Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010
RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)
P-575
TÍTULO: RETIRADA DE CORPO ESTRANHO METÁLICO RETROFARÍNGEO
AUTOR(ES): NÉDIO ATOLINI JÚNIOR , MARCOS RIBEIRO DE MAGALHÂES, VALDEVINO ALVES DE MELO JÚNIOR, HENRIQUE PEDRO MAGOGA, ADEN LUIGI CASTRO TESTI, RENATO CARDOSO GUIMARÃES, NOELLE BUENO
INSTITUIÇÃO: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Na prática diária da otorrinolaringologia, é muito comum a retirada de corpo estranho da via aérea ou até mesmo do ouvido. Estes episódios são mais frequentes em crianças e pacientes com alguns distúrbio psiquiátrico.
Relata-se o caso de um paciente atendido de urgência no setor de otorrinolaringologia apresentando imagem tomografica sugestiva de corpo estranho retrofarìngeo.
Relata-se o caso de B.S.M. , 43 anos, masculino , procedente de Registro SP, o qual foi atendido na Unidade Básica de Saúde com quadro de otorréia bilateral crônica . Familiar relatara quadros frequentes nos quais o paciente havia colocado objetos nas fossas nasais e ouvidos. Na ocasião foi solicitado radiografia de face . A mesma, surpreedentemente evidenciou corpo estranho metálico transversal na altura do maxilar. Foi encaminhado ao setor de Otorrinolaringologia de refência onde foi avaliado com tomografia computadorizada e nasofibroscopia. Os exames sugeriam 2 corpos estranhos retrofaríngeos com tamanho aproximado de 7 cm para o maior. Os mesmos cruzavam a rinofaringe à avaliação endoscópica. Foi feita reconstrução tomográfica 3D.
Foi iniciada antibióticoterapia e agendada cirurgia eletiva para a retirada do material.
Na cirurgia, o procedimento endonasal não foi resolutivo , necessitando de duas incisões pré-auriculares bilateralmente com individualização do nervo facial e acesso retrofaríngeo. À direita necessitou de parotidectomia parcial.
Foram retirados 2 objetos , 1 prego e 1 lápis , de tamanho significativo.