Versão Inglês

Ano:  1940  Vol. 8   Ed. 5  - Setembro - Outubro - ()

Seção: Várias

Páginas: 369 a 371

 

VÁRIAS

Autor(es): -

DR. GABRIEL PORTO

Após memoravel concurso realisado em Agosto ultimo no Rio de janeiro, conquistou brilhantemente o titulo de Livre Docente da Catedra de Oto-rino-laringologia, na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, o Dr. Gabriel Porto, o ilustrado especialista de Campinas e um dos diretores da Clinica de O. R. L. do "Instituto Penido Burner".

A sua tése, aliás uma verdadeira monografia, versou sobre a "Cirurgia do câncer intrinseco do laringe", na qual o candidato, grande autoridade no assunto, expõe de um modo completo e didatico, com observações proprias, todo esse interessante capitulo da cirurgia especialisada.

Os pontos sorteados foram os seguintes: "Alegria em O. R. L." (prova escrita), "Tuberculóse do laringe" (prova didatica), "Operação radical e amigdalectomia por dissecção e pelo Sluder" (prova pratica em vivo), "Via de acésso ao labirinto" (prova pratica em cadaver).

Deante da banca examinadora constituida pelos professores J. Marinho, O. Rego e Ermiro de Lima, o candidato venceu galhardamente todas as provas, mostrando grande cultura e apurada técnica, tendo no final alcançado a honrosa média geral de 9,6.

Congratulando-se com o Dr. Gabriel Porto pela sua esplendida vitoria, a "Revista Brasileira de Oto-rino-laringologia" envia-lhe calorasas felicitações.

PROFESSOR JOÃO MARINHO

E' com a mais sincera satisfação que a Revista Brasileira de Oto-rino-laringologia assinala a realização das festas comemorativas do jubileu professoral do estimado Professor João Marinho.

Ha vinte e cinco anos que o ilustre mestre ensina e aconselha, generosamente, com seus invulgares dotes de coração e cultura, todas aquelas numerosas turmas que cursaram a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, criando, ao redor de si, uma mistica de respeito e admiração que se espalha por todos os rincões brasileiros e sul-americanos, bem como arregimentando, sob o této de sua Clinica agasalhadora, uma pleiade de incansaveis trabalhadores que hoje, muitos deles professores ilustres, são membros destacados da Escola oto-rino-laringologica do Prof. Marinho.

Nada mais justo, portanto, que seus amigos, discipulos e admiradores o homenageassem de maneira tão significativa.

O programa das solenidades, e que terão lugar na Capital do Paiz durante os primeiros dias de Dezembro, é, em linhas gerais o seguinte: a) sessão conjunta das Sociedades Medicas locais; b) almoço no domingo - 8 de Dezembro; c) durante toda a semana, de 2 a 7, em cada dia, uma sessão operatoria nos diferentes serviços especialisados dos Drs. Armando Pinto Fernandes, Mauro Pena, Prof. Ermiro de Lima, Paulo Brandão, Capistrano Pereira, Caiado de Castro e Maurilo de Mélo.

Como parte ainda dos festejos comemorativos, o proximo numero da Revista Brasileira de Oto-rino-laringologia será inteiramente dedicado ao ilustre Professor e contará, ao lado de intensa colaboração brasileira, com o apoio das letras medicas especialisadas sul-americanas.

CLINICA DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA DA STA. CASA DE MISERICORDIA DE S. PAULO
(Serviço do Dr. Mario Ottoni de Rezende)

Em janeiro de 1941, o Dr. J. E. de Rezende Barbosa, adjunto da Clinica, iniciará uma serie de palestras sobre a Audição, sua fisiologia e semiologia. Essas palestras terão lugar no Anfiteatro da Clinica de Oto-rino-laringologia, no Pavilhão Conde de Lara da Sta. Casa de Misericordia de S. Paulo, às terças, quintas e sabados, das 9 às 10 horas da manhã, iniciando-se a 4 de janeiro e terminando a 17 do mesmo mês.

Em linhas gerais, o criterio a ser dado às palestras será o seguinte: noções embriologicas e anatomicas da caixa do timpano, cóclea, vias e centros acusticos; fisiologia da percepção sonora; efeito microfonico da cóclea; exame clinico do surdo; acumetria; audiometria; a surdez de tipo ouvido médio: as timpano-escleroses; a surdez do tipo ouvido interno: os diferentes tipos de surdez nervosa; Otoesclerose; sintese dos diferentes tratamentos; a prescripção dos aparelhos auxiliares do surdo.

Essas palestras poderão ser frequentadas por todos interessados no assunto e livres de qualquer onus.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial