Versão Inglês

Ano:  1971  Vol. 37   Ed. 2  - Maio - Agosto - (39º)

Seção: -

Páginas: 237 a 239

 

Tratamento Cirúrgico do Espasmo Facial*

Autor(es): Roberto Eustáquio Santos Guimarães**
Humberto Afonso Guimarães***

Introdução:

Na presente exposição, os autores apresentaram um caso de espasmo facial, cujo tratamento cirúrgico apresentou ótimo resultado imediato e tardio. Foi adotada a técnica do Prof. M. Portmann que consiste na descompressão clássica do nervo facial e a seguir divulssão de suas fibras no sentido longitudinal e algumas secções parciais no sentido transversal.

O tratamento do espasmo facial clínico ou cirúrgico, continua sendo um desafio aos otologistas, bem como aos neurologistas. Por esta razão pretendemos divulgar a técnica cirúrgica adotada pelo Prof. M. Portmann no serviço de O. R. L. da Universidade de Bordeaux (França).

A etiopatogenia do espasmo facial ainda mal conhecida, permite a classificação deste em:
1) Espasmo facial sintomático
2) Espasmo facial pás-paralisia facial
3) Espasmo facial idiopático.

O espasmo facial sintomático, constitui um sintoma de uma lesão tumoral ou irritativa ao longo do trajeto dêste nervo. Quanto aos tipos 2 e 3, surge o grande problema da etiologia, e, atualmente inúmeros autores, entre êles Kettel, admitem teoria vasomotora semelhante a aceita para a paralisia facial "a frigori".

Estamos convictos, que sòmente após a exclusão de um espasmo facial sintomático, de uma patologia central do terreno do neurologista, e portanto após um exame neurológico completo, é que o paciente deverá passar a nós otologistas. Deveremos inicialmente realizar um exame otoneurológico completo, bem como um estudo radiológico com radiografias simples e contrastadas se necessário.

Uma vêz efetuado o diagnóstico de um espasmo do tipo I, compatível com uma cirúrgia otológica ou do tipo II e III, poderemos propôr um tratamento eminentemente cirúrgico para nossos pacientes.

Existem diversas técnicas cirúrgicas para o tratamento do espasmo do tipo II e III, sendo algumas delas excessivamente destrutivas.

Entre as mais clássicas temos:
a) Infiltração alcoólica do nervo facial do foramen estilomastoídeo,
b) Secção parcial do nervo facial,
c) Secção total do nervo facial,
d) descompressão do nervo facial,
e) Técnica do Prof. M. Portmann, que adotamos, e que consiste na descompressão clássica do nervo facial, e a seguir uma divulssão de suas fibras no sentido longitudinal e algumas secções parciais no sentido transversal.

Esta técnica nos parece a ideal pelo fato de associar algumas técnicas anteriores usadas, e pelo ótimo resultado que obtivemos na paciente que descreveremos a seguir:

Nome: I. M. L. J. - Idade: 56 anos - Côr: branca - Sexo: Feminino.

Apresentava há aproximadamente oito (8) anos, espasmo facial à direita, com repuxamento acentuado da bôca e do Calho.

Na época foi tratada por um neurologista que após algum tempo fêz infiltração alcoólica do foramen estilo mastoídeo, dando à paciente uma melhora temporária e como sequela uma paresia facial.

Em 17-11-1970, foi examinada em nosso serviço com agravamento da sintomatologia. Ao exame constatamos um espasmo intenso, que durava aproximadamente 8 segundos, e que se apresentava numa freqüência de 3 vêzes por minuto.

A paciente apresentava também, queixa de vertigem e acúfenos no ouvido direito.

O exame neurológico excluiu a possibilidade de uma patologia central. O exame otoneurológico foi compatível com uma labirintopatia periférica, possível labirintopatia vascular.

Diante dêstes achados ficamos com o diagnóstico de um espasmo facial idiopático e propusemos tratamento cirúrgico para a paciente.

Cirurgia realizada em 29-12-1970, pela técnica acima descrita.

O resultado imediato foi ótimo, com desaparecimento total do espasmo, bens como o tardio, verificando seis (6) meses após.

Achamos portanto que a técnica mencionada, deve ser executada sempre que possível, com possibilidade de proporcionar melhora acentuada aos pacientes portadores de espasmo do nervo facial.

Summary:

Surgical Treatment of Facial Spasm.

It is reported a case of facial spasm with fairly good imediate and late results after surgical treatment. I was used Dr. Portmann's procedure which consist in facial nerve decompression followed by longitudinal fibers divulsion and a few small cut placed crosswide.

Bibliografia

Shambauch Jr. G. E. - 1967 - Surgery of the ear Philadelphia, W. B. Saunders, 2.ª ed.
Scott-Brown, W. G.; Ballantyne, J.; Groves J. - 1965 - Diseases of the Ear, Nose and Throat - London, Butterwoiths, 2.ª Vol. II.
Van den Beckhaut - 1966 - La Vascularisation Terminale En Oto-Rhino-Laryngologic - Bruxelas, Arscia, 1ª ed.




* Trabalho realizado no serviço de O. R. L. da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte-MG.
** Do serviço de Otorrinolaringologia da Santa Casa - Belo Horizonte. Ex-estagiário do serviço do Prof. M. Portmann - Bordeaux - França.
*** Assistente do serviço de Otorrinolaringologia da Santa Casa - Belo Horizonte.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial