGA - "Anestesia para praticas endo-traqueo-bronquicas".

Dr. ALVARO COSTA" - "Anestesia a distancia pelo cloreto de etila";

Prof. JAIME DEL SEL - "Anestesia geral em cirurgia faringo-laringea".

Prof. MILTON DAVIS: (Conferencia) - "Anestesia em O.R.L. e bronco-esofagologia".

Resumo: O A. apresentou um ensaio, com referencia ao uso seguro das anestesias tópica e geral, em cirurgia da cabeça e pescoço. Este ensaio teve em mira uma união lógica do pratico ao teorico. As conveniencias do cirurgião não foram sempre o objetivo maior; porém, o esforço no sentido da preservação da função fisiologica deve agradar ao mesmo, quando daí resulta um menor numero de mortes, bem como de complicações post-operatorias. Estes fatos são de interesse capital para o cirurgião".

A conferencia do jovem e erudito professor americano foi muito aplaudida pelos congressistas presentes, como já havia sido no dia anterior, a do Prof. Richard Siverman.

Em seguida subiu à tribuna o Prof. GEORGES PORTMANN, da Faculdade de Medicina de Bordeaux, que discorreis sobre os "Tumores do maciço facial", projetando interessante película colorida.

A conferencia do Prof. Portmann, ao lado de sua importância cientifica, impressionou sobremaneira os congressistas pelas qualidades didaticas reveladas pelo ilustre mestre francês, que, além de expôr a materia com grande brilho, ainda ilustrou a sua palestra com desenhos anatomicos feitos no quadro negro.

No periodo da manhã as comunicações foram subdivididas em grupos, presididos sucessivamente pelos Profs. Conde Jahn (Venezuela), Franco Torres (Paraguai), Hidalgo Zamora (Equador), Oregia (Uruguai), Grez (Chile) e Tato (Argentina).



II.° CONGRESSO PAN-AMERICANO DE O.R.L. E E.B. - Mesa que presidiu uma das sessões plenárias: Da direita para a esquerda: Prof. Paula Santos, Presidente; Prof. J. M. Tato, Prof. Justo Alonso e Dr. J. E. Rezende Barbosa, secretário dos Congressos.



II.° CONGRESSO PAN-AMERICANO DE O.R.L. E B.E. - Parte de conquistas em uma das sessões plenárias, vendo-se na 2.ª fila, última à esquerda, o Prof. Portmann, e na 2.ª fila, no centro, o Prof. Grez, do Chile.



No período da tarde foram realizados nu Hospital das Clinicas, cursos e conferencias seguidos com grande interesse pelos congressistas. Tambem foram passados films científicos, tendo sido projetados películas de especialistas do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e França.

Dia 11, ás 9 horas no Anfiteatro do Instituto Oscar Freire, teve lugar a sessão plenaria consagrada exclusivamente-ao III° Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Bronco-esofagologia, tendo como têma unico a "Leishmanióse", sendo desnecessario encarecer a grande importancia medico-social da Leshmaniose tropical no Brasil principalmente na parte Este do Estado de S. Paulo.

O programa dos trabalhos para esse Têma foi o seguinte:

Dr. MARIO OTTONI DE REZENDE - "O porque da escolha do têma exclusivo "Leishmaniose" para o III° Congresso Brasileiro de O.R.L.".

Resumo: Procura o A. justificar a razão da escolha de um têma exclusivo para o III. ° Congresso Brasileiro de O.R.L., baseando-se: na maior incidência da molestia no Estado de S. Paulo, no número maior de portadores de formas graves da mesma, na depreciação economica desses doentes, e além disso, maior contribuição dos autores paulistas para o estudo e solução dos problemas medicos, dos profilaticos e do tratamento da Leishmanióse, tendo sido publicados valiosos estudos e trabalhos sobre o assunto. No ponto de vista clinico da leishmanióse das mucosas, classifica as lesões de acôrdo com o aspecto que cada uma das suas formas apresenta e com a receptividade do tratamento empregado. É natural que, no mencionar todos os autores brasileiros que de uma outra forma se dedicaram ao seu estudo, alguns tenham sido esquecidos, pois a memoria de quem escreve pôde ter falhada".

Prof. SAMUEL PESSOA - "Parasitologia e epidemiologia da leishmania tegumentar americana".

Resumo: O A. dividiu o seu trabalho em duas partes: A) Parasitologia - Após discorrer ligeiramente sobre os aspectos da parasitologia da leishmanióse tegumentar americana, o A. chama a atenção para os seguintes pontos de maior interesse em relação ao item abordado:

1 - Aspectos da Leshhmania Braziliensis em relação à L. Donovani (parasita do Calazar ou leishmanióse visceral americana) e à L. Enrietti (agente etiológico de uma leishmanióse expontanêa da cobaia).

2 - Aspectos da L. Braziliensis em relação às formas leishmanioides do Trypanosoria Cruzi (= Schizotrypanum cruzi), formas estas encontradas nos chagomas de inoculação, e que determinam lesões e cicatrizes que podem ser confundidas com as de L. T. A.

3 - Necessidade de maior estudo quanto à possibilidade da existencia de formas de resistencia da L. Braziliensis devido às recaídas da doença em pacientes clinicamente curados, muitas vezes após 5 ou mais anos, e em geral mostrando os parasites em úlceras resultantes de traumatismos na péde ou na mucosa.

B - Epidemiologia - Após, referir-se, tambem de maneira sucinta quanto aos aspectos epidemiologicos da endemía, aborda os pontos menos esclarecidos da questão, e que necessitam maiores estudos, sendo os principais:

1 - A questão do reservatorio de virus, desde alguns autores modernos como Romaña e colaboradores, e Herrer e colaboradores têm encontrado freqüentemente cães parasitados é outros como Gordon, Weiss e o A., só registram resultados negativos ou o encontro esporadico de animais parasitados.

2 - Necessidade de maiores pesquizas, quanto ao processo de transmissão da L.T.A., pois ainda não foi conseguida, experimentalmente, a transmissão da doença, nem pelos flebótomos nem por qualquer outro artrópode hematófago.

3 - Maiores estudos quanto à biologia é habitos domesticos das especies de flebótomos incriminadas como vectoras, afim de que se possa instituir uma profilaxia diretamente dirigida contra estes insectos, semelhante a que se exerce contra a malária pelos insectisidas com poder residual.

4 - Critério de cura dos parasitados, possivelmente baseado na aplicação dos métodos quantitativos de fixação do complemento.

5 - Estudos etiológicos, clinicas, epidemiologicos e sobre a distribuição geografica, das duas formas de leishmanióse tegumentar - a exclusivamente cutanea (uta) e cutanea-mucosa (espúdia), não só no Brasil como nos demais paises americanos".

Prof. JOÃO DE AGUIAR PUPO - "Estudo clinico e terapêutico da Leishmanióse tegumentar americana. Acidentes gerais pelo tratamento".

Resumo: O A. apresenta a chave de classificação das formas clinicas da molestia, ilustrando a exposição com fotografias, desenhos e radiografias de casos originais. O problema terapêutico é abordado segundo o estadio evolutivo da moléstia, pondo em destaque as formas mais sensiveis aos arsenicais e antimoniais, apreciando os casos arseno e antimônio-resistentes, decorrentes do tratamento inconstante ou tardío. O A. enuméra as formas clinicas irredutiveis e as sequelas dá molestia, cujo acervo constitue o onus social do problema. Estudando os acidentes verificados cútre os doentes da Clinica Dermatológica do Hospital das Clinicas, o A. enumera os fatores predisponentes e os meios de prevení-los".

Da. JOCELINA SILVEIRA GUIMARÃES - "Do Serviço Social no leishmanióse".

Resumo: A A. abordou os seguintes pontos: 1.º) O objetivo do Serviço Medico Social que repousa no conhecimento; e compreensão do que esta impedindo ou dificultando o tratamento médico, por parte do paciente; 2.°) A A. tece comentarios sobre os resultados de uma pesquiza medico-social que atingiu um grupo de 500 pacientes portadores de leishmanióse matriculados no Hospital das Clinicas da Fac. de Medicina de S. Paulo e na Santa Casa desta Capital, tendo em vista salientar:

a) o exôdo de pacientes portadores de leishmanióse decórre da deficiencia de recursos sanitarios em nosso Estado;

b) o problema do abandono do tratamento medico por pacientes matriculados nos referidos hospitais desta Capital. A interferencia do fator social.

c) a contribuição do Serviço Medico Social diante do problema da leishmanióse.

Dr. HUMBERTO PASCALI - "Plano de ação sabotaria na luta contra a leishmanióse".

Resumo : O A. lembra que até 1939 as medidas sanitarias contra a leishmaniose haviam sido relegadas a plano secundario, e pouco se conhecia sobre os aspectos epideminlogicos do problema pela falta de investigações sistematizadas. Houve por bem o Governo do Estado em Março de 1939 organizar uma comissão, que sob a direção do Prof. Samuel Pessoa, pudésse atualizar os conhecimentos nosologicos de interesse para a solução do magno problema. E após exaustivos estudos, que foram condensados em obra magistral daquele emerito Professor, de parceria com o Dr. Bruno Rangel Pestana, foi iniciada a assistencia médico - sanitaria aos portadores do mal e emprego da vacina especifica. Recentemente, devido a afluencia de doentes aos hospitais desta Capital, provindos dos mais longínquos rincões do nosso Estado, constituiu-se sob os auspícios da provedoria da Irmandade da Santa Casa de S. Paulo, uma Comissão composta de ilustrados profissionais que há muito vêm se dedicando aos problemas médico-sociais, Comissão essa que ficou assim constituída: Dr. José Cassio de Macedo Soares, Prof. J. de Aguiar Pupo, Prof. Samuel B. Pessoa. Dr. Oscar Cintra Gordinho, Dr. Mario Ottoni de Rezende, Dr. Francisco Malta Cardoso, Dr. Odair Pacheco Pedroso, Dr. José de Alcantara Machado, Dr. José Ayres Netto e Da. Jocelyne Silveira Guimarães, sendo o A. indicado pela Secretaria da Educação, como seu representante na referida Comissão, afim de tomar parte na elaboração do plano que foi organizado. Antes, porém, ordenou o A. inspeções preliminares por técnicos da Divisão do Serviço do Interior, nas zonas de derrubadas de mata, nos pontos afastados da Alta Sorocabana, Alta Paulista e Noroeste, afim de que com maior segurança fosse elaborado o plano que deveria servir de base às atividades da Comissão. O referido plano desdobra-se nos seguintes itens: 1) Pesquisa e orientação técnica; 2) Profilaxia; 3) Assistencia; 4) Educação e Propaganda sanitaria. Ponto saliente do Plano em apreço é a ação coordenada de órgãos oficiais e particulares, visando a necessaria eficiencia na campanha a ser desenvolvida".

As sessões foram presididas pelos Prof. Carlos de Morais, Ermiro de Lima e Dr. Matos Barreto, tendo tombem sido convidado para tomai assento à Mesa, o Dr. José Cassio de Macedo Soares, Provedor da Santa Casa de S. Paulo.

À tarde prosseguiram no Hospital das Clinicas os cursos e conferencias; sempre muito concorridos.

Ás 21 horas compareceram os congressistas ao Teatro Municipal, onde foi lhes oferecido por S. Excia. o Sr. Prefeito Municipal de S. Paulo Dr. Armando de Arruda Pereira, um excelente Concerto Sinfonico, que à todos muito agradou.

Dia 12 foi proporcionada aos Congressistas um passeio a Campinas, através da estrada pavimentada Anhanguéra e visita à Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico do Est. de S. Paulo, onde puderam apreciar as fases diversas da cultura do café. Depois de rapida parada na linda séde da fazenda do Sr. Joaquim Bento Alves Lima, onde gentilmente foi oferecido um aperitivo aos congressistas, dirigiram-se todos para a Fazenda Mato Dentro, do Sr. Armando Silva, onde o Laboratorio Squibb do Brasil ofereceu um coquetel, seguido de um churrasco, homenagem da Prefeitura Municipal de Campinas. A excursão foi ótima e reinou entre todos muita cordialidade e alegria. As 17,30 horas partiram para S. Paulo em trem especial da Companhia Paulista.

Dia 13, às 9 horas, no Anfiteatro do Instituto Oscar Freire realisou-se a quarta sessão plenaria, onde foram apresentados os trabalhos referentes ao 3.° têma oficial: "Tumores das cavidades nasais, para-nasais, da cavidade bucal e da mandibula".

Dr. RODOLFO RIES CENTENO - "Contribuição ao estudo dos tumores do nariz e cavidades nasais".

Dr. ARMANDO PINTO FERNANDES - "Adamantinoma da mandibula".

Prof. JOSÊ KÓS - "Osteoma do seio frontal" e "Câncer do cavum".

Dr. SILVIO MARONE - "Leontiasis óssea".

Drs. JOSÉ MATUSEVICH, AARON KAMINSKY e MARIO ALFREDO SEGERS - "Considerações sôbre tumores da cavidade bucal".

Dr. OSOLANDO J. MACHADO - "Tratamento do câncer do assoalho da boca pela radioterapia".

Drs. M. O. ROXO NOBRE, HENRIQUE MELEGA, ANTONIO CARLOS JUNQUEIRA e ANTONIO CORRÊA - "Via de acesso cervical para implantação de radium no terço posterior da lingua".

Dr. OCELO PINHEIRO - "Carcinoma do seio maxilar".

Prof. RAUL DAVID SANSON - "Mucocele das cavidades para-nasais".

Dr. RENATO SEGRE - "Tratamento eletro-cirúrgico dos tumores da cavidade bucal".

Dr. SILVIO MOREIRA DA SILVA - "Tumores dos seios para-nasais e dá cavum. Observações".

Dr. C. FRANCO TORRES - "Polipo antrocoanal".

Dr. J. HEREDIA VARGAS - "Tumor tireoideo da base da lingua".

Dr. ANTONIO PINTO VIEIRA - "Tratamento dos tumores malignos das fossas nasais".

Dr. LEROUX-ROBERT - "Câncer do maciço etmoido-maxilar".

Dr. MANOEL ALBA - "Epitelioma do etmoide. Hiperplasia angiomatosa do seio maxilar".

Dr. ARISTIDES MONTEIRO - "Contribuição ao estudo dos tumores das cavidades para-nasais".

Dr. CELIS PERES - "Polipos antro-coanais, estudo clinico e classificação (estudo pessoal).

Em seguida o Prof. BACLESSE fez sua conferencia sôbre "Considerações radiograficas e roentgenterapicas sôbre os tumores malignos do seio maxilar, do etmoide e das fossas nasais".

Resumo: (Este trabalho comporta o estudo de 269 casos examinados radiograficamente na Fundação Curie no decurso de 20 anos (1929-1949) dos quais 232 foram verificados histologicamente pelo Dr. Gricouroff).

1 - O A. propõe este trabalho a uma classificação topografica separando as diversas variedades de tumores malignos do seio maxilar, da região etmoidal, levando em conta, na medida do possivel, a zona de origem do câncer e sua extensão. Descreve assim cinco variedades topograficas do câncer do seio maxilar, propriamente dito, classificando o câncer chamado "etmoido-maxilar" num grupo especial. Os tumores etmoidais são divididos em três grupos: a) tumores etmoidofrontais, de evolução anterior, raros; b) tumores etmoido-naso-faringeos de evolução posterior, mais frequentes; c) tumores etmoidais, propriamente ditos, os mais frequentes.

2 - Faz estudos comparativos destas classificações radiotopograficas e histologicas.

3 - Resultados obtidos somente pela roentgenterapia no tratamento do câncer do seio maxilar e das fossas nasais, irradiados de 1929 a 1945, tendo tido um retrocesso de pelo menos, 5 anos.

Com relação aos doentes tratados associadamente (cirurgia + Ra ou cirurgia + RX) fazem parte de um estudo a ser apresentado pelos Drs. Leroux-Robert e Ennuyer".

Neste periodo da manhã os presidentes dos trabalhos foram os Profs. Kós, Bergaglio, Mario Rius, Renato Machado e David Sanson.

Antes de ser iniciada a conferencia do prof. Beclesse, foi feito um minuto de silencio, como homenagem postuma dos congressistas ao Prof. Brumpt, que acabára de falecer em Paris, e que foi o primeiro professor de Parasitologia da Faculdade de Medicina de S. Paulo, aqui deixando discipulos e admiradores.

No periodo da tarde, às 13 horas, foram apresentados os trabalhos referentes ao têma oficial: "Leishmasnióse" e na seguinte ordem:

Prof. PAULO MANGABEIRA ALBERNAZ - "Formas clinicas da leishmanióse nasal".

Drs. TITO RIBEIRO DE ALMEIDA e ANTONIO CORRÊA E MARCO ELISABETSKY - "Manifestações toxicas do Eparseno no leishmaniose das mucosas".

Prof. RAFAEL DE BARROS e Drs. ANTONIO CORRÊA e MARIA LUIZA M. T. DE LIMA "Alterações sinusais na leishmanióse teguaneutar americana, com estudo radiografico e histo-patologico".

Dr. ANTONIO DUARTE CARDOSO - "As deformidades da leishmanióse nasal. Técnicas de reparação".

Drs. ANTONIO CORRÊA e MARCO ELISABETSKY - "Ação da cloroquina nas lesões mucosas da leishmanióse tegumentar americana".

Drs. ANTONIO CORRÊA e MARCO ELISABETSKY - "Ação da antinaoniato de metilglucamina nas lesões mucosas da leishmanióse tegumentar Americana".

Drs. ANTONIO CORRÊA e MARCO ELISABETSKY - "Ação da daimidino difenoxipentana nas lesões mucosas da leishmaniose teg. americana.

Dr. NELSON ALVARES CRUZ - "Leishmanióse das mucosas".

Dr. ROBERTO FARINNA - "Deformidades da face na leishmanióse Reparações".

Drs. ERICO GUERRA, LUIZ M. MECHELLI e LUIZ BATISTA - "Apreciação clinica da tolerancia ao amino-arseno-fenol (Eparseno) em doentes de leishmanióse".

Resumo: Em vista de seus achados encarecem os AA. a necessidade de se fazer exame clinico e certos exames de laboratorio (pelo menos hemograma, prova de bromosulftaleina, prova de Hangar, exame de urina tipo O e urobilinogênio na urina) antes e durante o tratamento, visando a evidenciação de certos disturbios (principalmente hepatico) que podem contra-indicar ou tornar mais cauteloso o tratamento com o amino-arseno-fenol (Eparseno).

Dr. SILVIO MARONE - "Leishmanióse e ouvido interno".

Resumo: O A. estudou o ouvido interno dos leishmanióticos, tanto em faze inicial da molestia (sem tratamento), como adiantada (com tratamento). Verificou que os pacientes do 1.° grupo não se queixavam de disturbios vestibulares ou cocleares. Nos exames não foram tambem verificadas alterações. Nos pacientes do 2.° grupo, mesmo submetidos a tratamentos irregulares à base de arsenicais ou antimoniais, não foi encontrado comprometimento vestibular ou coclear. A discreta hipoacusía relatada por alguns, era do tipo condução e encontrada nos casos mais adiantados e com localização da molestia no nariz ou rino-faringe. Ao que parece, tanto o labirinto como o VIII.° par craniano são indenes à infecção Lishmaniótica e resistentes à medicação.

Dr. FABIO BARETO MATHEUS -"Leishmanióse da amígdala".

Resumo: Relata o A. um caso de L. cuja lesão primeiramente na amigdala, cuja ulceração cedeu com tratamento especifico, para secundariamente aparecer no septo nasal lesão tipicamente leishmaniótica. Reação de Montenegro fortemente positiva. Rx dos pulmões, reação de Wassermann, pesquiza de paracoccidiodes foram negativos. Na literatura não encontrou caso similar.

Dr. FABIO BARRETO MATHEUS e Dr. NELSON A. CRUZ -- "Polipos leíshmanióticos do septo nasal".

Resumo: Os AA. apresentam 3 casos: 2 eram do tipo hiperplastico, difuso de Mangabeira Albernaz e o 3,° se inseria no bordo da perfuração septal (tipo pendular). O exame histopatologico revelou caracteristicas do polipo leislimanioso. Reação de Montenegro foi fortemente positiva. Acham que a raridade da lesão pode ser explicada pela existencia de causas locais ou gerais, necessariamente associadas à irritação especifica da pituitaria.

Dr. RAFAEL DA NOVA - "Considerações acêrca da propagação às mucosas da leishmaníose tegumentar americana".

Resumo: O A. baseado em 7 casos de propagação extensa naso-buco-faringéa, verificou em todos êles a integridade da chamada bóca do esofago, bem como das porções subjacentes desse orgão. Revendo os laudos de 22,535 autópsias praticadas no Departamento de Anatomia Patologica, encontrou 5 casos de propagação à faringe e à laringe e em todos êles foi assinalada a integridade do duto esofagiano. Discute os fatores que influenciam a propagação da L.T.A. às mucosas e ressalta o fator da moléstia de limitar à cavidade faringéa; respeitando o estreitamento cricofaríngeo.

Dr. FRANCISCO VILELA - "Contribuição para o tratamento das formas mucosas da leishmanióse tegumentar americana".

Resumo: O A. traz observações sôbre esse tratamento, visando principalmente encurtar no máximo, o prazo de permanencia nas clinicas especializadas das cidades, de doentes que sempre residem m zonas rurais. Eis a têrapeutica -preconisada pelo A.: a) tratamento local por fulguração; b) Tratamento geral por meio dê injeções endovenosas de Eparseno, tipo infantil, cuja ampôla contêm 0,05 de amino-arsenofenol, sendo nos adultos, 2 injeções por dia, uma de manhã, outra à tarde, (Eparseno infantil) durante 5 dias seguidos, no fim dos. quais -o doente volta para sua casa, onde qualquer individuo habilitado poderá aplicar-lhe outras 10 ampôlas, diariamente, do mesmo medicamento. Nas crianças, após fulguração das lesões aplica só uma dóse diaria do E. infantil durante 5 dias, endovenosamente, e em seguida, nos dias subsequentes serão aplicadas mais 5 ampôlas, dia sim e dia não. Com essa terapêutica tem obtido curas clinicas sem recedivas. O A. completa seu trabalho com numerosas observações clinicas em que se pôde verificar a excelencia do processo preconisado.

Finda essas comunicações, todos os têmas do Congresso foram em seguida discutidos, em sessão preidida pelo Dr. Aloysio Novis, secretario da Federação Brasileira das Sociedades de O.R.L.

Ainda à tarde, no Hospital das Clinicas, foi realizada "mesa redonda" sôbre o problema do cancer do laringe, em cuja reunião estiveram presentes especialistas nacionais e estrangeiros, tendo sido; no final exibidas três peliculas sôbre ralingectomía total, respectivamente dos laringologistas Drs. Arruda Botelho, Leroux-Robert e Plinio Mattos Barreto.

A noite, às 21 horas, realizou-sé na séde do Clube Harmonia de Tenis, à rua Canadá, o grande jantar-dançante oferecido pela Comissão Executiva aos congressistas e suas familias, que decorreu num ambiente cheio de alegria e entusiasmo, prolongando-se animadamente as danças até altas horas da madrugada.

Dia 14, sabado, às 10 horas, da manhã, no Anfiteatro do- Instituto Oscar Freire, em sessão solene, realizou-se o encerramento do II.º Congresso Latino Americano de O.R.L. e Broncoesofagoscopía e do III ° Congresso Brasileiro das mesmas especialidades, estando a mesa formada pelos membros dá Comissão Executiva dos Congressos Prof. A. de Pàula Santos, presidente, P. Mangabeira-Albernaz, Roberto Dias Oliva, Rafael, da Nova, Mario Ottoni de Rezende, J. E. de. Paula Assis, J. E. de Rezende Barbosa e Plinio de Mattos Barreto.

A sessão foi iniciada com a leitura pelo Dr. Rezende Barbosa, secretario do Congresso, da moção que se segue, subscrita por todos os chefes de delegações,-Professores João Marinho (Brasil), Justo Alonso (Uruguai), Juan Manuel Tato (Argentina), Juan Barroilhet (Chile), Franco Torres (Paraguai), Ernesto Raffo (Perú), Franz Conde Jahn (Venezuéla) e Hidalgo Alzamorra (Equador) "Os delegados oficiais dos paises latino-americanos representados neste II.° Congresso Latino-Americano de O.R.L. e Bronco- Esofagología, signatarios deste documento, reunidos em sessão plenaria no dia 13 de Julho de 1941, na cidade de S. Paulo, sob a presidencia do Prof. Emerito João Marinho, delegado do Brasil, solicitam a V. Excia apresentar à soberana assembléia geral, a fim de que a mesma aprecie, discuta e aprove, as seguintes sugestões:

I) que a denominação de secretaria permanente dos Congressos Latino Americanos de Otorrinolaringología e Bronco-esofagología seja mudada para "titular da secretaria permanente; 2) reeleger o Prof. Eduardo Casteran para titular da secretaria permanente; 3) em relação às comissões indicadas pelos delegados oficias e referendadas pelas assembléias, o seguinte: não estando a comissão em atividade, dentro de um ano após a reunião do Congresso, tacitamente considerar-se-á ela renunciada e o titular da secretaria permanente terá poderes pata nomear nova comissão afim de substituí-Ia; 4) que a Comissão do "Premio Alejandro Del Rio" entre em articulação com a secretaria permanente; 5) indicar para integrarem a Comissão de Nomenclatura Nosologica da Otorrinolaringología os seguintes srs.: Prof. Paulo Mangabeira Albernaz, Prof. Pedro Regules e Prof. Juan Manuel Tato; 6) indicar para presidente da Comissão do Câncer o prof. Justo M. Afonso; 7) aprovar a, indicação da Venezuela para séde do futuro Congresso Latino-Americano de Otorrinolaringologia e Bronco-esofagología, sob a presidencia do prof. Franz Conde Jahn; 8) ratificar todas as resoluções do II.° Congresso Latino-Americano de O.R.L. e Bronco-esofagologia, exceção feita à organização de um formulário otorrinolaringologico e solicitar ao Prof. Conde Jahn que continue seus estudos e trabalhos neste setor; 9) aprovar a resolução de que os convites oficiais aos governos, universidades, faculdades federações e sociedades, para a reunião dos proximos Congressos Latino-Americanos, sejam feitos por intermédio da secretaria permanente; 10) recomendar ás seguintes resoluções apresentadas pela Comissão de Surdo-mudez: 1) a educação das crianças surdas deve ser obrigatoria por lei; 2) é responsabilidade do Estado promover a educação gratuita de todas as crianças surdas; 3.) deve ser levantado um censo estatistico para estabelecer o numero de crianças com "deficit" auditivo, afim de se determinas as necessidades de cada país; 4) insistir na necessidade de se criar estabelecimentos de ensino especializado em numero suficiente para atender a educação das crianças surdas; 5) recomendação especialmente para que o Estado dê inicio à educação dos surdos na idade pré-escolar; 6) a educação da criança surda é um problema psico-médico-pedagogico, devendo existir urna orientação técnica fundamental nestes três ramos, onde colaborem otologos, psicólogos, foniátras etc.; 7) destacar a necessidade de serem estabelecidos pelo Estado, cursos para a preparação técnica de professores que queiram dedicar-se à educação das crianças surdas, sobre bases cientificas, eliminando o empirismo e o auto-didatismo; 8) aconselhar o controle do exercicio profissional destes técnicos, a fim de que só possam exercer este ensino especializado, aqueles que tenham tido habilitação; 9) recomendar o contróle do Estado sôbre estabelecimentos particulares que se dedicam à educação das crianças surdas, os quais devem ádatar programas similares aos das instituições oficiais e ter pessoal com titule de habilitação; 10) recomendar a assistencia social aos surdos, o fornecimento e bolsas de trabalho, a adoção de orientação vocacional e o desenvolvimento cultural dos mesmos; 11) apoiar o metodo oral de instrução, bem como o metodo auditivo nas crianças em que possa ser aplicado; 12) recomendação para retirar de talos os estabelecimentos educacionais a denominação de "surdos-mudos", substituindo-a pela de "surdos".

II) Comunicar à assembléia geral que por especial deferencia do Prof. Richard Silverman, foi oferecida uma bolsa de estudos, com a duração de dois anos, no "Central Institute of Deaf", St. Louis, U.S.A. a um professor que deseje dedicar-se ao estudo das técnicas do ensino ao surdo. A pessoa interessada deverá dirigir-se à Comissão de Surdo-mudez; 12) criação de um Departamento para "Estudo do Cancer da Laringe", centralizando todas as atividades dos especialistas latino-americanos, com séde em Montevidéo.

Este importante documento, que focaliza sobretudo dois dos mais importantes problemas de otorrinolaringologia da atualidade, como o da reeducação dos surdo-mudos e o do câncer do orgão da fonação, foi unanimemente aprovado.

A assembléia geral aprovou, em seguida, as moções: do Prof. Bergaglio (Argentina), relativa a um amplo serviço informativo entre todos os especialistas, sôbre os acidentes de anestesía, e a do Prof. Sala Lopes (Uruguai), aplaudindo o excelente trabalho realizado pela Comissão Executiva dos presentes Congressos.

Ao finalisar a sessão de encerramento dos trabalhos, falaram os Prof. João Marinho e Prof. Juan Manuel Tato, referindo-se o primeiro à confraternisação resultante dos congressos e o segundo, em nome das delegações extrangeiras, agradecendo a recepção cordial que lhes foi proporcionada e pondo em relevo o êxito científico e social dos certames.

Em seguida foi aprovada a seguinte moção apresentada ao III.° Congresso Brasileiro de O.R.L. e Bronco-esofagologia: "O III. Congresso Brasileiro de O.R.L. e Bronco-esofogología, diante do valioso acêrvo de comunicações apresentadas no decurso de seus trabalhos sôbre o têma oficial "Leishmanióse" e apreciando os fatos relatados em sessão especial pela "Comissão de Luta contra a Leishmaniose no Estado de S. Paulo", organizada pela Santa Casa de Misericordia de S. Paulo e considerando: 1) que a luta contra a Leishmanióse Tégumental Americana constitue sério problema de Saúde Publica em determinadas regiões do país; 2) que os aspéctos sociais do problema justificam a colaboração das instituições privadas nos moldes da ação que a Santa Casa de Misericordia de S. Paulo vem realizando há varios anos; 3) que existindo numerosas incognitas de ordem cientifica que necessitam ser esclarecidas para mais eficiente combate à moléstia; 4) que os estudos de Serviço Social Médico realizados em nosso meio vêm demonstrando a precariedade dos orgãos ale assistencia aos doentes de leishmanióse; decide o seguinte: 1) que o problema da leishmanióse é de alta magnitude do ponto de vista cientifico, enrico e profilatico, solicitando-se ação decisiva dos poderes cor e autoridades sartitaras do país; 2) que seja dado um vóto de aplauso à Santa Casa de Msericordia de S. Paulo e ao plano de "Luta contra a leishmanióse no Estado de S. Paulo" apresentada pelos seus representantes em sessão especial desse Congresso; 3) que seja incentivada a investigação cientifica para solução do problema da leishmanióse; 4) que seja organizada a assistencia aos doentes de leishmanióse, ampliando-se os recursos hospitalares, entrosando-os por intermedio dos orgãos de Serviço Social Médico.

Foi tambem aprovada a seguinte moção apresentada pelo Dr. Humberto Pascale: "Considerando que entre os direitos naturais do homem destaca-se como privilégio cardial o direito à saúde; considerando que a leishmanióse tegumentar americana, tanto pelas suas caracteristicas epidemiológicas como pela complexidade das medidas de, profilaxía envolve aspectos especiais que lhe conferem, nitidamente, um cunho de moléstia médico-social; considerando que, pelas contingencias de tempo e de espaço, relacionada com o interesse economico imediato do trabalho humano aplicado na devastação das matas em proveito da agricultura intensiva, expôem os trabalhadores rurais às mais precarias condições de vida, em virtude da ação coincidente de multiplos fatores mesológicos adverso; considerando que em virtude de fatores epidemiológico intimamente relacionadas com o ambiente de trabalho, porque inerentes à fatalidade biologica do agente transmissor, as medidas de profilaxía por ora recomendáveis tornam-se contingentes, tanto pela limitação do seu alcance, como pela precaridade de seus efeitos; considerando que, em consequencia das condições atuais da vulnerabilidade das. medi das de proteção, os trabalhadores rurais que se destinam à derrubada de matas em zonas em que fatalmente sé entrelaçam os elos da cadeia epidemiologica relacionadas com a incidencia dá leishmanióse cutanio-mucosa, estão sujeitos aos mesmos riscos que, pela chamada teoria do risco profissional, demandam medidas de amparo e proteção a favor do trabalhador urbano; considerando finalmente, que, pela coincidencia inelutavel de fatores endemo-epidemiologicos e pelas caracteristicas étio-patologicas que lhe são proprias, assim como pelo aspecto médico social de que se revéste, a leishmaniose cutanio-mucosa poderá enquadrar-se no âmbito da patologia ocupacional, como doença diretamente profissional, pela. ação do ambiente, e indiretamente profissional pelas condições favoráveis criadas pela propria natureza do trabalho rural - os membros do III.° Congresso Brasileiro de O.R.L. e Bronco-esofagologia acordam em apelar para o egrégio Governo dó Estado de S. Paulo, no sentido de serem estudadas pelos orgãos competentes, as medidas que forem jolgadas adequadas à inclusão da leishmanióse cutania-mucosa no ról das doenças profissionais, bem como as providencias que, relacionadas com a concretização da iniciativa ora preconizadas, resultem no amparo social e na proteção efetiva do trabalhador rural brasileiro.

Essas duas moções aprovadas são de maxima importancia pára o nosso meio rural e certamente, irão contribuir para uma grande campanha visando elevar o padrão sanitario do trabalhador do campo.

Foi tambem aprovado que os congressos brasileiros da especialidade não se realizem com os congressos latino e pan-americanos, mas que sejam anualmente promovidas reuniões da Federação Brasileira das Sociedades de Otorrinolaringología, visando o maior congraçamento dos colegas e aumento da produção cientifica.

Ao encerrar os trabalhos de ambos os congressos, o Prof. Paula Santos agradeceu a contribuição proficua de todos os colaboradores, o que tornou possivel levar a bom termo as reuniões, efetuadas com êxito indiscutivel, sendo suas ultimas palavras entusiasticamente aplaudidas por todos os congressistas.

As 14 horas, no Hipodromo da Cidade Jardim, foram os participantes dos congressos homenageados pelo Jockey Club de S. Paulo, que amavelmente lhes ofereceu um aperitivo e fazendo correr, em homenagem aos mesmos, cinco parcos na corrida da tarde.

Assim, com essa simpatica recepção, ficou encerrada a parte social dos certamens.

A "Revista Brasileira de Oto-Rino-Laringologia que acompanhou todo o desenrolar dos Congressos por intermedio de um dos seus diretores, aproveita a oportunidade para apresentar à dinamica e eficientissima Comissão Executiva, as suas mais calorosas felicitações pelo invulgar brilhantismo desses certames, tanto nas partes cientifica e social, como tambem na impecavel organização, que deixaram entre os congressistas a melhor das impressões.

O desenvolvimento dos congressos se fez exatamente na forma por que fôra previamente planificado por Rezende Barboza e Plinio Mattos Barreto, os incansaveis e dedicados secretarios, resultando disso a harmonia e a homogeneidade verificadas em todas as atividades dos ditos congressos.

Tambem o alto espírito de compreensão e cooperação de todos os participantes, vindos do norte e do sul do nosso país, e ainda de varios países das Americas e da Europa, permitiu que os trabalhos se desenvolvessem em ambiente de agradavel cordialidade e fraternidade, e tambem se caracterisassem pela colaboração dos maiores luminares de diferentes centros científicos mundiais, destacando-se entre eles os Profs. Justo Alonso, Casteran, Del Carril, Del Sel, Tato, Bergaglio, Regules, Oreggia, Ameriso, Barani, Sala Lopes, Alba, Rius, Barroilhet, Grez, Franco Torres, Raffo, Aizamorra, Conde Jahn, Chevalier L. Jackson, Holiger, Silvermann, Davis, Garnett Passe, Portmann, Leroux-Robert, Baclesse, Lemoine e muitos outros, sem citar os nacionais - que realizaram inumeros cursos e conferencias de grande valia e interesse para o grande numero de congressistas, cêrca de 340, que todas as tardes se dirigiam para o Hospital das Clinicas.

É tambem de justiça que seja aqui realçada a contribuição altamente eficiente de D. Elza Prado, chefe dos serviços da Secretaria dos Congressos, de D. Odete Ortiz, chefe do serviço social e do Sr. Eugenio de Almeida Salles, do "Tours Service", que foram, nos seus respectivos sectores, de uma eficiencia e cortezia que encantaram à todos.

H. CORDEIRO

Os trabalhos apresentados nesses congressos serão publicados na integra nos "ANAIS" organisados pela Comissão Executiva.




(*) Este trabalho será publicado na integra nesta revista.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial