Versão Inglês

Ano:  1952  Vol. 20   Ed. 1  - Janeiro - Fevereiro - ()

Seção:

Páginas: 21 a 21

 

Associações Científicas

Autor(es): Dr. Luiz Piza Neto

Sessão ordinária - 17 agosto 1951
Presidente: Dr. Luiz Piza Neto

POLIPOS DA AMIGDALA. A PROPÓSITO DE 7 CASOS - Drs. Fábio Barreto Mateus e Nelson Álvares Cruz.

Resumo - Os autores apresentam 7 observações de polipos unilaterais das amígdalas, sendo 4 em pacientes do sexo feminino e 3 em pacientes do sexo masculino. Todos os pacientes eram brancos. Cinco dos polipos eram sésseis e dois, pedicelados. Foram feitos exames anátomo-patológicos. Fazem uma revisão dos casos publicados, concluindo pela relativa raridade do processo. Tecem comentários em tôrno da citopatogenia e sintomatologia. O tratamento de todos os casos apresentados foi cirúrgico, isto é, amigdalectomia, e todos evoluíram normalmente.

MUCOCELE ETMOIDAL - Dr. Antonio Corrêa.

Resuma - O autor apresenta um caso de mucocele etmoidal gigante, em um jovem de 17 anos. Pelos exames clínico e radiológico havia a impressão de se tratar de um caso de tumor maligno do maciço maxilo-etmoidal. A biópsia e novos exames radiológicos esclarecem o caráter benigno e cístico do tumor. O tratamento consistiu numa sinusotomia maxilo-etmoidal, após a qual as vias lacriminais e aéreas superiores tornaram-se permeáveis. O caso é documentado com fotografias e radiografias do paciente.

MIOCLONIA DO VÉU DO PALADOR - Dr. Moysés Cutin.

Resumo - É relatado o caso de uma paciente de 33 anos de idade, solteira, que há 8 anos sofria de contrações do véu do paladar. Estas contrações com frequência produziam um ruído metálico, como de válvula, audível a um metro de distância. As contrações eram rítmicas e contínuas. Fez os mais variados tratamentos médicos sem resultado. Conseguiu-se uma cura clinica do caso com psicoterapia. O autor faz uma revisão do problema das mioclonias do véu do paladar.

Imprimir:

BJORL

 

 

 

 

Voltar Voltar      Topo Topo

 

GN1
All rights reserved - 1933 / 2024 © - Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial