Um Modêlo Prático de Aspirador e Irrigador Conjugados para Cirurgia Otológica
Autor(es): Syogi Shinzoto*
O uso de brocas na cirúrgia otológica requer irrigação e limpeza simultânea do campo operatório. A irrigação contínua do local do broqueamento é indispensável para que se evite lesões de elementos nobres por aquecimento e a aspiração conjungada que mantém a visibilidade e limpeza constante do campo. Para que um dispositivo conjugado desempenhe bem a sua finalidade é necessário que o escoamento do sôro irrigador e a fôrça de aspiração sejam controlados cômodamente pelo cirurgião.
Tendo por objetivo a utilidade prática, criamos um dispositivo leve, simples, e o mais semelhante possível aos bicos de aspiradores mais comumente usados. Consta, conforme mostram as fotografias. (1, 2 e 3.)
a) um cabo feito de tudo de latão cromado ou aço inoxidável de 10 cm de comprimento e 12 mm de diâmetro e um dispositivo de pinçamento.
b) dois tubos de garroteamento com pontas de conexão de plástico (o mesmo do equipo de venóclise).
c) pontas de aspirador e irrigador conjugados confeccionadas com agulhas de punções de vários calibres soldadas dois a dois, tendo sempre o bico irrigador menor calibre do que a do aspirador, e suas posições entre si variando conforme a conveniência do cirurgião. A intensidade de aspiração é controlada por um dispositivo de pedal, conforme preconizou J. Hough. A irrigação é controlada pelo dedo polegar. E a vasão do sôro irrigador para cada calibre de ponta pode ser ajustada variando a altura do frasco do sôro.
FIGURA 1
FIGURA 2
FIGURA 3
* Otorrinolaringologista do Instituto São Lucas - S. José dos Campos - SP.