Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-687

TÍTULO: VIDEOLARINGOSCOPIA EM PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CURITIBA/PR: PRINCIPAIS ALTERAÇÕES E REVISÃO DE LITERATURA

AUTOR(ES): EDUARDO BAPTISTELLA , DANIEL ZENI RISPOLI, FABIANO TROTTA, THANARA PRUNER DA SILVA, FERNANDA MARTIN FABRI, RENATA BECKER, STEPHANIE SAAB

INSTITUIÇÃO: HOPITAL ANGELINA CARON

INTRODUÇÃO: A voz é o principal meio de comunicação existente e também quesito essencial para algumas profissões, como professores. Esse grupo está sujeito a alterações vocais que podem prejudicar seu desempenho no trabalho.

OBJETIVOS: O artigo objetiva relatar as lesões mais frequentes encontradas no grupo de professores.

METODOLOGIA: Análise de 229 videolaringoscopias de professoras da rede pública de ensino de Curitiba, com mais de cinco anos de profissão, realizadas entre o período de julho de 2009 e março de 2010, no Hospital Angelina Caron.

RESULTADOS: 48 pacientes (20,96%) apresentaram alteração ao exame. Em ordem de freqüência: nódulo em 37 (77,08%) pacientes, edema de Reinke em 8 (16,66%), cisto em 2 (4,16%) e sulco em 1 (2,08%).

CONCLUSÃO: Há relação entre o abuso vocal em professoras e as lesões fonatórias. Nas variáveis analisadas, há concordância com a literatura.

Fechar