Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-574

TÍTULO: RETALHO TRIANGULAR EM CBC NASAL

AUTOR(ES): EUSTÁQUIO NUNES NEVES , VALÉRIA DE PAULA BARTELS, RENATA ANTUNES DE CARVALHO, AMANDA CRISTINA FERREIRA, DANIEL PAINS NOGUEIRA, FERNANDO CASTRO DE PAULA

INSTITUIÇÃO: NÚCLEO DE OTORRINO BH

INTRODUÇÃO: O carcinoma basocelular é o mais comum dentre todos os tipos de câncer e constitui-se em uma malignidade epitelial primária, localmente invasiva. Cerca de 80% são encontrados na região da cabeça e pescoço. Doença de adultos leucodermas, especialmente aqueles de pele mais clara. A faixa etária mais comum de comprometimento encontra-se acima dos 40 anos de idade, porém algumas lesões são detectadas precocemente na segunda década de vida. Geralmente esse câncer resulta da exposição crônica à radiação ultravioleta.

OBJETIVO: Apresentação de caso clínico de CBC nasal recidivado submetido a tratamento cirúrgico.

METODOLOGIA: Seleção de retalho triangular de vizinhança com pedículo subcutâneo na abordagem cirúrgica de CBC nasal.

RESULTADOS: Excelente resultado estético facial tanto da área doadora quanto leito receptor.

CONCLUSÃO: A programação e utilização dessa técnica de reconstrução cirúrgica são bastante favoráveis naqueles casos que requeiram maior quantidade de tecido de cobertura para fechamento adequado da área receptora, possibilitando concomitantemente oclusão imediata da área doadora. Devemos sempre levar em consideração outras vantagens, tais como, pele com a mesma textura e coloração, simplicidade na execução da técnica e resultado estético final bastante satisfatório.

Fechar