Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-652

TÍTULO: TRATAMENTO DE QUELOÍDE DE LÓBULO DE ORELHA ATRAVÉS DE EXCISÃO CIRÚRGICA E INJEÇÃO PER-OPERATÓRIA DE TRIANCINOLONA: RELATO DE CASO

AUTOR(ES): GILSON RODRIGUES VALLE , PAULO EDUARDO PRZYSIEZNY, LARISSA RISPOLI, NEILOR MENDES, LINO LADISLAU OSTROSKI, NATHALIA MARTINI MONTI WOLFF, FERNADA CRISTINA MACHADO

INSTITUIÇÃO: HOSPITAL E MATERNIDADE ANGELINA CARON

Quelóide é uma cicatriz espessa e elevada, de superfície bocelada ou lisa, e de coloração variando entre cor de pele, avermelhada e hipercrômica. Tem prevalência estimada em 1,5% da população geral e em 6% em populações negróides. Localiza-se preferencialmente em posição superior ao abdome (92,3%), ultrapassa os limites da ferida original, ou seja, invade a pele normal adjacente. Apresenta crescimento ao longo do tempo, não regride espontaneamente e tem caráter recidivante.

O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de tratamento de queloíde de lóbulo de orelha através de excisão cirúrgica e injeção per-operatória de Triancinolona atendido no Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Angelina Caron.

O tratamento dos queloídes representa um desafio terapêutico. Diante das múltiplas modalidades, e como não há uma ideal, deve-se optar por aquelas em que se obtém um resultado pelo menos satisfatório. O uso da triancinolona como tratamento adjuvante a cirurgia, sendo realizado no mesmo tempo desta, mostra-se como uma boa opção para o tratamento destas lesões.

Fechar