Versão Inglês

Ano:  1940  Vol. 8   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - (11º)

Seção: Várias

Páginas: 69 a 72

 

CLINICA DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA DA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE S. PAULO.

Autor(es): -

CASA DE MISERICORDIA DE S. PAULO

Acaba de ser conduzido à chefia do ambulatório de Oto-rino-laringologia da Santa Casa de Misericordia de S. Paulo, com a morte prematura de Schmidt Sarmento, o Dr. Mario Ottoni de Rezende.

Essa nomeação representa, para a Mesa Administrativa, uma justa promoção do adjunto mais antigo da secção, obedecida, dessa maneira, uma praxe, por assim dizer, tradicional.

Mas para os especialistas de S. Paulo, Mario Ottoni vem sendo, desde muitos anos, um incansavel batalhador em prol da especialidade, de que tem sido um orientador e incentivados.

Sua orientação, que se faz sentir sobre um circulo bastante largo de especialistas, baseia-se em princípios que se podem assim resumir: prática e ciência aliadas à experiência. E compreende Mario Ottoni que a imposição de princípios práticos, despidos de base científica, leva ao empirismo. Por maior que seja o valor dos preceitos empíricos, eles não encerram elemento algum de progresso; o prático que com eles se contenta, nunca abandona a via. traçada, nunca aperfeiçoa processo algum, não contribuem para a descoberta de novos meios de ação. A prática empírica que desdenha o progresso, é a rotina.

Eis aí o grande perigo que assalta a quasi todos os recém-formados: transformam-se, em pouco tempo, em ótimos extirpadores de amigdalas, eximios operadores de septo, sinusites etc.

A orientação, porém, do novo chefe do ambulatório é contrária à rotina, proibe, mesmo, a frequência do centro cirurgico àqueles que ainda não estão afeitos às subtilezas da propedêutica, que conduz ao diagnóstico e à indicação cirurgica.

Incentivador, por excelencia, a personalidade de Mario Ottoni distribue-se por todos os escaninhos onde vislumbre vontade de trabalhar, e, então é notavel seu afan em delinear, auxiliar senão corporificar idéias apenas esboçadas. E assim que temos visto os sucessos das semanas científicas dá especialidade, a atividade da Secção de Oto-rino da Associação Paulista de Medicina e em perfeito paralelismo com elas a brilhante Revista Brasileira de Oto-rino-laringologia.

E' por esses motivos que o imperativo da praxe fez recair uma nomeação no mais antigo, que também era o mais indicado para o cargo.

Sediça a frase mas não menos aplicável: The right man in the right place.

R. O.

CLINICA DE OTO-RINO-LARINGOLOGIA DO HOSPITAL HUMBERTO I DE S. PAULO

Foi promovido a chefe da Clinica de O. R. L. do Hospital Humberto I, o dr. Homero Cordeiro, que ha varios anos vinha exercendo nessa clinica, o cargo de primeiro assistente.

Figura destacada em nossos meios científicos e especialisticos, o novo chefe saberá imprimir um cunho todo pessoal ao cargo para o qual foi nomeado, em substituição ao dr. Cincinato Leme Ferreira, que voluntariamente afastou-se das atividades profissionais.

Espírito adeantado, forrado de notavel bagagem científica, muito terá a lucrar o "Humberto I" com a acertada escolha que acabada de fazer.

Seus companheiros de redação desta Revista, cumprimentando-o, auguram-lhe uma gestão livre de tropeços.

PROFESSOR H. NEUMANN (1873-1939)

A oto-rino-laringologia internacional acaba de sofrer uma grande perda: morreu o Professor Neumann, o grande pioneiro da otologia moderna.

Nasceu o Prof. Neumann em Lipiany, na Hungria, em 10 de Julho de 1873. Fez seus estudos medicos na Faculdade de Medicina de Viena e, terminado o seu curso, foi trabalhar na clinica cirurgica do Prof. Billroth, onde aperfeiçou os seus conhecimentos cirurgicos.

Pouco tempo depois foi nomeado assistente na clinica otologica do Prof. Politzer, juntamente com Alexander e Barany. Aí, orientado pelo seu grande Mestre, dedicou-se com afinco aos estudos otologicos e, algum tempo depois, com apenas trinta anos de idade, era nomeado "privat-docent" devido aos seus notaveis trabalhos sobre "O abcesso cerebeloso de origem otitica " e a "Tecnica operatoria das supurações do labirinto". Graças a sua intima colaboração com Barany, sobre a exploração calorica do vestibulo, é que este obteve o premio Nobel.

Em 1919, após a morte do Prof. Politzer, foi nomeado diretor da Clinica otologica da Faculdade de Viena, que ele transformou e ampliou em clinica oto-rino-laringologica.

Tendo alcançado esse posto Maximo da sua carreira profissional, e, auxiliado por dedicados e competentes assistentes, como Ruttin, Fremel, Beck, Schlander, Hoffmann e muitos outros, deu o genial professor um brilho invulgar à sua clinica onde os seus cursos magistrais eram seguidos por especialistas vindos de todas as partes do mundo, transformando Viena numa verdadeira Meca da Otologia.

Em 1938, depois do "Anschluss", foi obrigado a abandonar a sua clinica e a sua cátedra, transferindo-se para a Inglaterra, onde foi convidado pela "Temple University", de Filadelfia, para dirigir a catedra de Otologia, que ele aceitou e para lá seguiu em Agosto ultimo. Quando ia iniciar os seus cursos, a morte o surpreendeu bruscamente, privando a ciencia otologica de um dos seus maiores mestres.

Deixou o Prof. Neumann inumeros trabalhos e, dentre eles, destacamos: "O nistagmo e sua importancia clinica", "O aumento da viscosidade do liquido endolinfatico", "Anestesia local no esvaziamento petro-mastoidêo", "Otite media por estreptococo mucoso", "Classificação das otites segundo a virulencia dos germens em causa e relação com a resistencia do terreno", etc.

A "Revista Brasileira de Oto-rino-laringologia" fazendo o necrológico do ilustre morto, presta-lhe uma derradeira homenagem em nome dos inumeros especialistas brasileiros, que foram seus discipulos e que dele guardam imensa saudade.

H. C.

PROFESSOR INO KUBO (1874-1939)

Com à morte do Prof. Ino Kubo, ocorrida no dia 12 de Novembro ultimo, em Tókio, perde a oto-rino-laringologia japonesa um dos seus maiores vultos.

Jovem ainda, permaneceu algum tempo na Europa, junto aos grandes mestres da especialidade, - e dentre eles Killian, do qual foi discipulo e grande amigo, e assim teve a ocasião de acompanhar de perto as primeiras fases da evolução da oto-rino-laringologia, iniciadas nos primeiros anos deste seculo, principalmente na Alemanha e na Áustria.

Regressando ao Japão, foi nomeado professor da cadeira de oto-rino-laringologia na Imperial Faculdade de Medicina de Fukuoka, posto este que ocupou durante varios anos e onde se impoz no conceito geral, pelo brilho do seu talento e pela sua grande cultura medica.

Publicou um tratado da especialidade, o primeiro aparecido em seu país, e foi um dos fundadores da "Revista Japonesa de Oto-rino-laringologia".

Um dos característicos de Ino Kubo, era a sua grande operosidade, comprovada pelos seus numerosos e valiosos trabalhos, não só apresentados em congressos nacionais e internacionais, como tambem publicados em varias revistas especializada, das quais era assiduo colaborador.

Alem de ser presidente de honra da Sociedade Japonesa de Oto-rino-laringologia, ocupava outros postos de responsabilidade em sua pátria, como o de membro do "Conselho Nacional de Pesquizas" e do "Comité de Publicidade da Imprensa Japonesa de Ciências Medicas". Era tambem sócio correspondente de muitas sociedades científicas européas.

A "Revista Brasileira de Oto-rino-laringologia", associando-se às homenagens prestadas em memoria do ilustre cientista, apresenta à "Revista Japonesa de Oto-rino-laringologia " suas condolencias.

H. C.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial