Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

TRABALHO CLÍNICO

P-570

TÍTULO: REPRODUTIBILIDADE DA VIDEONASOLARINGOSCOPIA EM CRIANÇAS COM MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DE REFLUXO EXTRA-ESOFÁGICO

AUTOR(ES): NEIDE FATIMA CORDEIRO DINIZ OLIVEIRA , RENATA CRISTINA CORDEIRO DINIZ OLIVEIRA

INSTITUIÇÃO: OTOMED

INTRODUÇÃO: A doença do refluxo gastroesofágico com manifestações atípicas ou extra esofágicas é de difícil diagnóstico, visto que, a grande maioria dos pacientes que apresentam sintomas atípicos da DRGE não apresentam os sintomas típicos da afecção, tornando o seu diagnóstico, inicialmente ainda mais difícil. Nas duas últimas décadas, atenção especial vem sendo dada às manifestações faríngeas, laríngeas e pulmonares da afecção e a vídeonasolaringoscopia constitui importante método de avaliação do trato aero-digestivo superior.

OBJETIVO: avaliar a reprodutibilidade dos exames vídeo nasolaringoscópicos realizados em crianças com manifestações clínicas de refluxo extra-esofágico.

METODOLOGIA: estudo transversal envolvendo 44 crianças com idades entre um e 12 anos, apresentando tosse crônica, crises asmáticas, sinusites, otites e rouquidões de repetição, através da vídeonasolaringoscopia. Os exames foram gravados em vídeos e analisados posteriormente por dois outros examinadores independentes, sem correlação com a história clínica. A reprodutibilidade interobservadores foram testadas duas a duas e analisadas através da estatística Kappa.

RESULTADOS: as vídeonasolaringoscopias mostraram que todas as crianças tinham adenóides que ocupavam menos que 70% do cavum.  Vinte e nove (66%) tinham pregas interaritenoídeas edemaciadas, 32 (73%) edema de regiões retrocricoídeas e oito (18,2%) crianças nódulos em PPVV.  A estatística Kappa encontrou concordância máxima (100%) entre as avaliações dos três examinadores quanto aos volumes adenoideanos e á presença de nódulos em pregas vocais. Para os achados de edema retrocricoídeo e interaritenoídeo os valores médios de Kappa foram 0,79 (concordância boa) e de 0,84 (concordância excelente) respectivamente.

CONCLUSÃO: Nesse estudo, os valores de Kappa encontrados, variaram de bom a excelente, o que demonstra ser a vídeonasolaringoscopia um exame de boa a excelente reprodutibilidade, mesmo quando avaliado por profissionais com diferentes experiências clinicas. Portanto, é um ótimo método diagnóstico e de acompanhamento de pacientes com afecções de vias aero digestivas superiores.

Fechar