Versão Inglês

Ano:  1951  Vol. 19   Ed. 4  - Julho - Agosto - ()

Seção: Revista das Revistas

Páginas: 133 a 133

 

REVISTAS DAS REVISTAS

Autor(es): FABIO BARRETO MATHUES

A. LASKIEWICZ - "Complicações dos processas inflamatorios do ouvido médio na diabete" - Revue de Laring. Otol. Rhinol. - n.° 11 e 11 - 71.° ano 1950.

A inflamação começa com dor; corrimento ou não e hipoacusia.

O diabetico se queixa duma penosa diminuição da acuidade auditiva diferente daquela da otite media aguda simples.

Habitualmente não se constata sinão uma febricula vesperal que segundo Neuman representaria um carater típico da afecção. Ha hiperleucocitose com desvio para E. Aumento da v.s. Edema da membrana simpatica, cor rosa acinzentada. Infiltração na região do anulus timpanico e da parede postero superior do conduto. As perfurações timpanicas se fecham com facilidade mas a cor e o aspecto do timpano ficam sem modificação por muito tempo.

Os casos negativos sob o ponto de vista bacteriologico (cultura) são os casos latentes, e que trazem mais complicações.

No que concerne às complicações associadas às otites médias por streptococus mucosus, 75 % dão complicações mastoideanas e 54 % complicações intracraneanas.

A mastoidite constitue uma das complicações mais frequentes e a forma difusa é a que aparece nos casos de grande pneumatisação. Pode aparecer ainda as mastoidites temporo zigomatica, a do tipo Bezold (externo cleido mastoideo), do tipo Mouret (aponevrose digastrica) e do tipo Citeli (musculos splenius e longo do pescoço).

O A. descreve 43 casos de destruição ossea precoce nas mastoidites e isso devido à vascularisação insuficiente das partes moles e do osso devido à esclerose vascular progressiva.

A forma de Mouret dá complicações bulbo protubenraciaes; enquanto de Citelli dá trombose do sinus sigmoideo. Esta trombose se caracterisa no diabetico pela. latencia; podendo conservar um estado euforico até a morte.

As complicações intracraneanas de origem labirintica sobrevêm sobretudo na otite interna necrotica.

A necrose labirintica no diabetico interessa tanto a parte membranosa como a capsula ossea. Ha alem dos sintomas labirinticos, uma hipoacusia marcada e paralisia facial.

Encontramos ainda como complicação o abcesso do lobo temporal e abcesso do cerebelo.

Apresenta 12 observações de otite media no diabetico.

FABIO BARRETO MATHUES

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial