Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
P-577
TÍTULO: REVISAO DA LITERATURA E ESTUDO RETROSPECTIVO DE 670 PACIENTES COM RINITE ALÉRGICA/IMUNOTERAPIA
AUTOR(ES): EDUARDO BAPTISTELLA , FABIANO DE TROTTA, THANARA PRUNER DA SILVA, FERNANDA MARTIN FABRI, KARINA MARÇAL KANASHIRO, RENATA BECKER, STEPHANIE SAAB
INSTITUIÇÃO: HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA - FILIAL DO PARANA
INTRODUÇÃO: A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal, induzida pela exposição à alérgenos que, após sensibilização, desencadeiam uma resposta inflamatória mediada por IgE, resultando em sintomas crônicos ou recorrentes. O diagnóstico é basicamente clínico, mas métodos como o teste RAST podem auxiliar no diagnóstico.
OBJETIVOS: Descrever os principais efeitos colaterais nos pacientes alérgicos tratados com a vacina e mostrar a evolução dos pacientes com um novo teste RAST após o uso da vacina.
METODOLOGIA: Foram analisados 670 prontuários de pacientes atendidos no HCV, em Curitiba PR. A média de idade foi de 25 anos, sendo 68,22% do sexo feminino e 31,77% do sexo masculino.
RESULTADOS: O p obtido após análise estatística foi significante, ou seja, menor que 0,001 para os pacientes que receberam a terceira de vacina. Entre os efeitos colaterais da vacina, cerca de 82% dos pacientes queixaram-se de prurido no local da aplicação, 11% tiveram tosse seca e não houve caso de choque anafilático.
CONCLUSÃO: A vacina se mostrou um produto eficaz e seguro no nosso estudo.