Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-614

TÍTULO: SÍNDROME DE KARTAGENER: APRESENTAÇÃO DE UM CASO

AUTOR(ES): CAMILA DE ALMEIDA GARCIA , CHRISTIAN MIRANDA, FÁBIO EDUARDO CARAMANTE PIZZINI, FÁBIO TADEU DE MOURA LORENZETTI

INSTITUIÇÃO: HOSPITAL DE OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIA DE SOROCABA – GRUPO BOS

INTRODUÇÃO: A Síndrome de Kartagener é um subgrupo da discinesia ciliar primária, com incidência estimada em 1/25.000. É uma patologia hereditária de caráter autossômico recessivo que afeta igualmente ambos os sexos e cursa com a tríade: pansinusite crônica, bronquiectasia e situs inversus. A alteração do transporte mucociliar resulta em doença crônica com acometimento do trato respiratório superior e inferior. O diagnóstico pode ser determinado através da microscopia eletrônica pela análise da ultra-estrutura do cílio, e por exames complementares.

OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é relatar um caso da Síndrome de Kartagener.

RELATO DO CASO: F.D.A.A., 29 anos, sexo masculino, comerciante. Procurou o Ambulatório de Otorrinolaringologia do Hospital Oftalmológico e Otorrinolaringológico de Sorocaba – Grupo BOS, com queixa de obstrução nasal intensa há 20 anos, acompanhada de prurido nasal, espirros em salva, cefaléia frontal e dores na face. Relatou halitose e cacosmia eventual. Negava rinorréia, queixas otológicas e de orofaringe. Paciente negava outras comorbidades e uso de medicações contínua, apenas referiu ser portador de dextrocardia. A rinoscopia verificou-se a presença de rinorréia hialina, septo com leve desvio oblíquo não obstrutivo à direita, hipertrofia e edema de mucosa de conchas nasais inferiores 2+/4+. A nasofibroscopia flexível evidenciou desvio septal oblíquo para direita, conchas nasais inferiores com mucosa levemente degenerada, massas de aspecto polipóide em meatos médios bilateralmente e secreção fluida amarelada em meato médio esquerdo. Perante os achados, o paciente foi submetido a antibióticoterapia com Claritromicina por 14 dias, corticoterapia sistêmica, lavagem nasal com soro fisiológico e corticóide tópico nasal. Foi solicitado tomografia computadorizada de seios paranasais onde evidenciou presença de material com densidade de partes moles em seios maxilares, etmóide anterior e parte do etmóide posterior bilateralmente, além de espessamento de mucosa esfenoidal. Já com a hipótese de Síndrome de Kartagener foi solicitado espermograma, tomografia computadoriza de tórax e abdome para comprovação de situs inversus. No resultado do espermograma verificou-se volume, viscosidade, aspecto, pH e velocidade de liquefação normais, porém apresentou mobilidade espermática total no ejaculado e espermatozóides/ml inferiores aos parâmetros normais. A tomografia computadorizada de tórax e abdome confirmou situs inversus cardíaco, de estruturas vasculares, fígado, vesícula biliar e baço. O paciente foi submetido a polipectomia e pansinusectomia bilateral. Diante do quadro clínico, exames complementares e anatomo patológico, verificou tratar-se de um paciente com Síndrome de Kartagener. Atualmente o paciente encontra-se no oitavo mês de pós-operatório e sem queixas.

CONCLUSÃO: O caso descrito caracteriza uma patologia crônica de vias aéreas superiores, comprometendo nariz e seios paranasais, e presença de situs inversus. Os exames complementares de tomografias computadorizadas de tórax, abdome e seios paranasais, juntamente com o espermograma caracterizaram o diagnóstico de Síndrome de Kartagener.

Fechar