Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
TRABALHO CLÍNICO
P-576
TÍTULO: REVISÃO DA LITERATURA E ESTUDO RETROSPECTIVO DE 670 PACIENTES COM RINITE ALÉRGICA PRINCIPAIS AGENTES
AUTOR(ES): EDUARDO BAPTISTELLA , FABIANO DE TROTTA, THANARA PRUNER DA SILVA, FERNANDA MARTIN FABRI, KARINA MARÇAL KANASHIRO, RENATA BECKER, GUSTAVO SELA
INSTITUIÇÃO: HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA - FILIAL DO PARANA
INTRODUÇÃO: A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal, induzida pela exposição à alérgenos que, após sensibilização, desencadeiam uma resposta inflamatória mediada por IgE, resultando em sintomas crônicos ou recorrentes. O diagnóstico é basicamente clínico, mas métodos como o teste RAST podem auxiliar no diagnóstico.
OBJETIVOS: Identificar qual o agente mais prevalente nos pacientes alérgicos que foram submetidos ao teste RAST entre gramíneas, ácaros, poeira doméstica, epitélio de gato e fungos atendidos e tratados. Identificar o agente com maior incidência de grau IV de severidade no teste RAST nos pacientes alérgicos que foram submetidos ao teste.
METODOLOGIA: Foram avaliados 670 prontuários de pacientes atendidos no HCV, na cidade de Curitiba. Pacientes que apresentavam queixas alérgicas e que tiveram agentes positivos (gramíneas, ácaros, poeira doméstica, epitélio de gato e fungos) para estes alérgenos testados no RAST.
RESULTADOS: O resultado mais frequente foi gramíneas com 41.49%, ácaros com 18.2%, poeira doméstica com 15.52%, epitélio de gato com 13.88% e fungos em 10.89% dos pacientes. Já na incidência de grau IV de severidade no teste de RAST para poeira doméstica, 75% tiveram esta classificação. Já a gramínea em 13% dos pacientes positivos com grau IV e grau III em 46%. O ácaro foi classificado com grau IV em 17% dos pacientes e grau III em 57%. O epitélio de gato foi classificado com grau IV em 13% e grau III em 39%. O fungo foi classificado com grau IV em 24.6% e grau III em 16.4% dos pacientes.
CONCLUSÃO: O resultado mais frequente foi gramíneas, com 41.49%. A maior incidência de grau IV foi para poeira doméstica, sendo que 75% dos pacientes com RAST positivo para poeira tiveram classificação grau IV para o alergeno.