Suplemento Vol.76 (5) Set./Out. 2010

RELATO DE CASO (APENAS APRESENTAÇÃO COMO PÔSTER)

P-567

TÍTULO: RELATO DE CASO:SÍNDROME DE WOAKES

AUTOR(ES): MILENA MAGALHÃES DE SOUSA , PABLO PINILLOS MARAMBAIA, OTÁVIO MARAMBAIA DOS SANTOS DOS SANTOS, AMAURY DE MACHADO GOMES, ANA CAROLINA OLIVEIRA MENDONÇA, PATRÍCIA BRANDÃO PANTOJA, MANUELLA SILVA MARTINS

INSTITUIÇÃO: INOOA

INTRODUÇÃO: A síndrome de Woakes foi descrita inicialmente em 1885 por Edward Woakes, sendo caracterizada por uma etmoidite deformante, com alargamento da pirâmide nasal devido à polipose nasal. Esta definição foi ampliada por kellerhals & de Uthemanni, acrescentando-se a aplasia do seio frontal, bronquiectasia e discrinia . Os pacientes dificilmente se livram dessa afecção, porque apesar do tratamento cirúrgico bem conduzido, sinusectomia com remoção completa da massa polipóide, deixa a cavidade nasal ampla e com predisposição à recidiva de novos pólipos. A Síndrome de Woakes é uma patologia rara que acomete mais adultos do que crianças com menos de 10 anos, exceto quando associado à fibrose cística.

OBJETIVO: Relato de um caso de uma paciente de 16 anos com síndrome de Woakes.

RELATO DO CASO: ACD, feminina, 16 anos, procurou atendimento com queixa de obstrução nasal bilateral há 3 anos, associada a rinorréia amarelada, hiposmia e cefaléia frontal. Negava outros sintomas. Ao exame físico observava-se alargamento da pirâmide nasal e à rinoscopia anterior lesões de aspecto polipóide projetando-se para vestíbulo nasal bilateralmente. A tomografia computadorizada evidenciava preenchimento de toda a cavidade nasal que estava alargada, bem como dos antros maxilares e labirintos etmoidais, preenchido por uma massa de densidade de partes moles sem sinais de destruição óssea. A paciente foi submetida a cirurgia endoscópica nasossinusal composta por: etmoidectomia total intranasal, antrostomia maxilar, septoplastia e turbinectomia inferior com a ressecção da massa polipóide. Houve uso de tamponamento nasal por 48hs , evoluindo de forma satisfatória no pós-operatório. O estudo anatomo-patológico evidenciou tratar-se de polipose nasal. Segue em acompanhamento ambulatorial com melhora dos sintomas e sem recidiva da lesão após 4 meses.

DISCUSSÃO: A síndrome de Woakes acomete indivíduos adultos cerca de duas vezes mais que crianças. Na infância, essa síndrome está relacionada com o surgimento de polipose nasal refratária aos tratamentos habituais. A etiopatogenia da doença ainda é desconhecida e alguns estudos encontraram relação com fatores genéticos, assim como origem infecciosa principalmente sifilítica. Entretanto, no caso relatado nenhuma causa etiológica foi encontrada. Embora a paciente não possuísse o quadro clínico completo descrito por kellerhals & de Uthemanni, a semelhança de sinais e sintomas com os casos descritos na literatura pode tratar-se de uma outra forma de apresentação clínica da síndrome.

CONCLUSÃO: A síndrome de Woakes é uma doença rara, que acomete mais adultos do que crianças. Existem poucos estudos na literatura que abordam a síndrome devendo portanto, novas pesquisas serem feitas para acrescentar mais informações sobre essa patologia.

Fechar