Versão Inglês

Ano:  1940  Vol. 8   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - (10º)

Seção: Várias

Páginas: 67 a 68

 

MESA-ARMÁRIO PARA CONSULTÓRIO OTO-RINO-LARINGOLÓGICO

Autor(es): DR. GUEDES DE MELO FILHO

O móvel que ilustra a presente nota foi por nós ideado aproveitando o sistema de "gavetas em quadrante", adotado na construção de armários para dentistas.

E' uma mesa-armário que apresenta vantagens sôbre os móveis congêneres (Killian e outros) utilizados nos consultórios da especialidade e preenche cabalmente ambos os objetivos indicados pela denominação. Não só oferece mesa bem ampla (45 cms. x 70 cms.) para distribuição do material de exame e tratamento, como permite ao especialista ter ao seu alcance todo o instrumental de rotina, além dos medicamentos e acessórios para fins diagnóstico e terapêutico.

Estampado em finas chapas de aço, de linhas sóbrias, pintado a "Duco" em côr neutra e, em negro, as dobradiças e os botões-puxadores, a mesa-armário apresenta agradável aspéto que dá realce ao mobiliário da sala de exames. Provida de rodas de borracha, é facilmente deslocável, a um simples impulso, de acôrdo com as necessidades momentâneas (fig. 1).

O seu manejo é mais cômodo do que o da mesa de Killian e, embora menor do que esta, oferece maior capacidade, devido ao aproveitamento integral do espaço ocupado; assegura melhor proteção contra as poeiras, pois o especialista abre uma ou mais gavetas apenas enquanto procede ao exame de cada doente, ao contrário do que acontece com a mesa de Killian, permanente e completamente aberta durante as horas de trabalho; o conteúdo do armário, fora dos momentos de serviço, não só fica protegido, como inteiramente oculto, o que representa apreciável vantagem, do ponto-de-vista estético, sôbre os móveis envidraçados.

Mede a mesa-armário 85 cms.de altura por 70 de comprimento e 45 de fundo. Na parte superior, em toda a extensão, existe uma placa de opalina, cujo deslocamento é impedido por quatro pequenos suportes metálicos, ajustados nos respectivos ângulos. O único acessório que fica permanentemente sôbre a mesa é o estojo envidraçado de algodão, com a respectiva "bobina" (fig. 1).

A frente do móvel é dividida em duas partes: a inferior, munida de portas, conta, de cada lado, pequeno armário, dividido ao meio por prateleira de vidro, destinado a cubas para instrumentos, recipientes para material usado, tambores de gaze e algodão, transformador, esparadrapo e acessórios; a parte superior é constituída de gavetas, dotadas de pequenas molas laterais que tornam simples e perfeito o fechamento; de um lado, existem quatro pequenas gavetas para o instrumental fervido e, do outro, duas grandes para os medicamentos. Forradas de papel-filtro, ou de placas de vidro, as primeiras são divididas por lâminas de metal cromado, de 1 cm. de altura, em três triângulos isósceles (fig. 2). Dêsse modo, obtem-se melhor separação do material e se impede o seu deslizamento para o fundo, quando, no ato de fechar, a gaveta gira em um ângulo correspondente a 90°.

A gaveta de medicamentos tem capacidade para 24 vidros, cuja fixação é assegurada por placa metálica perfurada conforme se vê na fig. 2. Os vidros conta-gotas trazem a respectiva designação próxima ao gargalo e os demais sôbre a própria tampa.

De acôrdo com o sistema de trabalho do especialista, podem ser adaptados ao lado da mesa outros acessórios (esterilizador, vaporizadores, etc.).





Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial