Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
P-683
TÍTULO: VALIDAÇÃO DO ÍNDICE DE DESVANTAGEM VOCAL NO CANTO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA DE PORTUGAL
AUTOR(ES): MARIA CLARA CAPUCHO, PEDRO ALBERTO ESCADA, MOISÉS CARLOS RUAH, JOSÉ MADEIRA DA SILVA
INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS, UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA, HOSPITAL DE EGAS MONIZ
INTRODUÇÃO
Os problemas vocais e o seu impacto na qualidade de vida dos indivíduos diferem significativamente entre os cantores e os não cantores, pelo que os questionários destinados a proceder à sua avaliação devem incluir questões especificamente relacionadas com a voz cantada.
Instrumentos com estas características já foram criados e validados para a língua inglesa mas a sua validação para a língua portuguesa de Portugal ainda não foi realizada.
O objectivo do presente trabalho é o de adaptar e validar o Índice de Desvantagem Vocal no Canto (Singing Voice Handicap Index) para a língua portuguesa de Portugal.
MATERIAL E MÉTODOS
O SVHI original foi traduzido para a língua portuguesa de Portugal e a validação prospectiva do instrumento foi realizada em 50 cantores com disfonia e em 25 cantores normais.
Os seguintes parâmetros foram então avaliados: capacidade de discriminar cantores normais e disfónicos; Confiabilidade Teste-Reteste; Consistência Interna e Validade do Constructo.
RESULTADOS
Os cantores disfónicos obtiveram resultados piores do que os cantores normais nas pontuações obtidas com o índice de Desvantagem Vocal no Canto (p<0.01); a Confiabilidade Teste-Reteste foi elevada (correlação de Spearman de 0.84, p<0.01); a Consistência Interna demonstrou um Coeficiente Alfa de Cronbach de 0.93; e a correlação entre o índice de Desvantagem Vocal no Canto e a auto-avaliação da severidade do problema vocal no canto foi de 0.62 (p<0.01, correlação de Spearman).
CONCLUSÕES
A versão para a língua portuguesa de Portugal do Índice de Desvantagem Vocal no Canto é um instrumento confiável e válido para determinar a desvantagem vocal associada aos problemas vocais no canto.